quarta-feira, 24 de abril de 2019

ABAIXO O FECHAMENTO DE TURMA DA EAJA NA ASSOCIAÇÃO DE MULHERES SURDAS!


ABAIXO O FECHAMENTO DE TURMA DA EAJA NA ASSOCIAÇÃO DE MULHERES SURDAS!

No dia 18/04/2019, o Simsed recebeu mais uma lamentável denúncia sobre o fechamento de turmas de extensão da EAJA que funcionavam na Associação de Mulheres Surdas de Goiânia – AMDASGO.
  
Sem nenhuma responsabilidade com a qualidade do ensino, a SME juntou os estudantes da primeira fase em apenas uma turma e os da segunda fase em outra turma, atendendo as mais diversas séries em apenas duas salas, que vão funcionar de forma multiseriada.

O ato do secretário de educação Marcelo Ferreira da Costa é extremamente absurdo, imoral e injustificável. Ele não pensa no direito a uma educação de qualidade. O único objetivo dele é economizar recursos com os que mais precisam de uma educação de qualidade por todas as dificuldades enfrentadas por suas deficiências. Essa é a política e visão arcaica de inclusão do secretário Marcelo, que fere o PME e a própria Constituição. 

Ao diminuir o número de salas, reunindo todos os estudantes surdos, idosos e outros com as mais diversas necessidades educativas especiais, como deficiência mental, visual ou auditiva, em uma mesma sala, representa um grande retrocesso. Unir estas salas prejudicará a qualidade, haja visto que é quase impossível proporcionar um ensino de qualidade nessa nova realidade. Mesmo com um intérprete, como um professor pode ensinar tantos estudantes, de níveis tão diferentes, nessas condições?

Estes indivíduos, com suas singularidades, aprendem em ritmos diferentes. As suas particularidades precisam ser respeitadas. Para tanto, cada um, em sua limitação, desenvolve suas próprias habilidades e capacidades com intervenção direta do professor, que se desdobra para buscar metodologias próprias para atender cada sujeito. 

Este ato absurdo, além de prejudicar diretamente os estudantes surdos, também afetou os professores, que repentinamente ficaram excedentes. Os professores se qualificaram nessa modalidade fazendo inúmeros cursos, dando assistência aos estudantes para evitar a evasão, e agora são descartados como meros peões no xadrez da SME, jogando fora os anos de dedicação ao ensino desses estudantes.

Viemos prestar nossa solidariedade aos estudantes e professores que estão perdendo direitos e se veem cada vez mais explorados por um sistema que não prioriza a humanização, e sim, a precarização da Educação.

Diante de fato tão grave, o SIMSED encaminhará uma denúncia ao Ministério Público e a Comissão Especial de Investigação (CEI) da Educação, em funcionamento na Câmara Municipal de Goiânia, pois não aceitaremos mais esse golpe contra a EAJA.

PELO FORTALECIMENTO DA EAJA!