sexta-feira, 21 de março de 2025

INFORME DA 2ª PLENÁRIA DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA.

 



No dia 15 de março de 2025, os trabalhadores da educação de Goiânia realizaram a 2ª Plenária de 2025, desta vez no IFG Goiânia  Oeste, conforme deliberado na primeira plenária.  O  debate  foi em torno do tema Precarização do Mundo do Trabalho: Diálogos sobre o necessário fim da Jornada 6x1 e acerca da realidade dos profissionais da SME Goiânia,  em Roda de conversa organizada pelas(os) estudantes do 3º Período do Curso de Pedagogia, em parceria com movimentos sindicais da educação.


A plenária contou também com a presença de diversos trabalhadores da educação do município de Goiânia, com estudantes do curso de Pedagogia, com, professores, trabalhadores do Ifg e membros do sintef, representantes do Comando de Luta de Aparecida de Goiânia, de trabalhadores urbanitários, da Liga Operária e da ABRAPO - Associação Brasileira dos Advogados do Povo.  


O 1° momento foi conduzido pelo  Prof. Ricardo Takayuki - IFGoiano/Membro da direção do Sintef-GO: que fez uma exposição sobre Significados da Jornada 6x1 no Mundo do Trabalho. 

Embora a temática seja de conteúdo extenso, o professor Ricardo foi  objetivo e sucinto, apontando os aspectos históricos de exploração da classe trabalhadora, na perspectiva de Marx, apontando também o histórico da luta contra a escala 6×1 como parte da  luta histórica da classe trabalhadora contra a exploração,  na aplicação da Mais Valia.

Ricardo fez uma breve exposição deste fato, e observa que o mesmo ganha centralidade em razão das condições extenuantes que nossa classe se encontra.

 

A luta contra a escala 6×1 puxada pelo Rick Azevedo, um influencer, mas que,  como  trabalhador, vinha denunciando sua rotina exaustiva de trabalho.  Ele propõe a jornada 4×3, trabalhar quatro dias e descansar três, com uma redução de jornada de 44 para 36 horas sem redução de salários. A repercussão a partir do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que luta por abolir essa forma de contratação, foi  Ganhando os espaços institucionais com a apresentação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que coloca na ordem do dia parlamentar essa bandeira histórica de nossa classe, reduzir a jornada de trabalho sem redução de salários.

A luta dos trabalhadores e trabalhadoras no mundo em torno da redução da jornada de trabalho sem redução dos salários é uma bandeira histórica que marca nossa classe, e deve portanto,  ser abraçada por todos. 


Em seguida,   Yasmin - Analista RH empresa do setor Privado, fez uma exposição do cotidiano de um RH empresarial,  demonstrando nas práticas corriqueiras, a frieza em que o mundo empresarial trata o trabalhador. Neste espaço, a pessoa humana  inexiste, o interesse empresarial é exclusivamente na sua força de trabalho.  

Em seguida passou-se aos encaminhamentos do trabalho da Plenária conduzido pela Professora Juliana e Professora Vera.  Foi informado apresentada a síntese da primeira Plenária,  do teor dos estudos debates e propostas levantadas: 


●Realização de uma jornada pedagógica; organização de um fórum permanente da educação; 

● Destacar as pautas relacionadas às condições de trabalho, aspectos pedagógicos e outras; 

● Traçar metodologias e organização do trabalho com a categoria;

● Realizar uma live por mês com objetivo formativo.

●Foi debatido sobre a situação econômica dos trabalhadores administrativos, que está ficando cada vez mais grave, concluindo que  essa é a questão central da luta econômica dos trabalhadores da educação.

● Ainda como proposta para ser construída, também foi colocado que é preciso debater e aprofundar em relação à perda de direitos não só econômicos, mas também da autonomia pedagógica, no campo da participação democrática dentro das instituições.. 




 Ainda, foi apresentada uma proposta trazida à coordenação do Simsed,  após a Plenária do dia 22/02, que sugeria formar comissões de trabalho, de comunicação, finanças,  formação….

Em seguida,  foi aberto para que os presentes apresentassem outras propostas, e foram apresentadas as seguintes:

● Temas de discussão: Formas de controle do trabalho docente. 

● Uso das ferramentas tecnológicas em detrimento   do conhecimento humano.

● Levar aos fóruns de debates e estudos da EJA,  Educação Infantil e das Licenciaturas um documento de apresentação do Simsed,  reivindicando a integração aos mesmos. 

 Foi informado que haverá um fórum das Licenciaturas no dia 18 de Março,  no IFG - Goiânia Centro.


Após debates sobre as propostas ficou deliberado: 


●Realização de uma jornada pedagógica e organização de um fórum permanente da educação; em parceria com o os organismos presentes na Plenária, professores do IFG,  Sintef e estudantes de Pedagogia, inicialmente com as propostas temáticas: - Formas de controle do trabalho docente; Uso das ferramentas tecnológicas nas unidades educacionais em detrimento do conhecimento humano e outros outros temas a serem levantados.

● A realização de uma live formativa por mês. 

Com os temas, pertinentes ao que tem mais afetado a educação, no campo pedagógico,  condições de trabalho e salarial. 

● Organizar um trabalho de base nas regionais, encontrando meios de chamar a categoria para a luta.

● Chamar, acompanhar e apoiar os administrativos para a luta pela valorização salarial e melhoria de suas condições de trabalho. 

Quanto à organização das comissões, foi colocado  que o simsed conta com algumas comissões e algumas atividades são realizadas por voluntários, e está sempre aberto para a formação de novos integrantes às existentes e novas comissões de trabalho. Duas estudantes de Pedagogia,  que também são servidoras da educação, se colocaram para compor a Comissão de Comunicação.  As outras comissões ficaram a cargo da coordenação do Simsed conversar com os colaboradores e a compor as outras comissões. 

 

A foi concluída com saudações finais,  uma satisfação geral e emotivo pelo rico debate e oportunidade ímpar de construção coletiva da luta pela educação em unidade de luta! 

O sentido, portanto, de que é preciso continuar preparando, apoiando e mobilizando os trabalhadores para a luta, apontando que somente com  união e luta dos próprios trabalhadores as vitórias serão alcançadas com avanços  reais à Educação e ao povo.  



*JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!*