sexta-feira, 29 de maio de 2015

CONFORME AMEAÇADO...O PONTO FOI CORTADO!!!!

Como haviam ameaçado, o corte de ponto foi efetivado. 
Esta atitude da prefeitura demonstra, mais uma vez, o total desrespeito do governo com os trabalhadores, que só exerceram um direito constitucional e legal que é o direito de greve. 
Greve, aliás, motivada pelo desrespeito, descaso, ilegalidades, cortes de benefícios, dentre outras atrocidades cometidas pela prefeitura contra os trabalhadores.
Mesmo essa atitude sendo inaceitável, não nos surpreende, pois em 2014 o mesmo ocorreu, com uma diferença crucial: esse ano a greve foi declara LEGAL, mas quem disse que a prefeitura age dentro da legalidade?????
A prova disso são dois acordos em 2013 e 2014 que foram assinados pelo prefeito e não foram cumpridos. Diante desse fato lamentável... nos resta esperar...
Esperar que a prefeitura cumpra o acordo realizado e devolva o corte de ponto no dia 02/06/2015 (terça-feira).  
Será que a prefeitura vai honrar com esse compromisso?

Reforçamos que amanhã (30/05/2015) haverá uma reunião do Comando de Luta/SIMSED. É fundamental a presença da categoria para discutirmos todas as situações atuais.



quinta-feira, 28 de maio de 2015

CALENDÁRIO DE REPOSIÇÃO E A POSIÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Ao término da greve de 2015 ficou acordado  que cada instituição teria autonomia para elaborar seu calendário de reposição dos dias de paralisação, com bom senso para que os alunos não fossem prejudicados. 
Na última reunião do SIMSED/Comando de Luta (para saber mais, clique aqui)  ficou deliberado que um Grupo de Estudo iria elaborar uma proposta de calendário que viesse a servir como documento orientador para as instituições adaptarem às suas realidades. Entretanto, mais uma vez, a SME demonstra sua intransigência. Apesar de dizer que daria autonomia, a Secretaria tem enviado os apoios regionais as instituições para pressionar e exigir um calendário de reposição que se findasse em dezembro. Que autonomia é essa?

Está claro que a SME não está preocupada com a qualidade do ensino, pois aos sábados a frequência é mínima e o aprendizado dos alunos é prejudicado. Sem contar que, caso seja imposto o encerramento em dezembro, os trabalhadores da educação terão que trabalhar quase TODOS os sábados até o final do ano, o que acarretará sobrecarga e adoecimento da categoria. 
No dia 28/05/2015 (quinta-feira) foi protocolado no Ministério Público um documento sobre a reposição. A Promotora do MP afirmou que cada instituição elaborará o seu calendário de reposição e o apresentará a SME, mas que não cabe a secretaria aprovar ou reprovar este calendário, pois quem irá fazer isso será o MP em reunião com presença do SIMSED, CME, SME e MP. Esta reunião acontecerá após o dia 02 de junho e os casos individuais também devem ser discutidos.

Portanto,  as instituições devem enviar a proposta para a SME com calendário elaborado por elas mesmas, e não imposto pela secretaria!

A proposta de Calendário elaborada pelo Grupo de Estudo foi entregue ao MP junto com o ofício que segue abaixo:

Ofício entregue ao MP:


 Texto completo do ofício

Goiânia, 28 de maio de 2015

O Sindicato Municipal dos Servidores da Educação – SIMSED vem ao Ministério Público com o objetivo de manifestar a sua proposta de reposição para as escolas e CMEI’s que participaram do recente movimento grevista no Município de Goiânia.

O direito de greve foi exercido pelos trabalhadores da educação nesse mês de maio. Conforme reconhecido pelo STF, aplica-se ao serviço público, de maneira análoga a iniciativa privada, a lei 7738/89, conhecida como Lei de Greve, que regulamenta as greves de maneira geral.

Conforme pode ser verificado no texto dessa lei, ela não trata em nenhum momento sobre a reposição de greve e muito menos sobre a reposição de aulas. Dessa forma, a reposição de aulas dos dias parados pelo movimento grevista não possui uma fundamentação sólida no arcabouço jurídico para a sua aplicabilidade, baseia-se muito mais na convenção do que na legislação.

O poder público tem exigido o cumprimento da reposição de aulas baseado no artigo 24 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que diz: "a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar".

Diante da falta de uma legislação clara sobre o assunto, o Conselho Nacional de Educação e a Câmara Deliberativa da Educação, vinculada ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), apresentou o parecer 19/2009, apresentando esclarecimentos sobre o tema.

O parecer inicia com uma apresentação de pareceres anteriores, que em sua totalidade entendem a necessidade de flexibilizar o entendimento sobre o ano letivo. Estabelecem como obrigatório o cumprimento dos 200 dias e das 800 horas como padrão do ano letivo, porém, insistem na diferenciação entre o ano letivo e o ano civil. Defendem que o ano letivo não precisa acompanhar o ano civil. Como base para esse entendimento usa-se o artigo 23 da LDB, que diz: “o calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivo previsto nessa lei”.

Diante do exposto, os trabalhadores da educação do município de Goiânia reafirmam o seu compromisso no cumprimento dos 200 dias letivos e das 800 horas, conforme estabelece a legislação pertinente. Da mesma forma, reafirma que a prioridade para a formulação do calendário de reposição deve ser o bem público e o bom atendimento dos educandos.

Dessa maneira, visando o bom atendimento dos educandos, defendemos que a reposição não seja realizada aos sábados, salvo com exceções e respeitando a autonomia de cada instituição escolar.

Defendemos que não ocorra reposição aos sábados devido a três principais motivos.

O primeiro é a baixa frequência escolar aos sábados.  Na maior parte das escolas a frequência foi muito abaixo da média, conforme pode ser verificado pelas chamadas realizadas com os estudantes nos dias de reposições de anos anteriores. Assim, não justifica ocorrer uma reposição diante do fato de muitos estudantes encontrarem-se ausentes. Tem sido exceção à evasão aos sábados apenas nos dias em que ocorrem atividades diferenciadas, como as festas juninas ou os torneios esportivos, que pelo seu caráter lúdico e excepcional atraem um público escolar mais amplo em dia de reposição. Além do mais, o turno noturno possui uma frequência muito reduzida devido o fato do seu público ser formado majoritariamente por trabalhadores, que devido o cansaço físico não conseguem frequentar as aulas no sábado a noite.

O segundo argumento contrário é o cansaço físico gerado pela reposição aos sábados nos estudantes e nos trabalhadores no decorrer do ano civil e letivo. Os estudantes já possuem uma jornada exaustiva durante a semana. Um dia a mais compromete o período de repouso necessário para o bom aprendizado durante a semana. Estudantes que chegam ao final do ano estudando vários sábados consecutivos chegam a ficar com elevados níveis de stress, conforme atestam pesquisas realizadas com vestibulandos.

O terceiro argumento é o estatuto do servidor público, que veda o trabalho ao sábado. Assim, a lei Municipal estabelece sobre a jornada de trabalho: “Art. 29. Não haverá expediente nas repartições públicas do Município aos sábados e domingos, salvo em órgão ou entidade cujos serviços, pela sua natureza, exijam a prestação dos serviços nestes dias”.

Com base nos argumentos apresentados acima, defendemos que as reposições realizadas aos sábados não contemplam o bom atendimento escolar na maioria das vezes, assim, defendemos que o trabalho ao sábado não é recomendável como dia de reposição, entendendo o interesse público.

Porém, o maior critério para a formulação do calendário escolar deve ser os educandos. A nossa proposta de ano letivo é a extensão para o mês de janeiro e fevereiro, sem contar nenhum sábado no decorrer do ano, a não ser em casos excepcionais, respeitando a autonomia das instituições escolares.

Com base no artigo 23 da LDB, que estabelece que o calendário escolar deve adequar-se as peculiaridades locais, e nos pareceres do Conselho Nacional de Educação – MEC, de que o ano letivo deve ser diferenciado do ano civil, ainda, para o bom atendimento dos estudantes, defendemos que o ano letivo seja estendido para os meses de janeiro e fevereiro de 2016.

Existem precedentes no Município de Goiânia e em outros estados para a extensão do calendário escolar. As duas últimas greves em Goiânia foram repostas em janeiro. Outros estados e municípios da federação também já adotaram o modelo de extensão do ano letivo para o ano civil posterior. Essa é uma prática corriqueira

A reposição não pode ser considerada como uma punição aos trabalhadores grevistas e muito menos aos estudantes, é preciso bom senso para superar esse momento de turbulência motivado pela interrupção da normalidade do ano letivo.

Para finalizar, propomos a criação de uma comissão de discussão entre os trabalhadores da educação, Ministério Público e Secretaria de educação a fim de discutir sobre inúmeras peculiaridades na reposição, como os profissionais que aderiram sozinhos em suas instituições ou situações relativas aos trabalhadores administrativos.

Sem mais acrescentar, apresentamos em anexo a proposta de calendário escolar construída por um grupo de trabalho constituído por profissionais de inúmeras escolas do município.


__________________________

Representante do SIMSED

Proposta de calendário


 
 

sábado, 23 de maio de 2015

DELIBERAÇÕES DA REUNIÃO DO COMANDO DE GREVE E PRESTAÇÃO DE CONTAS

Deliberações da Reunião


No dia 22/05/2015, aconteceu no miniauditório da Faculdade de Educação - UFG mais uma reunião ampliada do Comando de Greve/SIMSED.




Foram feitas avaliações e alguns encaminhamentos:
  • Próxima Assembleia da categoria: 
Dia 12/08/2015
Às 08horas
na SME

  • Próxima Reunião SIMSED/Comando de Luta 
Dia: 30/05/2015
Às 09horas
Na Faculdade de Educação


  • Reposição 
Foi formado um grupo de discussão para refletir a questão da reposição. Caso tenha interesse em participar entre em contato com o Antônio (8135 7167)

Prestação de Contas


Nesta reunião foi feita também a prestação de contas do movimento.


Suspendemos a greve com um total de R$4104,00 arrecadados por meio de doações nos atos, vendas de camisetas, venda de alimentos nas ações.


Na reunião foi discutido o destino deste dinheiro. Ao final ficou deliberado que os profissionais que estão sempre colaborando com o movimento, (desde de 2010) mesmo não sendo servidores da prefeitura, recebessem uma "compensação financeira". 


Sendo assim:


R$1000,00 foram repassados aos advogados 

R$1000,00 foram repassados à assessora de imprensa 

R$500,00 foram passados ao publicitário, porém ele aceitou apenas R$100,00 


O restante, R$2004,00, foi depositado na conta do SIMSED e será usado em futuras ações do movimento.


quinta-feira, 21 de maio de 2015

GREVE SUSPENSA: DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLEIA DE 21/05, PROPOSTA DA PREFEITURA E REFORMA NA CÂMARA

A assembleia iniciou-se com os informes relacionados ao Projeto de Reforma Administrativa e sobre a reunião de negociação realizada dia 20 de maio com a Prefeitura no Ministério Público. A proposta do Paço é a que segue abaixo:




Após a colocação de várias falas, posições e opiniões que expressam o caráter democrático da assembleia foram tomadas as seguintes deliberações:

  • Em uma votação muito equilibrada, que inclusive exigiu contagem "um a um", a maioria da categoria decidiu pela suspensão do movimento grevista;
  • As atividades escolares serão retomadas na segunda-feira, dia 25/05;
  • Na sexta-feira (21/05) acontecerá uma reunião do SIMSED/Comando de Greve às 14 horas na Faculdade de Educação da UFG; Entre outras coisas, a data da próxima assembleia deve ser decidida nesta reunião;
  • Após a assembleia a categoria se dirigiu a Câmara Municipal para acompanhar a primeira votação do Projeto de Reforma Administrativa. 
  • NA CÂMARA: O projeto da reforma passou em primeira votação sem aprovação de emendas da educação. Acompanhe o blog para maiores informações.



Informes sobre a reforma:

Análise parcial em relação a votação na CCJ do Projeto da Reforma Administrativa
Flávia Dayana Almeida Noronha

Hoje, 20/05/2015, ficou comprovado na Comissão Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Goiânia o quanto a população goianiense e os servidores públicos, estão à mercê dos acordos e conchavos políticos entre poder executivo e legislativo. Nenhuma das propostas de emendas específicas sobre a educação, indicadas pelo SIMSED e apresentadas pelo vereador Djalma Araújo, foram acatadas nem pela relatoria ou pelos integrantes da comissão.
Ademais, a própria relatoria sofreu um golpe. Se dizendo aberta ao debate com as bases acerca do que rege o projeto de reforma quanto à carreira do servidor público, foi calada e atropelada pela base governista.
Vamos à lista dos tópicos mais polêmicos?

No exercício da função de dirigente, no primeiro mandato incorpora-se 70% do valor da gratificação, caso permaneça na função por cinco anos ininterruptos no final dos 3 anos de mandato, no entanto não acataram a sugestão de que os secretários acompanhem este valor. Os futuros diretores já não incorporarão nenhum valor de gratificação.
O quinquênio permanece em 10% por cento, mas houve redução de número de oito para sete quinquênios.
O IMAS permaneceu a mesma função anterior ao projeto não havendo mudança.
O retroativo da data base ficou à mercê do prefeito, define-se como pagar por meio de decreto.
O Contrato de resultados permaneceu na sua íntegra com previsão de punição para aqueles que não alcançarem as metas, antecipa-se que há gratificações, porém, não fica claras a sua aplicação e regras.
Fica a cargo da controladoria do município a responsabilidade de julgar os casos disciplinares, desrespeitando o Estatuto do Servidor.
O Gabinete militar não houve supressão, desta forma o prefeito poderá colocar 17 praças e 3 oficiais a sua disposição com ganhos de cinquenta por cento de gratificação sobre sua remuneração.
Serão criadas três secretarias a partir do projeto, porém não se sabe ao certo quais serão suas finalidades e aplicabilidades; houve junção das secretarias de Esporte e Educação. A sua participação é muito importante na luta.


NA SEXTA-FEIRA (22/05) ACONTECERÁ DUAS REUNIÕES DE EXTREMA IMPORTÂNCIA. PARTICIPEM!



quarta-feira, 20 de maio de 2015

REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO, REUNIÃO NA CCJ, ATO UNIFICADO E ATO NA REGIÃO NOROESTE

Terça (19/05) - Ato cultural na região Noroeste

Na terça-feira (19/05) foi realizado no praça da feira do setor Morada no Sol (Região Noroeste) um ato cultural junto a comunidade local.

Foram realizadas muitas atividades de maneira simultânea, deste modo, foi possível envolver toda a comunidade. Tivemos: panfletagem, microfone aberto, pintura de rosto, pula-pula, oficina de pintura e desenho, cantinho da leitura, vivência de capoeira e pilates, etc.




Os servidores também realizaram uma encenação do julgamento do prefeito Paulo Garcia e um bingo.

O ato foi muito positivo, pois além proporcionar diversas atividades para a comunidade local conseguimos dialogar com a população sobre atual situação da educação da RME-Goiânia.

Quarta (20/05) mat - Reunião na CCJ sobre a Reforma Administrativa e Reunião de negociação no Ministério Público

Como as duas reuniões acabaram agora a pouco, os informes serão dados na assembleia de amanhã, quinta-feira, as 8:00, na Secretaria Municipal de Educação (SME). Até porque acontecerá, logo mais, as 17:00 um ato unificado.
Contudo, devemos adiantar que a prefeitura apresentou uma proposta para ser avaliada pela categoria, desta forma, é fundamental que todos compareçam na assembleia de amanhã para decidirmos coletivamente os rumos do movimento.

Cartaz de divulgação do ato de hoje


Cartaz de divulgação da assembleia de amanhã




terça-feira, 19 de maio de 2015

REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO, AMANHÃ (19/05) AS 09H NO MP

Reunião de negociação amanhã (20/05) as 9H no Ministério Público. 


Ao que parece, desta vez estarão presentes o Paulo César, que agora é chefe de gabinete do prefeito, Neyde Aparecida, Conselho Municipal de Educação, Procurador geral. 

A prefeitura parece querer o SINTEGO também sabe-se lá para quê... 
Vamos todos comparecer para botar pressão! 

A prefeitura disse que queria reunir conosco porque alguma coisa iria apresentar. Será mesmo? 


De qualquer forma temos que comparecer para pressionar pois esta negociação será importantíssima para a assembléia de quinta. Quem não puder ou não quiser ir no MP comparecer a câmara municipal para acompanhar a discussão do projeto da reforma administrativa na Comissão de Constituição e Justiça às 8 horas.



segunda-feira, 18 de maio de 2015

INTERVENÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES E REUNIÃO DO COMANDO DE GREVE

Intervenção na Câmara Municipal de Vereadores


Hoje (18/05) pela manhã os servidores municipais da educação realizaram uma intervenção na Câmara Municipal de Goiânia para cobrarem da relatora da Reforma Administrativa, vereadora Dra. Cristina, a inclusão de algumas emendas a esse projeto com o objetivo de evitar que as perdas para a nossa carreira sejam ainda maiores. Inicialmente fomos surpreendidos com a informação de que a data para a inclusão dessas emendas foi adiada para a próxima quarta-feira, dia 20/05, devido a um outro compromisso que a maioria dos vereadores tiveram em Brasília relacionado à Reforma Política (haja reforma). Mesmo assim aproveitamos para fazer uma pressão nos vereadores que não viajaram. Circulamos pela Câmara gritando palavras de ordem e, posteriormente, ficamos aguardando a chegada da vereadora Dra Cristina na porta do seu gabinete. Quando a mesma chegou, nos dirigimos para um dos auditórios da Câmara que praticamente ficou lotado com a nossa presença. Nessa reunião a vereadora expôs os trâmites legais que a reforma administrativa irá percorrer nos próximos dias. Disse que elaborou até agora um relatório parcial e que o próximo passo será fazer um relatório final com o seu parecer sobre as emendas que irá acrescentar ao projeto. Também afirmou que irá acrescentar as emendas que sugerimos a partir do nosso estudo sobre a Reforma, mas avisou que apesar de achar que essas emendas serão aprovadas na Comissão de Constituição e Justiça, que elas poderão sofrer mudanças na Comissão Mista. Disse ainda que o embate vai ser muito difícil por conta da maioria que o prefeito ainda tem na Câmara e que algumas questões foi possível chegar a um consenso com a prefeitura (exemplo: a manutenção do termo "Social" do nosso instituto de Saúde, o Imas), mas que a maioria das outras coisas irá mesmo para a votação no plenário da Câmara, onde o prefeito tem maioria. Ficou muito claro que não resta outra alternativa pra gente: temos que pressionar os vereadores. Todos eles. Até mesmo os da oposição, uma vez que também tem demonstrado simpatia com vários itens dessa Reforma Administrativa, principalmente os que se referem a implementação de uma política de avaliação e controle de resultados, que introduz uma série de princípios meritocráticos na gestão municipal. Temos que abrir os olhos pois da forma como essa Reforma está sendo conduzida nossas perdas poderão ser drásticas e irreversíveis.

Vamos à luta companheiros!






Reunião do Comando de Greve

Durante a reunião foram organizadas as próximas ações assim como a próxima assembleia.

Ato Cultural na Região Noroeste

Como já foi divulgado, no dia 19/05 os trabalhadores da educação irão a região noroeste fazer um ato com a comunidade, onde teremos diversas atividades para crianças (contação de histórias, pula-pula, pintura de rosto, etc.) e para o adultos (pilates, bingo, etc.). 
A atividade foi divulgada previamente na região e a presença e colaboração da categoria na atividade é de fundamental importância. Caso você tenha alguma ideia ou queira contribuir com alguma atividade já sugerida entre em contato com a Herika (8123 0813 ) ou Patrícia (8229 2767).


Há um evento no Facebook (veja clicando aqui), confirme sua presença e convide seus amigos. A participação de todos é essencial!

Ato Unificado GREVE DA EDUCAÇÃO
Goiânia, Aparecida de Goiânia e Rede Estadual

Os servidores das três redes que estão em greve  irão realizar um ato unificado e histórico.


O Centro Acadêmico de Pedagogia da UFG está apoiando e organizando uma oficina de cartazes e faixas para o ato unificado. A oficina acontecerá na terça (19/05) a partir das 18h30min na Faculdade de educação -UFG. Fique por dentro de mais informações sobre o evento pelo facebook clicando aqui.

Outra intervenção na Câmara Municipal de Vereadores

A discussão do Projeto de Reforma Administrativa que deveria ter acontecido na segunda (18/05) e não ocorreu, foi adiada para a próxima quarta feira (20/05). Devido a gravidade das questões impostas por este projeto, em reunião foi decidido que é necessário que um ato seja realizado na Câmara Municipal novamente.
Diante disso, essa atividade foi acrescentada a nossa agenda de mobilização:

Dia: 20/05/2015 (quarta feira)
Horário: 08 h.

PARTICIPE! 
A luta continua mais forte do que nunca!

INTERVENÇÃO NO MEDIDA CERTA, REUNIÃO COM OS ADVOGADOS

INTERVENÇÃO NO EVENTO "MEDIDA CERTA"

Na manhã do último sábado (16/03/2015) os servidores da Educação realizaram uma intervenção no evento do Projeto Medida Certa - Fantástico, que aconteceu no Parque Flamboyant.
O objetivo era denunciar para a comunidade o descaso da prefeitura com os  trabalhadores da educação, que estão em greve a mais de um mês.
A intervenção foi bastante positiva, os trabalhadores levaram cartazes, faixas ,  falaram palavras de ordem e ficaram à frente da caminhada levando a faixa "Caos na Educação". A população demonstrou total apoio deixando claro que também estão descontentes com a gestão atual da nossa cidade.

Veja um pouco da nossa participação na reportagem do Jornal Anhanguera clicando aqui.

Ato realizado, recado dado!!! Não vamos nos calar diante do caos estabelecido, tão pouco vamos aceitar ser responsabilizados por ele. 

A GREVE CONTINUA, PREFEITO A CULPA É TODA SUA!!!!



REUNIÃO COM OS ADVOGADOS DA ABRAPO

Ainda na manhã de sábado ocorreu uma reunião entre os servidores da Educação e os advogados. O intuito da reunião era realizar esclarecimentos jurídicos a cerca de perseguições, processos jurídicos, entre outros. Também foi disponibilizado aos presentes as orientações para abertura de processo para licença aprimoramento em pós-graduação Stricto Sensu, titularidade e progressão horizontal.

Na próxima sexta feira (22/05), às 17 horas na Faculdade de Educação, acontecerá outra reunião com os advogados com a mesma finalidade. Quem tiver interesse compareça com os devidos documentos em mãos.




Em relação aos boatos de corte de ponto, os advogados do SIMSED fizeram um vídeo de esclarecimento:


MOÇÕES DE APOIO

E as moções de apoio continuam chegando demonstrando que a sociedade está ciente do descaso que a educação vem enfrentando assim como deixando claro o apoio a nossa luta.






CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO

E as nossa greve continua. Acompanhe as nossas ações, ajude a divulgação e participe!


A força de um é a fortaleza de todos.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

AGENDA DE MOBILIZAÇÃO

Em reunião realizada na Faculdade de Educação foram discutidas e encaminhadas as próximas ações da nossa mobilização:



Sábado (16/05):



07:30H - Intervenção da caminhada do programa Medida Certa do Fantástico.
Aproveitaremos esse evento de repercussão nacional para divulgar a nossa luta
REALIZADO - Em breve mais informações

Segunda-feira (18/05):

08H - Intervenção na Câmara de Vereadores onde haverá uma reunião da Comissão de Constituição de Justiça para leitura do Projeto de Reforma Administrativa. Os trabalhadores da educação terão 10 minutos de fala e é necessário que pressão seja forte

14H - Reunião ampliada do Comando de Greve/SIMSED para organização dos atos e da assembleia

Terça-feira (19/05): 

Das 15h às 19H - Ato cultural junto a comunidade da região Noroeste. 
Os trabalhadores da educação prepararão diversas atividades para as crianças como: pula-pula, piscina de bolinhas, pintura de rosto, etc. e farão um trabalho junto a comunidade com panfletagem e divulgação da nossa luta buscando apoio dos cidadãos goianienses.



Quarta-Feira (20/05):

Ato unificado EDUCAÇÃO EM GREVE
Goiânia, Aparecida de Goiânia e Rede Estadual de Ensino 



Quinta-Feira (21/05):

08H - Assembleia da Categoria 
na Praça da SME


RESSALTAMOS MAIS UMA VEZ QUE A PRESENÇA MASSIVA DA CATEGORIA SE FAZ NECESSÁRIA EM TODOS OS ATOS



quinta-feira, 14 de maio de 2015

ÚLTIMAS AÇÕES, DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLEIA E DOCUMENTOS IMPORTANTES: COMPARTILHE!

Ações realizadas

TERÇA-FEIRA: 12/05
MATUTINO: VÍDEO DO DESNEURALIZADOR QUE MOSTRA FECHAMENTO DA BR-153


TERÇA-FEIRA: 12/05
VESPERTINO: Ida ao Ministério Público
Após o liberar a BR-153 os trabalhadores da educação foram ao MP e a promotora Simoni Disconsi se comprometeu e enviou o ofício abaixo para a Prefeitura:


QUARTA-FEIRA: 13/05
MATUTINO: HEMOCENTRO
Foi realizada a segunda campanha de doação de sangue e cadastro no banco de doação de medula.

VESPERTINO: REUNIÃO DO COMANDO DE GREVE/SIMSED
A reunião debateu a organização da assembleia. Ao final fomos informados que a prefeitura enviou uma resposta ao ofício do MP. Porém, não havia nenhum avanço em relação aos pontos de pauta.

QUINTA-FEIRA: 14/05 - ASSEMBLEIA DA CATEGORIA


DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLEIA

1- Por votação unânime, a greve continua!


2- A próxima Assembleia da categoria está marcada:

Data: 21/05/2015 (quinta-feira)
Local: SME - Goiânia
Horário: 8:00

3- Próxima reunião do Comando de Greve/SIMSED. 
A reunião é ABERTA A TODOS!
AMANHÃ!!!! 15/05/2015 
Local: Faculdade de Educação da UFG - No mini-auditório
Horário: 8:00

4- Realização de um ato fechando a Avenida Goiás e a Avenida Anhanguera na Praça do Bandeirante




Panfleto entregue na Assembleia


INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS IMPORTANTES:



terça-feira, 12 de maio de 2015

SEM PROPOSTAS DA PREFEITURA, TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO INTERDITAM A BR-153




Gostaríamos de lembrar que amanhã temos a doação de sangue (cartaz acima) e uma reunião do Comando de Greve/Simsed as 14:00 na Faculdade de Educação da UFG.







 FECHAMENTO DA BR-153


Diante da falta de iniciativa da prefeitura em marcar uma reunião de negociação, os trabalhadores da educação protocolaram no início da manhã de segunda-feira (11/05) um ofício no Paço e no MP marcando uma reunião com a Prefeitura para o dia seguinte, terça-feira (12/05) as 9:00, no Paço Municipal.
 
 
Já na terça, a comissão de negociação dos servidores só foi recebida pelo representante da prefeitura Paulo César Fornazier às 10:30. A reunião não durou mais que cinco minutos, pois a prefeitura, novamente, não tinha proposta para os pontos de pauta da categoria.
Diante disso, os profissionais de educação seguiram em carreata rumo a BR 153. No sentido Aparecida-Goiânia, na altura do Paço Municipal, a via foi bloqueada. 
 
O objetivo do fechamento era protestar contra a postura da gestão municipal que, mesmo diante do caos instalado na Rede Municipal de Educação, insiste em ignorar os trabalhadores. O tráfego ficou bloqueado o que causou um congestionamento de mais de 10 quilômetros. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o ato contou com a participação de 200 manifestantes. Após a liberação da rodovia os trabalhadores seguiram em direção ao Ministério Público. 
REUNIÃO NO MP
 
No MP aconteceu uma reunião entre servidores e a promotora Simone Disconsi. Foram reapresentados os pontos de pauta da categoria e reafirmado que não se teve avanços nas reuniões com a prefeitura, que apenas finge que negocia enquanto ignora a pauta de reivindicações. 
RECADO A PREFEITURA: SENTAR PARA TIRAR FOTO COM OS TRABALHADORES NÃO É NEGOCIAR!!!
A promotora se comprometeu a enviar um ofício a prefeitura cobrando informações sobre a pauta, principalmente em relação aos retroativos e a gratificação das auxiliares.
Não vamos nos calar e tão pouco desistir de lutar por nossos direitos. A GREVE CONTINUA, prefeito a culpa é toda sua!!

segunda-feira, 11 de maio de 2015

NEGOCIAÇÃO NO PAÇO MUNICIPAL, PANFLETAGEM E REUNIÃO DE ESTUDO DA REFORMA

Protocolamos nesta segunda (11/05) no início da manhã no Paço e no Ministério Público um ofício informando que amanhã estaremos no Paço Municipal as 09H para negociação da pauta de reivindicações.


A presença de toda a categoria neste ato é de fundamental importância para os rumos da nossa mobilização.

Devido a chuva no período da manhã a panfletagem que seria realizada nesta segunda-feira na Praça do Bandeirante aconteceu no terminal Praça da Bíblia.

Ainda nesta segunda, porém a tarde, aconteceu uma produtiva reunião para estudo do Projeto de Reforma Administrativa. Muitos  pontos que influenciam diretamente na vida do trabalhador foram esclarecidos. O projeto é uma afronta a quem trabalha no serviço público de Goiânia.

A GREVE CONTINUA
NEGOCIA PAULO GARCIA!

sábado, 9 de maio de 2015

CALENDÁRIO DE AÇÕES E REUNIÃO NO IMAS

CALENDÁRIO DE AÇÕES


Às 14 horas do dia 08/05  aconteceu na Faculdade de Educação uma Reunião ampliada do Comando de Greve para definição e organização da agenda de mobilização.

REUNIÃO NO IMAS 

Na segunda-feira, 08/05, por voltas das 08:30, um grupo de trabalhadores se reuniu com a diretoria do IMAS afim de cobrar esclarecimentos e soluções aos problemas relacionados atendimento que os usuários estão recebendo.
Estiveram presentes 5 trabalhadores da Educação, 2 advogadas do SIMSED e 5 representantes da diretoria do Instituto: Cristina Laval (Presidente), Carlos Henrique (Diretor de Credenciamento), Sávio Fernando (Diretor Financeiro), Willian Assunção (Diretor de Comunicação) e Lucimar Pereira (Chefe de Gabinete).

Primeiramente foi feita a exposição das principais denúncias relacionadas à precarização do atendimentos como descredenciamentos, falta de profissionais especialistas em certas áreas, demora par conseguir consultas, médicos que cobram taxas extras, etc. Em seguida foram exigidas explicações relacionadas à cobrança dupla indevida de quem tem dois contratos e do rombo nos cofres do Imas promovido pela prefeitura. De 2002 a 2005 foram recolhidos de contribuição dos servidores um valor equivalente a R$ 16 milhões (sem correção) que não foram repassados para o instituto. Exigiu-se também a punição aos responsáveis pela dívida de 15 milhões deixada pela gestão anterior que, de acordo com atual presidente, já foi sanada. Ainda, foi discutido o CBPMH (Código Brasileiro de Procedimentos Médicos Hospitalares) e a falta de transparência em relação às contas do IMAS.

presidente do IMAS, assim como os demais representantes do instituto, tentaram convencer os trabalhadores que os problemas de atendimento são pontuais e que, no geral, as coisas estão caminhando muito bem. Disseram que a tabela CBPMH foi atualizada para incluir os procedimentos mais modernos e que os valores são negociados com as entidades representantes dos médicos e hospitais.
Sobre o rombo da prefeitura, cobrança indevida, punição dos culpados da dívida de 15 milhões, disseram que os tramites legais estão em andamento.
Os trabalhadores foram desafiados pelo Diretor Financeiro a conversar com os usuários presentes no instituto para encontrar algum insatisfeito. Aceitamos, mas obviamente, ele desistiu.


As explicações da diretoria não convenceram, pois não refletem a realidade que conhecemos. 
Por fim ficou acordado que:
- Continuaremos recebendo denúncias dos vários problemas que os usuários tem tido, assim como verificaremos se médicos e hospitais colocados pelo instituto como "credenciados" estão realizando atendimento;
- Á partir de agosto a prestação de contas do IMAS será disponibilizada em seu site;
- O IMAS participará de audiências públicas que forem convidados.



quinta-feira, 7 de maio de 2015

INFORMES DA REUNIÃO COM A PREFEITURA E ATO UNIFICADO

REUNIÃO DE "NEGOCIAÇÃO" COM A PREFEITURA


Conforme havíamos informado (Clique aqui para acompanhar a postagem sobre a reuniãoaconteceu na tarde desta terça-feira, 07/05, uma reunião dos trabalhadores da Educação com o Secretário Paulo Cézar Fornazier. Novamente, não houve avanço em relação as pautas. 
A única "proposta" apresentada pela prefeitura foi de dar a progressão dos administrativos e iniciar a concessão das titularidades por ordem de deferimento, ambas a partir de junho. A prefeitura continua intransigente e não se senta para negociar com a categoria, mesmo diante de uma decisão judicial!
Repetimos: Cadê proposta para os 30% de gratificação das auxiliares? Para o retroativo da data base dos administrativos? Para os retroativos de Piso e das titularidades? Para as progressões dos professores? Para o cumprimento dos outros pontos acordados na greve de 2013 e 2014? Nossa pauta já foi reduzida a pontos acordados e promessas não cumpridas! Não dá para aceitar que a prefeitura continue não atendendo as nossas reivindicações!
Esperamos que a prefeitura abra um canal de negociação de fato, enquanto isso, os atos continuam e o nosso poder de pressão só aumenta! Na sexta-feira, 08/05, as 14:00, acontecerá uma reunião na Faculdade de Educação da UFG para decidir o calendário de ações de semana que vem.

Ato Unificado
Aconteceu no final da tarde desta quinta-feira, 07/05, um ato histórico. Trabalhadores da Rede Municipal de Educação de Goiânia, da Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiãnia e da Rede Estadual de Goiás se uniram para manifestar o seu repúdio as políticas públicas de precarização da educação que estão sendo impostas por governos em todos os níveis. O ato contou com o apoio da população e a presença de estudantes.

Para que fique claro: Marconi Perillo (PSDB), Paulo Garcia (PT) e Maguito Vilela (PMDB) são todos INIMIGOS DA EDUCAÇÃO!

A manifestação se iniciou as 17:00 em frente ao terminal do Cruzeiro e foram distribuídos panfletos a população. Em seguida, os trabalhadores fecharam a Avenida Rio Verde e seus cruzamentos em três pontos: Terminal do Cruzeiro, e nos dois sinaleiros do Buriti Shopping. 
Em breve, mais imagens da manifestação nesta mesma postagem.