https://www.instagram.com/p/CwNuiBou-_R/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
*
O Simsed, em conjunto com a categoria, realizou uma reunião neste último domingo
para debater a pauta dos Administrativos/Auxiliares da Educação Municipal.
Foi deliberado:
• Ato na SME, na próxima Quinta-feira, 24 de agosto, às 14:30.
• Reunião online no dia 2 de setembro (domingo, 19 horas). Assim que passar o prazo de negociação definido na última Assembleia, para já definir datas de paralisações pontuais.
TEMAS GERAIS DEBATIDOS NA REUNIÃO
Os presentes na reunião enalteceram a participação dos trabalhadores na assembleia de sexta, e a força e entusiasmo de luta demonstrado pelos administrativos no ato. Foi sugerido compartilhar falas da Assembleia para ampliar esse espírito de luta.
Foi ressaltado que a Assembleia só foi realizada graças à pressão dos Administrativos nos grupos, cobrando respostas e ações, e até com atos independentes, forçando o sindicato "oficial" a agir.
Assim, foi reforçada a importância de se continuar construindo ações independentes, feitas pela própria categoria. Mesmo enfrentando o corte de ponto.
Também foi denunciada a falta de vontade política da prefeitura em cumprir com os direitos dos servidores administrativos, demonstrando o interesse em dar calote. Porém, as prestações de contas do prefeito, relatório do Dieese etc … comprovam que existe superávit. Portanto, a prefeitura tem condições de oferecer um reajuste e um plano de carreira dignos, basta os Administrativos pressionarem.
Portanto, foi reforçada a importância de se continuar na luta por índice de reajuste digno em relação à data-base. Sendo assim, cobramos os 15%, além de um novo Plano de Carreira.
Não há nada que impeça a prefeitura de reajustar o salário além do índice inflacionário.
Além disso, foi posto pelos presentes na reunião que a prefeitura em 2015 pagou o índice conforme o enquadramento ao cargo de magistério.
Também foi colocado que o plano de carreira não pode ser usado apenas para a prefeitura e sindicato 'oficial' ganharem tempo, enquanto ficamos sem reajuste.
Além do Plano de Carreira e Data-base, foi reforçada a importância de estar em pauta os retroativos devidos pela prefeitura; o reajuste do auxílio locomoção alinhando ao mesmo valor dos professores e a atualização das progressões horizontais.
Foi denunciada também a questão da limitação de cursos que a SME aceita para validar o pedido de progressão vertical. Mesmo cursos que contam com disciplinas voltadas à questões pedagógicas não são levados em consideração.
Debateu-se também sobre a questão de auxiliares assumirem sala de aula, ao que foi citada a resolução 120 do CME, que estabelece que o auxiliar de atividades educativas não pode assumir sala de aula, ou seja, é um documento que respalda as/os auxiliares. Também foi pontuado pelos presentes que depois dessas queixas, determinadas instituições começaram a receber professores para as salas em que havia essa ilegalidade.
Também foi apresentada denúncia sobre a falta de profissionais de apoio/cuidadores para os Cmeis, sobrecarregando com isso as/os Auxiliares e Professores no trabalho, na falta desses profissionais.
Dessa forma, convidamos toda a categoria a se juntar a nós na luta por nossos Direitos! É hora de LUTA!
VALORIZAÇÃO dos Administrativos é com:
Plano de Carreira já!
Data-base já!
Avante!