O SIMSED realizou no dia 05/11, com o apoio do Comando de luta da educação de Aparecida de Goiânia, e do MPG (mobilização dos professores de Goiás), um importante ato em frente ao Paço Municipal de Goiânia, em repúdio à possibilidade da volta às aulas presenciais nos CMEIs e CEIs municipais, divulgada em nota técnica e assinada pela prefeitura de Goiânia, autorizando o retorno a partir do dia 9 de novembro.
Através de dados, demonstramos como o retorno das aulas presenciais em outros estados e países provocaram um aumento do número de casos, assim como, denunciamos as condições precárias das escolas e CMEIs enfrentadas pelos educadores e estudantes no município de Goiânia, desde muito tempo, que impedem o cumprimento mínimo de qualquer protocolo sanitário contra a Covid-19. Dessa maneira, em Aula Pública, explicitamos a impossibilidade de retorno seguro nesse momento.
Também foi denunciado no ato vários descumprimentos aos direitos dos trabalhadores do município. Como o não pagamento da data-base aos servidores administrativos, que estão há mais de um ano sem qualquer tipo de reajuste. Enquanto isso, o prefeito pagou a data base para os Auditores Fiscais.
Cobramos também o pagamento integral do salário aos professores e administrativos de contrato temporário. Como também uma posição mais oficial sobre esse retorno das Dobras.
Fechamos o ato com um buzinaço ao redor do Paço.
AVANTE!
A LUTA CONTINUA!!