quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

INFORME DA REUNIÃO DO SIMSED - (08/01/2022).

 


O Simsed junto à categoria realizou no último sábado (08/01/2022) às 19 horas uma reunião virtual via meeting com o intuito de debater a seguinte pauta: Fundeb, Data-base e Piso, entre outras demandas da Educação Municipal Goianiense.


Em um primeiro momento foram colocados os informes a respeito da situação e das ações realizadas no final do ano passado em relação às sobras do fundeb, assunto esse debatido em todo o país,  bem como sobre a situação das novas Diretrizes Organizacionais da Rede, que mexeu com a lotação e excedência de vários profissionais da educação nas áreas de Inglês, Artes e Educação Física.


Sobre o FUNDEB, apesar de toda a pressão feita pela categoria, o secretário e o prefeito, endossado pela presidenta do Sintego, continuaram alegando não haver sobras dessa verba para direcioná-las aos profissionais de educação. No entanto, de súbito,  anunciaram uma verba de 100 mil para ser usada na estrutura física das instituições de ensino. O que causou grande inquietação na categoria, pois até então ninguém imaginava ser possível esse tipo de repasse nesse exato momento em que os servidores administrativos lutam pela data-base atrasada de 2020, 2021, enfrentando até mesmo dificuldades com a carestia para comprar alimentos por conta da alta inflação e com o salário extremamente defasado. 


Portanto, reafirmamos que continuaremos alertas investigando e pressionado o Conselho do Fundeb, bem como o Conselho Municipal de Ensino para pressionarem à Prefeitura até que haja transparência em relação à essas sobras do Fundeb de 2021.

 Em seguida, nas duas pautas, data-base e Piso, houve o debate sobre a urgência da Luta pelos reajustes previstos em lei, e um aumento real para os Administrativos, visto que o índice do IPCA- Índice de Preços ao Consumidor Amplo,  não é suficiente para uma recomposição do salário, e visto que Este índice é geral, para todas as camadas sociais. Entretanto, Os índices inflacionários afetam de forma diferente as classes sociais, sendo as mais pobres mais afetadas com índices mais altos. 

Desta maneira, foi consenso a defesa da luta pelo reajuste dos Administrativos pelo menos o mesmo índice do piso, 33,... Possibilitando assim um aumento real e justo para todos. 

Foram levantadas outras debates,  sobre o pagamento do Vale transporte, Auxílio Locomoção e regência dos servidores em regime temporário, pois é ilegal é injusto, pois estes profissionais passaram por inúmeros constrangimentos e continuam sendo tarados com desrespeito pela SME.


*Encaminhamentos*


- Mobilização intensa nas instituições com chamados para atos e paralisações nos primeiros dias de retorno às aulas;


- Ato no dia 26/01/2022 às 10 horas da manhã no Paço Municipal: Fundeb, pela data-base, Piso, vale transporte, Auxílio Locomoção e Regência para os temporários, quinquênio, por uma gestação Pedagógica democrática...  


- Fazer tabela com reajustes "reais" do vencimento dos Administrativos e dos Professores, caso a Prefeitura tivesse cumprido a lei com o intuito de mostrar a categoria o que estamos perdendo e dessa forma, atraí-los para a Luta por valorização profissional.

- Mobilizar amplamente junto aos trabalhadores e comunidade para a participação do grande ato no dia 26/01.



Mais fortes e mais unidos venceremos!

Avante!