segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

DECLARAÇÃO DOS PROFESSORES À COMUNIDADE ESCOLAR - A VALIDAÇÃO DO ANO LETIVO DE 2020 É UMA FARSA!





SAUDAÇÕES A TODOS E TODAS!

CONFORME FOI DELIBERADO NA ÚLTIMA REUNIÃO DO SIMSED, APRESENTAMOS ÀS/AOS PROFESSORES/AS E COORDENADORES/AS PEDAGÓGICOS/AS, UMA PROPOSTA DE TEXTO PARA SER DISTRIBUIDO À COMUNIDADE ESCOLAR, NO DIA DA ENTREGA DAS "FICHAS AVALIATIVAS".

A VALIDAÇÃO DO ANO LETIVO  DE 2020 É UMA   FARSA!



 

DECLARAÇÃO DOS PROFESSORES À COMUNIDADE ESCOLAR

 

A validação do ano letivo de 2020  por meio de uma avaliação fake, é uma farsa!

Nós, Professores da Rede Municipal de Goiânia, Esclarecemos à comunidade  os motivos pelos quais consideramos uma farsa a validação desse ano letivo de 2020:

- Durante a pandemia, no primeiro semestre, os alunos da rede municipal ficaram abandonados pela SME, não foi permitido contato dos professores com seus estudantes, não havendo portanto, nenhuma possibilidade objetiva de aprendizado nestes 4 meses;

- O acesso virtual pela plataforma AVAH, oferecida no segundo semestre, foi um verdadeiro fracasso, pois não foi acessível aos mais de 90% dos estudantes da rede municipal. E os que conseguiram acessar, foram de forma parcial e precária, não possibilitando a aprendizagem de fato.

- Durante todo esse processo, os professores e coordenadores foram continuamente assediados e obrigados pela SME a adotar e lançar na plataforma elementos técnicos com dados e códigos da BNCC e DC-GO, que nada tinha a ver com a realidade em que se encontravam a maioria dos estudantes. Milhares de templates (planos de ensino), foram feitos de forma exaustiva mas  que não serviram e não servirão para um efetivo aprendizado, que só é possível com o contato direto com os estudantes, de acordo com a ciência. E para completar o cenário fake, os professores estão sendo obrigados a preencher  os diários, lançando conteúdos que nunca foram trabalhados com os estudantes, pois não houve nenhum tipo de contato com os alunos durante os meses de abril a agosto, com isso a mentiria pedagógica na SME atingiu o seu ápice.

- Fomos e somos impedidos de dialogar com os pais e comunidade escolar, por considerar um ato perigoso, temem que estejamos alertando-os para o que de fato  de que o que está acontecendo na Rede Municipal de Ensino é um verdadeiro encodo, ao validar este Ano Letivo de 2020. 

Deste modo, vimos informar-lhes que mesmo sendo obrigados a assinar as fichas de aprovação, o nosso coletivo é contrário à validação deste ano, e entendemos que as crianças e adolescentes da rede municipal tem o direito ao aprendizado dos conteúdos que não foram oferecidos em 2020, que sejam oferecidos em 2021.

 

Professores da Rede Municipal de Goiânia!