quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

NOTA DE REPÚDIO AO OFICIO SOBRE OS SUBSTITUTOS DE DIRETORES E COORDENADORES (CIRCULAR N° 0008/2018/DIRGES)











O SIMSED denuncia e Repudia o Ofício Circular n° 0008/2018/DIRGES, do dia 9/2/2018. Este ofício é mais uma manobra da prefeitura para mascarar o déficit de profissionais da Rede Municipal, com o objetivo de não convocar os aprovados no último concurso realizado no ano de 2016.


A alegação é o Cumprimento do TAC n° 01/2017 - 90° PJ. No entanto, o TAC não prevê tais atitudes, que ferem a legalidade e a moralidade de uma Rede que deveria preocupar-se com o atendimento pleno das necessidades da educação no município de Goiânia, empenhando na qualidade do mesmo.


São inúmeras denúncias veiculadas diariamente nas diferentes mídias, protocoladas no Ministério Público e outros órgãos, denunciando o descaso com a educação no município de Goiânia. Milhares de crianças e adolescentes estão sem o atendimento necessário para a sua formação e pais sem condições de trabalhar por não ter onde deixar seus filhos. Por outro lado, centenas de Profissionais Aprovados no Concurso Público, aptos, disponíveis e ansiosos pela Convocação e ocuparem estas vagas ociosas.


Contudo, sob alegação de que a Prefeitura não tem recursos, argumento infundado, pois a verba para pagamento da Educação é do Fundeb, e já foi repassado e reajustado. Portanto, é com base neste argumento sem fundamento que a SME lança o referido Ofício para driblar o MP e toda a sociedade.
Este Ofício é Ilegal e imoral nos seguintes pontos:


- Em seu texto, demonstra má fé, por não deixar claro os critérios a serem adotados para a lotação dos Diretores e Coordenadores;


- Está dando brecha para que um mesmo servidor seja ocupante de 4 cargos, o que fere a lei do serviço Público; Com o agravante de que, pelo documento a SME não será responsabilizada por isso no futuro, quando recairá apenas aos responsáveis pela lotação e o servidor que assinarem o documento;


- Surgirá a "substituição branca", mesmo que mascarada pelo contrato de substituição temporária, onde o Servidor será "laranja" do temporário.


Prova dá má fé deste ofício é o fato de ele vir quando o ano já estava em curso e os diretores que acabaram de ser eleitos, agora se veem "obrigados" a cumprir uma regra que mudou depois do pleito. Essa é mais uma prova da imoralidade e da falta de transparência da prefeitura, que além de abrir precedentes para um substituto ser coordenação caso nenhum efetivo queira. E ainda maquiam um déficit que sempre vai existir, pois a coordenação é ocupada por efetivos, sempre, ou seja, uma troca de tempos em tempos, caso o processo de escolha seja mesmo democrático. Enquanto um professor está na coordenação, outro efetivo estará na regência e vice versa. Uma verdadeira manobra imoral


O SIMSED orienta os Coordenadores e Diretores a não aceitarem mais esta ARBITRARIEDADE e a ingressarem na luta, não assinando esta lotação imoral e denunciando ao Ministério Público. Essa arbitrariedade poderá inclusive comprometê-los futuramente. O SIMSED oficializou uma denúncia ao MP, exigindo uma fiscalização deste ato indecoroso da Prefeitura que visa driblar o TAC e fugir à responsabilidade de convocação dos Aprovados no último concurso, gerando um transtorno ainda maior. As últimas medidas do prefeito Iris e do secretário Marcelo não visam o interesse pedagógico ou melhoria da qualidade da educação, sendo o único objetivo deles o de convocar a menor quantidade possível de aprovados no último concurso, reduzindo gastos com funcionários, mesmo que seja mantendo o CAOS que todas as crianças e trabalhadores sentem na pele todos os dias.