sábado, 18 de novembro de 2023

A GREVE DOS ADMINISTRATIVOS É SUSPENSA MEDIANTE ACORDO JUDICIAL SEM APROVAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA


 

O Simsed saúda a todos os Trabalhadores Administrativos que lutaram bravamente, com muita força e dignidade nessa greve pressionando ao mesmo tempo o dito Sindicato "oficial" e a prefeitura de Goiânia.


Nenhuma luta é em vão. Ressaltamos que foi uma greve vitoriosa, houve ganhos de diversas naturezas,  desde barrar o PL 300, a conquista dos 200 reais a mais no Auxílio locomoção e principalmente, o protagonismo histórico dos administrativos que de forma exemplar demonstraram capacidade para se  organizarem e, assim, com muita determinação e coragem movimentaram essa cidade nos últimos 45 dias. No último dia 24, tomaram a cena do desfile em forma de denúncia ao prefeito impedindo-o de pronunciar uma palavra sequer mediante às vaias e palavras de ordem. 

O Simsed mobilizou e atuou lado a lado dos Administrativos em todas as ações  e sustentou com o aporte de sua organização para a luta combativa e organizativa dos trabalhadores, nos movimentos e principalmente no acampamento que se tornou um grande símbolo de resistência para toda a categoria.


Por outro lado, apontamos alguns problemas para avaliarmos a continuidade e a importância da luta por valorização profissional.

Quanto ao reajuste da data-base, o percentual acordado ficou restrito ao IPCA, em 4%, muito abaixo do defendido pelo Simsed, que é o mesmo percentual do piso dos professores, já que os recursos tem a mesma origem. Da mesma forma, o auxílio locomoção, mesmo com o acréscimo, ainda ficou bem abaixo do dos professores. 

 

Apontamos o problema da greve do administrativo sem a adesão dos professores, por questões inclusive de força para parar o atendimento o que interfere na pressão. Porém, entendemos que não é o caminho culpar os professores, mas a forma de encaminhamento que não deu sustentação à adesão dos professores nesta greve. 


Outro problema que não podemos deixar de tocar, é o de conduzir uma greve tendo o sindicato burocrático na mesa de negociação. Falta sustentação da luta, intimida mais que o próprio prefeito, e juiz. Importante ressaltar que esse mesmo sindicato fez pressão à categoria diversas vezes para acabar com a greve sem ter atendido o principal ponto de pauta, até que, por fim, mediante o cansaço da categoria e o medo de retaliação, a maioria votou por uma trégua e suspensão da greve. Assim, fomos testemunhas das lágrimas e tristeza dos trabalhadores, mas também da força e coragem de não abaixar a cabeça e continuarem dispostas a continuar lutando, inclusive mantendo o acampamento de pé até dia 23, quando no acordo firmado, será apresentado o estudo do impacto financeiro  para a construção do novo Plano de Carreira dos Administrativos.


Ademais, reafirmamos o nosso irrestrito apoio aos trabalhadores dispostos a manter viva a chama da luta até à Conquista de um Plano de Carreira justo e digno para os Administrativos da Educação!


Ousar Lutar! Ousar vencer! A Luta por uma Educação Pública e de Qualidade continua!!!!!