quinta-feira, 28 de maio de 2020

CRISE POR CAUSA DA “PANDEMIA”?

 
 
CRISE POR CAUSA DA “PANDEMIA”?


O SIMSED conclama todas e todos os trabalhadores da educação para defenderem a saúde pública da população brasileira, pois vivemos um iminente colapso do sistema de saúde decorrente diretamente das ações do governo Bolsonaro em defesa dos interesses das classes dominantes e que provocará um verdadeiro genocídio contra o povo brasileiro.


Dados mais recentes sobre a pandemia demonstram o seu crescimento, já são mais de mil mortos por dia e ao todo chegaram a mais de 18 mil. O país soma até agora aproximadamente 128 mil casos confirmados e além destes, temos os casos subnotificados de mortes e contaminação, que segundo recentes pesquisas da USP apontam que o número real é dez vezes maior.


Antes da pandemia, o  país já vivia uma crise no Sistema Único de Saúde - SUS, com falta de vagas em UTIs e outros problemas estruturais. Com o rápido crescimento dos casos da Covid 19, a tendência o Sistema entrar em colapso. Em Goiás, por exemplo, 27% dos casos de infectados evoluíram para a forma grave da doença e tiveram a necessidade de internação em UTI. Portanto, se os casos crescerem, inevitavelmente o colapso do Sistema aqui não será diferente.

O governo Bolsonaro é o principal sabotador da quarentena, pois não adotou nenhuma medida séria para impedir a difusão do vírus, mas ao contrário, vêm tratando como gripezinha, e adotando o discurso de que a economia não pode quebrar, que o Estado não possui dinheiro, o que são apenas falácias, que visam desacreditar no isolamento como a medida mais segura e tirar a responsabilidade das costas do Governo Federal. 

Os grandes capitalistas e o Governo estimulam a volta da população para o trabalho e nem se preocupam com o crescimento da taxa de infecção. Um exemplo é a população que precisa de  transporte público, obrigadas a sujeitar ônibus e terminais lotados, e por outro lado, as empresas do transporte lucrando com toda essa situação desesperadora dos usuários. Por que os governos não obrigam estes empresários a colocarem mais ônibus para circular? Ou seja, o fim do isolamento está ocorrendo de qualquer maneira e aumentará ainda mais a letalidade pela   Covid 19.


O governo tem sabotado o isolamento de diversas formas, como é o caso também das filas sem fim à em busca do Auxílio Emergencial de R$600,00, que foi com muito custo aprovado, pois inicialmente a proposta do governo era apenas R$200,00 por mês. 

Para a frase: "Estamos todos no mesmo barco", cabe ressaltar, que  no mesmo barco estão os pobres, negros, os indígenas e os quilombolas. Estes sim, estão no mesmo barco e precisam mais do que nunca, ficarem unidos para lutar por seus direitos. O povo pobre em sua maioria, é que não tem condições das prevenções necessárias, vivem em aglomerados sem condições de nenhum tipo de distanciamento, obrigados a ira trabalho em exposição ao vírus, com imunidade comprometida, pela falta de uma alimentação balanceada. Para o povo não há prevenção, não há EPIs, não haverá tratamento, não haverá UTIs, não haverá respiradores, ou seja, vão morrer à míngua, atendendo uma intenção genocida e eugenista ... deste governo Bolsonaro e seus lacaios, tendo em  vista uma sociedade de pessoas mais novas, saudáveis para servir o Mercado e desonerar o sistema previdenciário.    

O SIMSED conclama a todos e todas a levantarem a BANDEIRA da saúde para todos e todas da população. 
Nenhum direito a menos!
Saúde e vida para todos e todas! 
Saúde e vida acima dos lucros!