sexta-feira, 23 de setembro de 2022

SOBRE A DATA-BASE DE 2022 E VELHOS CAMINHOS QUE NÃO NOS SERVEM MAIS


 


Foi anunciado na semana passada o envio do projeto da data-base de 2022, cujo pagamento só será realizado no final de dezembro, sem retroativo. Coincidentemente, ou não, o sindicato da carta sindical (do estado, diga-se de passagem), havia chamado a categoria para um ato na câmara municipal essa semana. 


Depois desses acontecimentos, foi anunciado por portais de imprensa que o prefeito iria pagar a data-base de 2022 integralmente no final de setembro. Porém, o que vai chegar para a Câmara Municipal é apenas o projeto, do jeito que o prefeito quer. Para pagar no final de dezembro.


 Já os planos de carreira que vão chegar na câmara são de outras categorias do administrativo, não tem haver com a educação. Fomos deixados de fora dessa pelo outro sindicato que se coloca como representante dos trabalhadores do município.


Todo o atraso no pagamento da data-base de 2022 gera, desde a greve, uma grande insatisfação dos trabalhadores administrativos da educação. O sindicato dito oficial usa da justa indignação da categoria para transformar os atos em palanque para político, e assim manobra a revolta para não incomodar o prefeito.


Não é por menos que tal sindicato chamou o ato apenas agora, com o projeto chegando na câmara. Assim, estão pregando aquela mesma ilusão do fim da greve, de bater palmas para vereador, e assim pedir encarecidamente que nos concedam alguma esmola.



 Prega a ilusão de que é possível convencer os vereadores a fazer algo, sendo que os vereadores não vão fazer nada, o poder tá com o prefeito.  O vereador mais próximo do sindicato, que chamou tal ato, é hoje justamente o líder do prefeito na câmara, Anselmo Pereira. Que em entrevista a um portal de imprensa colocou como tudo de bom o pagamento da data-base apenas em dezembro.


 Sabemos o fim disso, na greve o projeto passou praticamente como o prefeito queria, e agora é provável de não aparecer nenhuma esmola, já que não temos o poder de barganha de uma greve para pressionar.  


 Então corremos um grande risco de o projeto a ser enviado ficar exatamente como o prefeito quer. Ele paga a data-base no fim de dezembro, passando a impressão à categoria de que já estaria quite com a data-base de 2023 também, que já vence em janeiro próximo. 


Os atos na câmara , se tal sindicato continuar convocando, vão servir apenas para drenar a revolta da categoria. Como a greve já nos mostrou. 


Portanto, o Simsed convoca os administrativos a seguirem pelo caminho combativo da luta, sem ilusão com sindicato que acabou com greve sem acordo assinado, e com discursos de vereadores que historicamente estiveram contra as demandas da educação. 


No dia 20, a verdadeira ação combativa e independente da luta foi a reunião do Simsed em conjunto com a defensoria pública. Nem por isso, deixamos de saudar a categoria que participou do ato na câmara municipal, mas a convidamos para participarem das próximas ações do simsed. 


Ações essas sem ilusão com o oportunismo!