sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

INFORMES DA REUNIÃO DO SIMSED REALIZADA NO DIA 15 DE DEZEMBRO DE 2018




INFORMES DA REUNIÃO DO SIMSED REALIZADA NO DIA 15 DE DEZEMBRO DE 2018

O SIMSED se reuniu no dia 15 de dezembro de 2018. Nessa reunião, debateu-se sobre a atual conjuntura política; sobre as questões que envolvem os excedentes deste final de ano e as que surgirão em breve; sobre o recesso dos administrativos, mais uma vez desrespeitado; sobre a data-base dos administrativos; sobre as eleições do SIMSED. O Balanço de 2018 ficou para a próxima reunião.

Sobre a situação política, foi apontado que estes ataques que estamos sofrendo diretamente, na esfera local, são reflexos da crise mundial neoliberal, que tendem a intensificar todo tipo de ataque aos trabalhadores, de modo especial aos servidores públicos, que está sendo transformado no grande “vilão” das contas públicas, que para justificar toda a política de sucateamento do serviço público. Foi concluído por todos que temos que continuar buscando novas formas para resistir a estes ataques.

As lutas dos trabalhadores, que antes eram para almejar novas conquistas, passaram a ser pra não perder direitos já adquiridos. Ressaltou-se também, que esta tem se tornado uma política de Estado, não apenas deste ou daquele lado.  Será necessário, portanto que busquemos formas de resistência e maior união para fortalecer a luta contra estes ataques.

Sobre a situação dos excedentes, está claro para todos, inclusive, conforme a percepção apresentada na Audiência Pública, que os representantes da SME apresentaram explicações vazias, sem bases legais consistentes, sem apresentar nenhuma justificativa de fato convincente no que se refere ao aprimoramento do sistema Educacional e do atendimento às crianças, adotando atos ilegais, sem planejamento e extremamente prejudiciais aos servidores, as crianças e aos adolescentes.

Todo o entendimento do SIMSED baseia-se na obscuridade do acordo entre Estado e Município quanto ao fechamento do Ciclo 3 para a transferência das crianças de 4/5 anos para as escolas, que são inadequadas para o atendimento à esta fase de ensino, bem como a duplicidade de lotação de Diretores e Coordenadores, que não estão sendo regidos pela neutralidade e pela imparcialidade. Lembrando que o Ofício Circular 33 permanece vigente, mesmo com todas as críticas e com a falta de respostas coerentes da SME.

Quanto a todas estas questões nada foi retroagido, apenas em alguns casos, prorrogados, podendo gerar transtornos num futuro breve ainda pior, já que muitas vagas já terão sido preenchidas pelos que lotarem agora.


Quanto à data base, depois de uma manobra do Paço Municipal, na Câmara, foi aprovado o pagamento da data base sem o retroativo, diferentemente do que foi prometido na chantagem das negociatas do SINTEGO, fazendo muitos acreditar que se aprovada a Reforma da Previdência Municipal, seria pago integralmente, levando os administrativos a mais uma decepção após dois anos sem reajuste salarial.


Sobre o Recesso dos administrativos, recordou que em todos os anos neste período, esta gestão tira o sossego dos trabalhadores com essa maldade infundada. Já em anos anteriores, foi esclarecido que isto é uma ilegalidade, sem nenhuma justificativa plausível, ficando claro que é uma utilização destes servidores como vigias das instituições, sendo que não corresponde as suas funções. Ressaltou ainda a importância da resistência da categoria, não cedendo às imposições, e não abrindo mão deste direito ao recesso integralmente.


O SIMSED foi informado que o Secretário Marcelo foi convocado pela CCJ para prestar esclarecimentos sobre todos esses graves problemas da SME, na Câmara, no dia 19/12/2018, quarta-feira, às 8h, onde o SIMSED realizará uma mobilização para confrontá-lo.

DELIBERAÇÕES:
             Questionar o MP o percentual de responsabilidade do Município e do Estado, no compartilhamento da responsabilidade do atendimento dos alunos do Fundamental 2 – (7º, 8º e 9º Ano)
             Realizar denúncias na ouvidoria do MP, e a outras instâncias,  sobre o descaso da promotora Drª Fabiana sobre o descumprimento do TAC – Termo de Ajuste de Conduta... por não solicitar esclarecimentos sobre os acordos entre Estado e Município quanto à transferência do ciclo 3 (7º, 8º e 9º ano), e por negligenciar frente as denúncias de irregularidades das escolas que irão receber as crianças de 4/5 anos e por não justificar a duplicidade de lotação de Diretores e Coordenadores, contrariando a lei do serviço público.
             Escrever matérias para jornais de maior circulação, denunciando o MP por agir como advogados de defesa da Prefeitura.
             Convidar e Compor uma expedição de fiscalização, juntamente com os Vereadores, Conselho Municipal, Representantes das Famílias, e Meios de comunicação, às instituições que estão recebendo os contêineres como salas, denunciando as irregularidades de adequação do espaço para o atendimento destas crianças.
             Procurar os vereadores para propor os ajustes nas leis referentes ao recesso e a duração da hora-aula;
             Apoiar e incentivar a resistência dos Administrativos quanto ao descumprimento do recesso;
             Reunir com os administrativos após a reunião na CCJ, dia 19/12/2018, para tratar das questão do recesso e data base data-base, esclarecendo toda a manobra para não pagar o retroativo.
             Próxima reunião geral do SMSED, dia 16/01/2019 tendo como pauta o Balanço de 2018 e organização das eleições.
             Construir propostas de emendas para as Novas Diretrizes.
             Protocolar mais uma vez a pauta de reivindicações da Categoria na SME.
             Intervir na reunião do Condi, dia 17/12 às    horas.
Não vamos rebaixar às imposições autoritárias, Vamos juntos à lutar!!
Lutar não é crime!!