quarta-feira, 18 de maio de 2016

OFÍCIO SOLICITANDO A EXTENSÃO DA VACINAÇÃO CONTRA A H1N1 AOS SERVIDORES DA RME-GOIÂNIA


Goiânia, de abril de 2016.
Ofício nº 05/2016
Senhora Secretária Municipal de Educação, Neyde Aparecida da Silva. 

A par da honra de respeitosamente cumprimenta-la, venho por meio deste, solicitar a extensão da vacinação contra a gripe suína (H1N1) para todos os funcionários da rede municipal de educação.

Temos ciência que vivemos uma epidemia da gripe suína no estado de Goiás, conforme reconheceu o próprio secretário estadual de saúde, Leonardo Vilela, em entrevista coletiva realizada no dia 12 de abril. Em Goiás já foram registrados 24 casos, com 8 mortes confirmadas. 

Devido à urgência da situação, constatada pela epidemia, as secretarias, tanto a estadual como a municipal de saúde, anteciparam a vacinação no estado de Goiás e no município de Goiânia. Foi definido como grupo de risco as pessoas que possuem doenças crônicas e crianças até cinco anos de idade. Porém, é injustificável a não inclusão dos profissionais de educação, particularmente aqueles que estão em contato direto com uma grande quantidade de crianças. 

Na epidemiologia existe um importante princípio, que é o da precaução, que visa prevenir a ocorrência de uma doença que ameaça a saúde. Vemos o claro risco, já que a probabilidade de ocorrência da gripe suína diante do surto epidêmico é considerável, já que foi inclusive detectado casos de óbitos. 

Os trabalhadores da educação, devido ao seu trabalho coletivo em repartições públicas, com grande quantidade de crianças, ou seja, aglomeração de um grande público que faz parte do grupo de risco definido pelas autoridades públicas, podem ser considerados como trabalhadores que laboram em um local de trabalho que pode ser definido como um fator de risco para a propagação da gripe suína. A aglomeração de muitas pessoas em locais fechados, com pouca circulação do ar, é sim um fator de risco que pode contribuir para a propagação da doença. As unidades educacionais podem ser consideradas inseridas no critério da exposição múltipla, pois possui vários fatores que podem causar a propagação da gripe suína. 

Vendo a necessidade de precaver dos riscos para a propagação da gripe suína no município de Goiânia, urge que as secretarias de educação e saúde intervenha para precaver a propagação dessa epidemia. É necessário uma ação preventiva para evitarmos um problema maior em um futuro próximo. As autoridades municipais não podem se omitir diante de tão grave risco e nesse sentido solicitamos a vacinação para todos os trabalhadores da rede municipal de educação de Goiânia. 

Sem mais nada a acrescentar, agradeço antecipadamente. 
Antônio Gonçalves Rocha Júnior Coordenador geral do Simsed