quarta-feira, 1 de julho de 2020

NOTA DE APOIO A PARALISAÇÃO DOS TRABALHADORES POR APLICATIVOS.





O SIMSED vem manifestar o decidido apoio aos trabalhadores por aplicativo nesta paralisação do dia 1° de Julho.

1° de Julho, é o primeiro dia de férias das trabalhadoras/trabalhadores da educação, um direito adquirido a todos os trabalhadores assegurados pela CLT ou Estatuto, após longas lutas, greves, sangue derramado de trabalhadores desde o início da República.

Estamos atravessando um período histórico de maior ataque do capitalismo a toda a classe trabalhadora, e nada mais justo é esta classe se unir na luta. Ao contrário de se possa pensar, que o problema de um, não afeta o outro, quanto mais direitos retirados de uma categoria, maior a justificativa para a retirada das outras.  E para além do corporativismo das categorias, compreendemos que a luta justa e necessária, é com a união de todos os/as trabalhadores contra toda forma de exploração.

Os ataques do grande Capital, gerido pelo Banco Mundial, jogou uma massa de trabalhadores para  o desemprego, que associados às contínuas  retiradas  de direitos através da aprovação no Congresso  Nacional, de leis como a Reforma Trabalhista  e Reforma da Previdência, produziu a forma precarizada de trabalho, como os Trabalhadores PJ - Pessoa Jurídica, que não tem direito a férias, 13°, licenças médicas, nem aposentadoria, dentre outros.

Desta forma, tem crescido o número de trabalhadores, que se sujeitam a mais precária situação de trabalho, principalmente os trabalhadores de aplicativo, em que, sem nenhum vínculo empregatício, estão submetidos a todo tipo de risco, de trânsito, de exposição à violência, de contaminação, sem nenhum tipo de garantia, tendo que arcar com qualquer eventualidade, como um  acidente,  ou prejuízo. Se adoecer, ele estará largado ao próprio destino.

Portanto nós, do SIMSED,  reiteramos total apoio aos trabalhadores por aplicativos, e chamamos todas as trabalhadoras/es da Educação de Goiânia a apoiar esta  paralisação no dia 1°, conjurando ao par dessa luta muitíssimo justa e necessária para que  direitos sejam assegurados a esta categoria de trabalhadores que ora trabalha na mais completa vulnerabilidade e precariedade.

A luta de um, é Luta de todos!

A Educação está na Luta com todos os trabalhadores!