sexta-feira, 12 de agosto de 2022

REACENDENDO A CHAMA DA LUTA! ATO PELA DATA-BASE E PELO PISO!


 

No dia 11 de agosto ocorreu o Ato convocado pelo Simsed na Câmara Municipal onde reuniu dezenas de trabalhadores que foram cobrar a devolução do valor retirado da conta dos administrativos (das letras A à J), a data-base de 2022 e o restante não pago do Piso do magistério. 


Esse ato abriu o segundo semestre como marco de retomada da mobilização para construção de uma nova jornada de luta que possa garantir o cumprimento dos nossos direitos.


Foram realizadas diversas intervenções denunciando as covardias cometidas pelo prefeito com os trabalhadores da educação, como o não cumprimento nem mesmo do vexatório acordo de fim de greve fechado com o sindicato burocrático.


Também foi exposta a sórdida manobra do prefeito ao não conceder o reajuste sobre o salário mínimo à maioria dos Administrativos do TAE, que recebiam complementação salarial. Com isso, quem está no  Nível I, de A à J, e no Nível II, das letras A à D, continuam tendo um salário menor que o mínimo, o que é ILEGAL, precisando assim receber complemento salarial, já que o estatuto do servidor determina que nenhum trabalhador receba menos que o salário mínimo. Isso acontece porque não recebem corretamente as datas bases, que é uma obrigação constitucional da prefeitura, com isso, estão com seus vencimentos inferiores ao salário mínimo. O prefeito usou do percentual de 9,32%, das datas bases de 2020/2021 para complementação salarial, por isso, retirou o reajuste do salário de milhares de administrativos nesse mês. Reivindicamos que esse reajuste seja incidido sobre o salário CONSTITUCIONAL, pois esses servidores não têm que pagar pelas inúmeras datas bases que a eles não foram concedidas, achatando assim seus vencimentos. Não podemos aceitar essa imoralidade!


Foi lembrado que a Prefeitura não pagou os 33,24% do Piso, apenas 10,16%, sendo que os 4,84% só serão pagos "caso tenha disponibilidade financeira" e que, sendo assim, necessitamos seguir cobrando o piso integral.


O que ficou constatado diante de toda essa situação de descaso, é que o prefeito não está preocupado com a educação e demais problemas sociais da cidade, mas apenas em eleger sua esposa como deputada, para que a mesma siga fazendo como ele: nada para a população!


Após o debate político, os trabalhadores dirigiram-se em manifestação pelos gabinetes até a presidência da Câmara.


Mas, o curioso foi a nada surpreendente aparição do sintrego, com a encenação de que estão na luta pela data base. Precisam correr atrás do prejuízo, pois nada fazem, mesmo sendo eles os "donos e proprietários" da carta sindical. Com certeza entraram atrasados para jogar contra os trabalhadores como fizeram na greve. Categoria, olhos abertos!


Ao final, decidiu-se por seguir organizando novas ações que serão definidas na próxima reunião online no dia 16 de agosto, às 19 horas.