sábado, 23 de março de 2019

INFORME DA REUNIÃO DO SIMSED REALIZADA NO DIA 16 DE MARÇO









INFORME DA REUNIÃO DO SIMSED REALIZADA  NO DIA 16 DE MARÇO


No dia 16 de março ocorreu uma importante reunião do SIMSED. Em um primeiro momento, foi feita uma análise da política atual, em que foram levantados vários pontos, ressaltando a grave crise internacional do Capitalismo, que reflete nas diversas ações governamentais,  aparentemente isoladas, porém, bem articuladas, e com o único objetivo de atender aos interesses dos grandes banqueiros, avançando em novos arrochos e uma ofensiva contra a classe trabalhadora.

Também foi apresentado, que o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma da Previdência também segue esse mesmo viés: com uma falsa justificativa do déficit, vem avançando nas argumentações de que ela é necessária, investindo alto na propaganda, ignorando, inclusive, o Relatório final da CPI da Previdência realizada pelo Senado, onde se concluiu, com base nos dados oficiais, que a Previdência é superavitária.

Foram sugeridas novas ações e reforçada a necessidade de se construir uma frente de luta contra esses fortes ataques, sem cair no corporativismo, como as propostas que visam retirar apenas os professores da Reforma, pois esta reforma é uma ofensiva cruel contra todos os trabalhadores. Os presentes definiram que não concordam que os outros trabalhadores tenham que morrer sem a merecida  aposentaria. Portanto, ficou definido que a luta é uma só e juntos somos mais fortes.  Deste modo, reafirmou-se o compromisso de participar na articulação da Plenária sobre a Reforma da Previdência, que ocorrerá no dia 30 de março de 2019, às 8h da manhã, no mini-auditório Faculdade de Educação.

Sobre a realidade da Educação no Município, foi discutido que precisa ser enxergada também dentro deste quadro Nacional e Internacional. O enorme agravamento da precarização da Educação, quando a prefeitura lançou mão dos piores recursos para atender a enorme demanda, a exemplo: as salas modulares, exploração do trabalho por meio de contratos temporários, o déficit e a redução do quadro de trabalhadores, superlotação de turmas, abandono do ciclo 3 (sétimo ao nono ano) e inúmeras outras questões, cabendo ressaltar aqui, o calote da data-base dos Administrativos e do piso dos professores de 2018. 

Por fim, passou-se aos encaminhamentos: 


- produzir um Informativo; 
- fazer uma nota em solidariedade-apoio aos professores e estudantes que estão sendo criminalizados pelas ocupações contra as OSs;
- fazer um documento para entregar à nova administração do IMAS, com sugestões relacionadas ao desconto da coparticipação e outras questões relacionadas; 
- Fazer um panfleto bem pedagógico explicando porque a Reforma da Previdência não é necessária, e as graves consequências que ela trará aos trabalhadores.
- formação de uma equipe para acompanhamento da CEI da Educação.

- Mobilizar a categoria para a participação da Plenária sobre a Previdência no dia 30 de março de 2019, às 8 horas da manhã na Faculdade de Educação;

- Próxima reunião do SIMSED no dia 6 de Abril de 2019, para  organizar uma reunião com os Administrativos e outra com os Auxiliares de Atividades Pedagógicas para tratar dos graves problemas específicos de cada grupo e outras demandas da Categoria.

Conclamamos todas trabalhadoras e todos  trabalhadores para a Luta, com toda disposição e força que este momento exige! 
Avante!