segunda-feira, 25 de agosto de 2014

CURSO GRATUITO DE FORMAÇÃO POLITICA OFERECIDO PELO SIMSED EM PARCERIA COM A UFG

Curso de formação política 

O SIMSED em parceria com NUPESE http://nupese.fe.ufg.br/ Núcleo de Pesquisas e Estudos Sociedade, Subjetividade e Educação realiza o CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA, curso de Extensão (gratuito) com o tema “EDUCAÇÃO, POLÍTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES” na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. 

O curso terá início nesta quarta - feira, dia 27/08/14,  
Faculdade de Educação da UFG, sala 250 Setor Universitário 
Horário 19h00 às 22h30. 
Os encontros acontecerão uma vez por mês. 

O curso de formação política é importante para que possamos compreender a realidade que nos cerca e criar mecanismos de luta para não nos arrefecermos frente as dificuldades do dia-a-dia. Ele possibilita avançar na consciência e discutir ações que possam trazer melhoria no cenário de atuação direta e concreta em direção à construção de sociedade justa e igualitária. 

A intenção era que o curso fosse para todos os trabalhadores da rede municipal, mas por questões acadêmicas/burocráticas o conselho da FE UFG só aprovou para "Professores". Tentaremos no próximo semestre para todos os trabalhadores da educação . O público alvo são Professores da Rede Municipal de Educação e a disponibilidade é de 35 vagas. Se tiver um número maior de participantes presentes no dia da matrícula poderemos tê-los como ouvintes, e depois "tentaremos" garantir certificado para os mesmos. A certeza de certificação será para os 35 primeiros que chegarem e preencherem a ficha de matricula. 

Profºs. da Rede Estadual, que tenham interesse, conforme quantidade de vagas, também poderão se inscrever. Serão bem vindos! As INSCRIÇÕES serão realizadas APENAS no dia do PRIMEIRO ENCONTRO (27/08) e SOMENTE os INTERESSADOS que estiverem PRESENTES poderão realizá-las. 

Os certificados serão emitidos pela Faculdade de Educação da UFG e terão carga horária de 60 hs. 

Teremos um encontro por mês contando o primeiro encontro como aula inicial. 

O primeiro encontro no dia 27/08 será ministrado pela Profª. Dr. Ângela Mascarenhas e o Profº. Msdo. Aux. Marcos Jerônimo. Todas as informações serão repassadas no primeiro encontro, momento em que também entregaremos o cronograma com as datas dos demais encontros. 

Seguem as datas e material para leitura. É necessário a leitura prévia. 

CURSO DE EXTENSÃO DA LINHA MARXISMO E EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO, POLÍTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES (SME) 

Bibliografia e cronograma de estudos/leituras 

AGOSTO Dia 27/08 - Texto: MARX, K. ENGELS, F. Manifesto comunista (1848). São Paulo: Boitempo, 1998. 

SETEMBRO Dia 17/09 - Texto: MARX, K. O 18 brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2001. 

OUTUBRO Dia 22/10 - Texto: MARX, K. A guerra civil na França. São Paulo: 2011. 

NOVEMBRO Dia 12/11 - Texto: Crítica ao programa de Gotha (1875). São Paulo: Boitempo, 2012. 

DEZEMBRO Dia 03/12 - Texto: MASCARENHAS, A. C. B. Consciência de classe, identidade política e educação. In: MASCARENHAS, A. C. B.; ZANOLLA, S. R. S. (orgs.). Sociedade, subjetividade e educação: perspectiva marxista e frankfurtiana. São Paulo: Alínea, 2011. 19:00 às 22:30 - Sala 252 da FE UFG P.S. 

Vamos disponibilizar uma pasta na XEROX da FACULDADE DE EDUCAÇÃO-UFG, a partir do DIA 15 de AGOSTO. A leitura é essencial, e para que sejam realizadas serão reservadas 40 horas no cronograma geral.