terça-feira, 15 de outubro de 2019

NOTA DO SIMSED SOBRE A APLICAÇÃO DO PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO PARA AS/OS AUXILIARES DE ATIVIDADES EDUCATIVAS.

 

 
 
NOTA DO SIMSED SOBRE A APLICAÇÃO DO PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO PARA AS/OS AUXILIARES DE ATIVIDADES EDUCATIVAS.

O SIMSED sempre apoiou e lutou junto com as/os Auxiliares de atividades educativas na busca pelo reconhecimento e valorização pedagógica.


Desde 2013, travamos uma luta constante pela valorização da categoria que faz um trabalho eminentemente pedagógico, e no entanto, faz parte do quadro administrativo dos servidores da Educação e sem o seu devido reconhecimento salarial.


Em 2014, fizemos uma importante greve no município, com ocupação na Câmara dos Vereadores em reivindicação de pautas importantes para os Profissionais da Educação. Inclusive, duas das grandes reivindicações eram a transposição do cargo das Auxiliares de atividades educativas para o cargo pedagógico como referência o P1, e o direito das/os Auxiliares que tivessem licenciatura em Pedagogia substituirem licenças médicas/maternidade das/os Pedagogos. Esse direito foi adquirido na gestão anterior - o que foi de extrema importância para as/os Auxiliares de atividades educativas. No entanto, na gestão atual, o Secretário de Educação de forma covarde tirou esse direito.

Uma das propostas de negociação para o fim da greve de 2014 foi a formação de um grupo de negociação para discutir a transposição. Foram realizadas inúmeras reuniões com uma equipe de representantes dos trabalhadores e da SME, com a secretária de Educação da época, Neyde Aparecida.

A secretária não aceitou estudar a proposta para a transposição do cargo para P1. E o que restou para o grupo de negociação, depois de muitas reuniões e embates, foi aceitar os 30% para a categoria, que foi uma vitória para a categoria na época, porém, insuficiente para atender a pauta de valorização pedagógica das/dos auxiliares.


Muitas/os Auxiliares procuraram o Simsed sugerindo um advogado para entrar com processo. O SIMSED fez várias reuniões, no entanto, poucas entraram na justiça.

E agora com a sentença das companheiras que conseguiram depois de muitos anos essa grande vitória, o  Simsed orienta a todas/os Auxiliares que fizeram os concursos que exigiram magistério a entrarem na Justiça.

Em breve marcaremos uma reunião com as auxiliares interessadas e os advogados. Pedimos desde já que providenciem a seguinte documentação para a ação judicial: Cópias do RG, CPF, Comprovante de Endereço; Diplomas de Magistério, Pedagogia, Licenciatura e/ou outros de nível técnico ou superior e Termo de Posse.

As interessadas que já quiserem ingressar na justiça, segue o contato dos advogados:

Pedro Lourenço (62) 99157-4690
Hugo Escher (62) 99221-8598
Breno Adorno (62) 99610-1994