terça-feira, 8 de novembro de 2022

NÃO AO FECHAMENTO DAS BIBLIOTECAS!

 


A secretaria de educação, em uma medida autoritária, está fechando as salas de leitura e as bibliotecas das escolas municipais, no intuito de abrir mais vagas para a educação infantil. Tudo isso foi anunciado nos estudos de redes e repassado para as diretoras e diretores das instituições. 


Denunciamos essa medida,  que é uma verdadeira afronta à essência da educação, na prática nega o que de mais precioso se busca numa instituição educacional, a formação humana através do acesso ao conhecimento presente na literatura, na ciência e tecnologia. 


 Sabemos da importância da leitura para a aprendizagem e desenvolvimento do ser humano, e como isso deve ser incentivado nos primeiros anos de vida. Goiânia parece seguir na contramão dessa recomendação.  Ao invés de fechar bibliotecas, os projetos deveriam correr em torno de abrir mais e tornar as já existentes melhores e modernas, realizando concurso para contratação de bibliotecários e outras medidas.


A lei 12244 obriga todas as escolas a possuírem biblioteca em suas instalações. Portanto, é obrigação do poder público dispor de um local adequado para o acervo de livros e o momento de leituras dos estudantes. As salas de leitura e acervo de livros não podem simplesmente ser substituídas por tendas ao ar livre. 


Se o objetivo da prefeitura é atender mais crianças, acabando com a lista de espera para a educação infantil, que construa mais cmeis e termine as obras dos que estão inacabados. E que não feche um ambiente essencial para toda instituição de ensino, onde são realizados inúmeros projetos literários.


A prefeitura de Goiânia transforma escolas e cmeis em depósitos de crianças. Empurram as que ainda estão na pré-escola para dentro das escolas de ensino fundamental sem fornecer estrutura adequada.


Ignoram completamente as especificidades de aprendizagem de crianças de 4 e 5 anos, como as necessidades dessa faixa em relação a alimentação, sono e higiene pessoal, que é inseparável o educar do cuidar, as características e as funções docentes às diferentes linguagens, as especificidades de espaços e ambientes para bebês e crianças pequenas como oportunidade de intervenções de qualidade com as crianças.O que importa para eles é o lucro!


Convocamos a categoria a se unir contra o fechamento das bibliotecas e não deixar que as instituições sejam tratadas cada vez mais como depósitos. 


 Saudamos as ações já feitas, como os vídeos gravados e as denúncias enviadas. 


O Simsed se compromete a ajudar nessa luta!


P.S.:

*Em resposta à reportagem da chefe de gabinete Débora Quixabeira à TV Anhanguera:*


Vimos também repudiar o pronunciamento da chefe de gabinete,

Débora Quixabeira. 

E dizer que é uma inverdade sua afirmação de que as salas estão ociosas. Isso é desrespeito ao trabalho desenvovido. 


Estas salas NÃO estão ociosas, pelo contrário são espaços adequados para acomodação dos livros, em que as crianças e adolescentes têm acesso aos mesmos e onde são executados inúmeros projetos de incentivo e acesso à leitura pelos professores destas instituições onde a prefeitura está querendo destruir o acesso à Leitura.


 E reafirmamos aos que querem o desmonte da educação do município de Goiânia, não aceitaremos  os autoritarismos e as irresponsabilidades desta gestão.