Hoje, 25 de novembro de 2024, foi publicado no Diário Oficial do município de Goiânia, o Decreto n. 4.650, que suspende as eleições para diretores que ocorreria no dia 27 de novembro. Tal decreto é mais uma afronta ao exercício da democracia nas instituições educacionais, revela total desrespeito à comunidade escolar que já empenhou esforços para organizar o processo nas unidades. É também desrespeito aos (às) candidatos(as) que empenharam tempo, recursos próprios e dedicação fazendo o curso de Gestão Democrática na Educação em que foram aprovados na prova escrita e sendo aprovados, agora praticamente às véspera das eleições, surge esse decreto absurdo.
Tal decreto fere o exercício da democracia para gestão da escola pública, elemento fundamental para o envolvimento da comunidade escolar no processo educacional de seus filhos.
Tomamos parte, apoiamos a mobilização pelas eleições de Diretores, como justifica o texto do abaixo assinado:
“Em respeito a todo o trabalho já realizado pela Comissão Eleitoral já havia sido aprovada por meio de Assembleia Geral com toda a comunidade educacional, candidatos apresentados, plano de trabalho desses candidatos aprovados por cada coordenadora regional de educação, campanhas realizadas pelos candidados, cédulas eleitorais impressas, lista de votantes impressas, candidatos já haviam feito suas campanhas, enfim, toda a tramitação legal estava concluída em cada Unidade Educacional. Por isso é necessário a revogação deste decreto imediatamente, para que o pleito eleitoral aconteça na data prevista, 27 de novembro, como planejado e dentro da legislação vigente para tal.”
EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE, PRECISA SER DEMOCRÁTICA QUE SIRVA AO POVO.
Quer assinar esta petição?
https://chng.it/sspCMdCWdQ