sexta-feira, 20 de agosto de 2021

PARALISAÇÃO NACIONAL E ASSEMBLEIA DO SIMSED REALIZADA NO DIA (18/08/2021 - QUARTA-FEIRA)



O Simsed saúda os/as heróicos/as e valentes lutadores que não mediram esforços para paralisar suas instituições, e também aqueles que paralisaram mesmo sozinhos ou em grupos, protagonizando a retomada da luta presencial e o enfrentamento ao  continuado desrespeito dos governos, da SME e da Prefeitura, em relação aos direitos, inclusive à vida dos/as trabalhadores/as e estudantes.


O Simsed realizou uma importante assembleia presencial com paralisação  para mobilizar a categoria compondo também  o chamado Nacional contra a PEC-32 (Reforma Administrativa) que intenciona massacrar ainda mais o serviço público no Brasil. A paralisação também foi contra o retorno das aulas presenciais sem as devidas condições de segurança para evitar a disseminação da covid-19. 


 Outro ponto de pauta foi a continuidade da luta pela data-base dos Administrativos. O prefeito Rogério Cruz, depois de anunciar que cumpriria com o direito do servidor no início do ano, voltou atrás e afirmou na mídia essa semana que a prefeitura não tem condições legais de conceder o reajuste aos servidores administrativos. Porém, o STF declarou recentemente que é legal  a concessão da data-base, mesmo com a lei de congelamento de salários imposta pelo governo de Bolsonaro e generais. A verdade é que o prefeito Rogério Cruz não tem demonstrado preocupação alguma com a sobrevivência do servidor administrativo que tem passado muitas necessidades com o salário defasado nesse período de carestia. Falta-lhe apenas vontade política para cumprir com a promessa e Direito do pagamento da Data-Base aos servidores em Goiânia.


A assembleia presencial contou com várias intervenções que demonstraram o intuito de denunciar as situações absurdas e desumanas enfrentadas nas instituições de ensino: falta recursos para a disponibilização de EPI's para os funcionários, falta de álcool em gel, de estrutura adequada e do complemento da vacinação com a segunda dose e o tempo de imunização. A sme divulgou um ofício disponibilizando uma nova verba, porém o documento indica a compra de máscaras de panos (a PFF2 ou KN95 oferecem melhor proteção), o que é um total absurdo diante o perigo atual com a nova cepa Delta e Gama Plus.


Com isso, insistimos com o  repúdio a maneira como esse retorno presencial foi (des)organizado pela SME/PREFEITURA. Um total desrespeito à vida dos trabalhadores, inclusive desrespeitando atestados médicos de comorbidades e gestantes,  dos estudantes e suas famílias, agravando ainda mais o quadro caótico da pandemia em que Goiânia se encontra. 


A luta de hoje mobilizou diversas escolas e cmeis que paralisaram seus serviços. Ato de extrema importância para demonstrar que os trabalhadores estão dispostos a lutarem por melhores condições de trabalho, em defesa da vida e dos direitos da classe trabalhadora.



Os encaminhamentos foram:


- Assembleia online na quinta-feira próxima.


- Continuidade da mobilização nas instituições de ensino para alertar os servidores sobre a pec-32 e novos ataques ao serviço público, bem como a importância do pagamento da Data-Base com urgência.


- Construir um movimento grevista forte com adesão massiva com as seguintes cobranças: retorno das aulas presenciais com a devida segurança, data-base e vale transporte para os contratos (outras a serem inclusas).


Seguiremos firmes e determinados à crescente e forte movimentação para construção da nossa Greve!!! 


Avante!!

Nenhum direito a menos!