terça-feira, 2 de junho de 2020

INFORMES DA REUNIÃO DO SIMSED REALIZADA NO DIA 30/05 PARA DEBATER SOBRE OS CONTRATOS, DOBRAS E AULAS REMOTAS.


INFORMES DA REUNIÃO DO SIMSED REALIZADA NO DIA 30/05 PARA DEBATER SOBRE OS CONTRATOS, DOBRAS E AULAS REMOTAS.

No dia 30 de março, o SIMSED realizou uma reunião com a categoria e foi muito importante para articular a luta neste momento que estamos vivendo.

Como de costume, a reunião iniciou com uma análise da situação política atual, em que foram ressaltados o avanço dos ataques aos direitos dos trabalhadores, implementados por todos os gestores públicos, que ao invés de adotarem uma Política Pública de saneamento e medidas protetivas à saúde da população, preferiram tomar o caminho errado, na tentativa de "salvar" a economia afrouxando tais medidas e liberando a população para o trabalho, com a concessão de abertura a inúmeros setores não essenciais, tidos como se fossem essenciais, provocando um genocídio, quando irá provocar a morte de inúmeros idosos e pessoas com comorbidades, tendo em vista uma política higienista e desoneração dos gastos com saúde e previdência.

Além disso, aproveitando da dificuldade de manifestação neste momento, estão apresentando e aprovando de forma galopante todos aqueles projetos antipopulares, que tinham dificuldade de ser aprovados antes da Pandemia, agora sendo aprovados com facilidade. Aprovaram leis que flexibilizam a responsabilidade dos Governadores e Prefeitos no cumprimento da lei de responsabilidade fiscal, que permitem as empresas reduzir salários e tempo de trabalho e demissões em massa de trabalhadores, gerando um dos mais altos índices de desemprego da história.

Também foram retomados a grave situação gerada no município de Goiânia com o Decreto 896/2020 em que o prefeito Íris Rezende suspende mais de 3 mil contratos temporários e dobras, deixando as famílias em situação dramática de necessidades básicas, pois estes trabalhadores vivem de seus salários.

Foi ressaltada a importância da solidariedade de muitos coletivos das escolas e iniciativa de colegas da rede que se mobilizaram para prestar um socorro imediato até que sejam resolvidos definitivamente esta situação.

Também foi debatido sobre as aulas remotas, com reflexão sobre a gravidade em considerar estas aulas como dias letivos e até mesmo como horas-aula, uma vez que o uso da tecnologia deve ser tratada como um dos métodos, mas jamais substituir a atuação do professor como os alunos, como mediador da aprendizagem possibilitando o diálogo e interrelação.
Neste ponto há inúmeros elementos a serem considerados, e também com críticas a Plataforma da SME que está sendo implementada totalmente fora da realidade, sem dialogar com os professores e comunidade.

Após todos estes debates foram tirados os seguintes encaminhamentos:

Realizar um ato presencial com todas estas pautas levantadas, com ênfase na revogação do Decreto 896/2020 -ressaltando as medidas protetivas em relação a Covid-19;
- Entrar em contato com os contratos e dobras para realizar uma reunião on-line, quinta feira às 18h para construir conjuntamente o ato de manifestação dos contratos;

(Fazer o cartaz da reunião. E criar o link para esta reunião;)

Cobrar a reativação dos contratos e o fim do decreto, com a proposta de inserção dos professores em atividades com os estudantes de forma complementar.

Compor outros atos populares que surgirem;

Fazer uma carta de reivindicações:
Aulas on-line.
Unificação do ano 2020 - 2021 em um ano letivo.
Readmissão dos contratos e dobras;
Apoio aos estudantes com atividades complementares.

Fazer vídeos e livres
Como forma de mobilizar e debater com a categoria para o aprofundamento  político.

Acionar a imprensa nacional, apresentando denúncia sobre a situação de Goiânia.

É hora de união!

Avante!!
À luta!