quinta-feira, 29 de julho de 2021

PANELAÇO PELA DATA-BASE É REALIZADO NO PAÇO!


 

TODOS À CÂMARA MUNICIPAL, QUARTA-FEIRA, 4 DE AGOSTO, ÀS 9 HORAS!


 O Simsed esteve presente hoje no Paço Municipal realizando junto aos demais servidores Administrativos o panelaço pela data-base. Os manifestantes exigiram que o prefeito Rogério Cruz cumpra com a palavra e envie o projeto da data-base para a Câmara Municipal com urgência! 


O ato contou com a participação de quase 100 servidores municipais e diversas entidades sindicais. Ressaltamos a importância da união entre os trabalhadores do município para a concretização desse direito até agora negado. 


Muitos trabalhadores estão passando necessidades básicas portanto, não dá mais pra continuar sem pelo menos esse mínimo reajuste. É um direito que vem sendo negado desde 2020. 


  A data-base não é aumento salarial, mas apenas uma correção inflacionária que se baseia pelo índice do IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o acumulado de 2020 e 2021 é de 9,32%.


Esse índice é calculado com base em inúmeros produtos. Levando em conta a inflação calculada com base nos preços dos produtos básicos, como alimentação, vestuário, transporte, entre outros, esta chega na casa de 30 a 40%. Na prática, os trabalhadores tiveram uma enorme perca salarial, reforçada ainda pelo aumento do desconto da previdência.


A mobilização continua, na próxima quarta-feira, às 9 horas da manhã, estaremos na câmara municipal cobrando o envio do projeto. Também convocamos todos os trabalhadores da educação a se fazerem presentes, cobrando além da data-base, um retorno das aulas apenas após nossa imunização completa e também o piso dos professores.


Na manifestação de hoje, o Simsed também repudiou a pressão que a prefeitura de Goiânia e a secretaria de educação está fazendo para o retorno das aulas presenciais. Os trabalhadores já deixaram claro que só aceitam retornar depois de totalmente imunizados, e exigem o diálogo franco para a elaboração de um plano de retorno que seja o mais seguro possível. Diálogo até agora negado pela secretaria de educação e a prefeitura. 


Na próxima semana também estaremos realizando uma assembléia virtual para tratar das questões urgentes que atingem a categoria.