segunda-feira, 4 de agosto de 2014

DELIBERAÇÕES DA REUNIÃO AMPLIADA DO DIA 02 DE AGOSTO

Assim como foi amplamente divulgado via Blog, Facebook, WhatsApp, no dia 02 de Agosto de 2014 aconteceu mais uma reunião ampliada do SIMSED\Comando de Greve.

Apresentamos aqui as deliberações seguindo a pauta discutida na reunião:
  • Comissão de negociação
Informes:

O decreto que cria a Comissão Permanente de Negociação ainda não existe. O Ministério Público informou que não saiu porque o Sindigoiânia não passou os nomes dos seus representantes que farão parte da comissão.

Dia 07 de julho de 2014 foi entregue ao Ministério Público e à SME o ofício com os nomes dos representantes da categoria (que foram aprovados em assembleia). Em 01 de agosto de 2014 outro ofício foi entregue a estas instituições cobrando repostas em relação a criação via decreto da Comissão e em relação aos processos de sindicância.

Encaminhamentos
  1. Um membro da Comissão irá ao MP e à Secretaria cobrar o decreto.
  2. Se não houver alguma resposta até sexta-feira (08/08/2014) será divulgada uma carta aberta de denúncia ou panfleto e será organizado um protesto por parte da categoria.
  3. Foram sugeridos os seguintes assuntos para serem tratados pela comissão nas reuniões de negociação:
          -Pauta da greve
          -Descaracterização do ciclo
          -Exoneração de servidores
          -Processos de titularidade

  • Processos durante a greve (Simsed, Silas, Sindicância):

Informes:

A prefeitura não retirou os processos de Sindicância dos companheiros Valmer e Antônio. 60 dias é o prazo para que o processo se encerre, mas pode ser prorrogado; 

Processo do Silas: Realizaremos um Ato em solidariedade ao companheiro no dia da audiência de conciliação. A audiência será dia 18 de agosto as 14:00, no quarto juizado. 

Processos contra o SIMSED: estão sendo acompanhados pela advogada Clarissa.

Encaminhamentos:

  1. Buscar mais informações em relação aos processos de sindicância para tomar as providências cabíveis.
  2. Intensificar o apoio aos colegas processados: Antônio, Valmer e Silas.
  3. Intensificar o diálogo com a Dra. Clarissa
  4. Comparecer dia 18 de agosto às 14:00 no quarto juizado no Ato em solidariedade ao companheiro Silas. Mais informações serão apresentadas em breve uma postagem específica.

  • Avaliação da volta as aulas

Informes:

Houveram casos de perda  de dobra.

Muitas escolas estão com déficit funcionários e a SME não está liberando substituições para contratos temporários (somente substituição com vínculo, ou seja, para profissionais que já são concursados da SME e como o déficit muito grande, isso não é o suficiente para suprir as demandas.)...

Muitas instituições discutiram o calendário do SIMSED e aderiram a proposta de reposição.

Alguns locais discutiram e decidiram que preferem trabalhar aos sábados ao invés de janeiro. Como reagir em relação a isso?

Encaminhamentos:

  1. Será elaborado um panfleto para ser divulgado nas instituições com informações acerca da greve e dos problemas no retorno as aulas. O panfleto será disponibilizado no Blog até sexta feira para que cada trabalhador leve à sua instituição e caso queira, visite outras instituições.
  2. Registrar e denunciar ao MP, via ofício, as precariedades enfrentadas como: falta de funcionários, restrição quanto a contratação de substitutos, auxiliares de atividades educativas assumindo regência de sala, abuso da gestão das instituições, problemas na infraestrutura, dentre outras que estão acontecendo nas instituições, deixando claro que a responsabilidade é da secretaria e não dos trabalhadores e que caso uma providência seja tomada no sentido de solucionar os problemas, as escolas serão orientadas a dispensar turmas. 
  3. Incentivar as instituições a produzir bilhetes para a comunidade informando as falhas da secretaria, como déficits, não autorizar substituição, dentre outras.
  4. Em relação aos trabalhadores que exerceram seu direito de greve respaldados pela assembleia mesmo com sua instituição mantendo o funcionamento faremos uma postagem específica em breve.
  5. Enviar um ofício para SME e MP informando instituições com falta de funcionários e caso não resolvam esta situação as turmas serão dispensadas.
  6. Esclarecer no blog que o auxílio locomoção não é pago nas férias.

  • Próxima assembleia
  1. A assembleia que havia ficado pré-agendada para dia 07 de agosto não será realizada. Como a prefeitura pagou o corte de ponto e como ainda temos poucas informações acerca de como andam os processos de sindicância (buscaremos informações esta semana) avaliamos e decidimos que a data da próxima assembleia será definida  na reunião que acontecerá dia 23 de agosto.
  2. Intensificar o trabalho de formação e o diálogo junto a categoria para fortalecermos ainda mais o movimento.

  • Próxima reunião ampliada acontecerá dia 23 de agosto, às 14:00, na Faculdade de Educação. PARTICIPEM!