A reunião iniciou com a retomada do debate da reunião do dia 29 de julho e outros informes sobre os cortes de salários dos trabalhadores: (Contratos temporários que fazem 60h receberam apenas por 30h e não receberam férias); o não
recebimento do Auxílio-Locomoção dos Administrativos impactando na sobrevivência destes trabalhadores e de suas famílias. A cobrança de avaliações do Sabe Brasil, de turmas que sequer tem este material para estudar, além disso a SME exige que os professores de 7° e 8° anos façam formação para trabalharem sendo que não existe este material para estes estudantes.
Na reunião, foi consenso o entendimento de que para que o êxito em nossas lutas, contra todos os ataques da prefeitura sobre os trabalhadores e sobre a Educação como um todo, não virá apenas da indignação individual de cada um ou cada grupo lesado em seus direitos. Mas a vitória virá quando houver a disposição geral da categoria para um levante consciente, com a concepção de que não dá para esperar de representantes. Toda a força de mudança está nas mãos de cada uma e cada um que se dispõe a arregaçar as mangas e somar forças na luta.
O entendimento é que a luta precisa ser reconstruida no seio da categoria, com momentos de formação e de atos, superando o imobilismo gerado por várias fatores que levam muitos à expectativa de um sindicato ou representante "salvador da pátria". Tais fatores tem levado muitos a pensarem que há alguém que irá solucionar os nossos problemas. A poluição gerada pelas desinformações tanto da prefeitura quanto do sintego, tem sido desemobilizadora e deixado muita confusão, alimentado ilusões que postergam o movimento de luta.
Diante do exposto, foram deliberadas algumas ações, como a publicação dos diversos problemas que cada seguimento da categoria sofre, para que todos tenham conhecimento do todo, inclusive a comunidade. Com cartazes e vídeos curtos.
Assinar as denúncias individuais dos colegas que nos apresentarem reclamações de direitos lesados;
Além de outras medidas de continuidade da organização interna dos trabalhos do sindicato, como a continuidade das reuniões presenciais intercalando com as online.
Por fim, foi debatido a necessidade de seguirmos firmes e orgazados para enfrentar os grandes desafios que se apresentam cada dia mais.
Avante! ✊🏽