quinta-feira, 21 de março de 2019

NOTA CONTRA A PERSEGUIÇÃO AO PROFESSOR WELLINGTON DIVINO PEREIRA PROMOVIDA PELA ESCOLA MILITAR DE SLMB E PELA SEDUCE






NOTA CONTRA A PERSEGUIÇÃO AO PROFESSOR WELLINGTON DIVINO PEREIRA PROMOVIDA PELA ESCOLA MILITAR DE SLMB E PELA SEDUCE


O SIMSED torna público o seu apoio ao professor Wellington Divino Pereira, afastado injustamente do Colégio Estadual Militar Américo Antunes, localizado em São Luis dos Montes Belos, Goiás.  
O SIMSED repudia a atitude repressiva e ilegal promovida pela direção da instituição. Denunciamos que a Secretaria de Educação está conivente com tal situação, pois não impediu que tal injustiça fosse perpetrada. Primeiro, a Constituição garante a liberdade de ensino. Portanto, o diretor da escola ou os pais, não podem impedir o trabalho de um professor. Em segundo lugar, a Constituição também garante o direito à ampla defesa e ao contraditório. Esses dois princípios não foram respeitados e o professor foi condenado sumariamente, por mera conivência da cabeça do diretor e a sem respaldo legal.
O professor foi afastado da escola “por grave insubordinação”, simplesmente por questionar a atitude do diretor em ficar pronunciando o slogan de campanha do presidente Jair Bolsonaro, o que pode ser caracterizado como um crime eleitoral. Distorcendo as coisas, o professor foi considerado pela direção da escola como responsável por doutrinar estudantes para a ideologia de esquerda, o que é um discurso verdadeiramente lunático e criminalizador do professor. Simplesmente, o professor promoveu a reflexão e o debate com essa atitude, pois, a discussão pública é a receita para a não existência de doutrinação nas escolas. Portanto, o argumento empregado pela direção da escola e pela SEDUCE para o afastamento do professor, não possui nenhum fundamento concreto. Na verdade, é a direção da instituição que ilegalmente está doutrinando os estudantes em uma ideologia de extrema direita e intolerante. 
O professor também foi vítima de uma campanha de ódio promovida por alguns pais, que além de religiosos são apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Estes passaram a promover um assédio intelectual, divulgando para as pessoas que o professor é um “comunista”, “ateu” e “esquerdista”, com o claro intuito de difamá-lo e de jogar a comunidade escolar contra o professor. 
Diante desse quadro de repressão e autoritarismo, conclamamos todos os democratas a repudiar esse infame ato da direção da Escola Militar de São Luis dos Montes Belos, em conivência com a Secretaria de Educação e do próprio governador Ronaldo Caiado. Esse é um grave fato que afeta a todos nós e não podemos ficar calados.