segunda-feira, 19 de outubro de 2020

DIA DOS PROFESSORES, DIA DE LUTA NA EDUCAÇÃO!



O Simsed realizou na última quinta-feira, 15 de outubro,  dia dos/as professores, uma exitosa carreata em defesa dos direitos de todos/as os trabalhadores da educação.


A luta pela valorização da educação é a melhor homenagem a ser feita no dia dos professores e só com ela iremos barrar os diversos ataques realizados aos/às trabalhadores brasileiros, incluindo os ataques à educação pública, gratuita e que sirva ao povo.


Teremos batalhas importantes pela frente, a educação pública tornou-se alvo dos interesses empresariais, que têm como objetivo a privatização e a imposição da Educação a Distância, afastando cada vez mais os/as filhos dos trabalhadores de uma escola que sirva aos seus interesses.


A concentração ocorreu na Catedral Metropolitana, com intervenções que

denunciavam à população os diversos ataques cometidos pela SME/Prefeitura contra os/as trabalhadores da educação e contra os estudantes.


Em seguida, os trabalhadores saíram em carreata e continuaram com suas denúncias. A população expressou apoio à causa da educação, com buzinas, acenos e falas. 


Uma parada foi feita no Ministério Público, onde intervenções exigiram posicionamento deste órgão em relação aos problemas na rede educacional de Goiânia.


A carreata finalizou-se no Paço Municipal onde as intervenções foram direcionadas ao prefeito. 


As cobranças foram principalmente:


▪ Pela homologação do Projeto aprovado na Câmara que prevê o retorno das dobras e do salário integral dos contratos;


 ▪Pelo pagamento da Data Base aos administrativos;


▪Pela autonomia das unidades escolares na definição de ferramentas digitais para as aulas remotas. Ao contrário da imposição da SME ao uso da Plataforma Conexão Escola e do Sistema AVAH, que não funciona e é distante dos propósitos pedagógicos para os fins do ensino-aprendizagem.


Também foram feitas intervenções sobre outros agravantes, como o congelamento dos salários dos servidores públicos pelos próximos dois anos, além da injusta Reforma  Administrativa que ameaça inúmeros direitos conquistados historicamente com muita luta e sangue derramado.


Sendo assim, resta-nos somente a luta! Não há o que comemorar a não ser nosso esforço por carregar nos ombros a responsabilidade de lutar por garantir às futuras gerações o acesso ao conhecimento produzido pela humanidade.


Só a classe trabalhadora unida pode fazer parar todos esses ataques!


Salve a luta dos/as Professores e de todos/as os trabalhadores da Educação! 


Em defesa da educação pública e gratuita para a classe trabalhadora!!!


Em defesa do direito de ensinar, estudar e aprender!