terça-feira, 16 de abril de 2019

O SIMSED REPUDIA O FECHAMENTO DE 20 TURMAS DE EXTENSÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EAJA) PROMOVIDO PELO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO MARCELO E PELA NOVA GERENTE DO EAJA FABÍOLA!

O SIMSED REPUDIA O FECHAMENTO DE 20 TURMAS DE EXTENSÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EAJA) PROMOVIDO PELO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO MARCELO E PELA NOVA GERENTE DO EAJA FABÍOLA!

 

O SIMSED protocolou, no dia 11 de abril, uma denúncia à Comissão Especial de Investigação (CEI), responsável por investigar a educação municipal, que ocorre na Câmara Municipal de Goiânia. A presidente da CEI, vereadora Sabrina Garcêz, tomou várias iniciativas contra essas ações arbitrárias da SME após a denúncia do SIMSED. Ela denunciou na tribuna da Câmara, buscou informações do secretário e protocolou uma representação ao Ministério Público. Paralelamente, o SIMSED protocolou outra representação ao Ministério Público.

 
O fechamento das turmas de extensão é um verdadeiro desrespeito contra esses estudantes. Essas turmas funcionavam em vários locais da cidade como extensões de algumas escolas. Eram compostas em sua maioria por trabalhadores, como é o caso da COMURG, onde funcionava uma extensão. Esses estudantes trabalhadores já tiveram o seu direito de estudar negado no passado e agora estão sofrendo com o descaso da Administração Pública através do fechamento de turmas. Ao invés de incentivar, o secretário Marcelo e a gerente Fabíola buscam dificultar o acesso à educação pública dessas pessoas.

A desculpa do secretário Marcelo e da gerente Fabíola para o fechamento são: economia de recursos e que existem escolas perto das extensões que ofertam essa modalidade. Porém, são dois argumentos absurdos e sem embasamento. Primeiro, de acordo com o próprio prefeito, as contas da Prefeitura estão em dias. Ou seja, esse fato demonstra a concepção economicista e arcaica do secretário de educação e da gerente do EAJA, que enxerga essa modalidade como um custo e não como um benefício público. Em segundo lugar, a distância para esses estudantes chegarem às novas escolas levará sem dúvida a evasão escolar. Muitos vão desistir pela distância. Ou seja, é perceptível que a política educacional da SME é a de enfraquecer o EAJA.

Os professores dessas extensões foram tratados da pior forma possível. O secretário Marcelo e a gerente Fabíola demonstraram não ter o mínimo de humanidade. Não houve o mínimo de sensibilidade e diálogo. Mesmo que fossem fechar essas turmas, jamais deveriam fazer isso no decorrer do ano letivo. Porém, com o seu habitual despreparo, fecharam as turmas em pleno mês de abril. Os professores já tinham organizado toda a sua vida no início de ano letivo e agora foram pegos de surpresa. Estavam modulados nas extensões e com o seu fechamento foram enviados de uma hora para outra para escolas completamente distantes de suas atuais.  Todo ano a prefeitura faz um estudo de rede, onde  aponta os locais em que precisa abrir mais turmas e onde vai fechar, o local onde os professores vão ser modulados, entre outras questões. Então, o secretário Marcelo e a gerente Fabíola nem leram o Estudo de Rede? Para que serve o Estudo de Rede?

Por esses motivos, consideramos as ações do secretário Marcelo e da gerente Fabíola completamente absurdas e as repudiamos. Exigimos o debate público sobre tais medidas. Exigimos a reabertura dessas extensões.

PELO FORTALECIMENTO DO EAJA!