sábado, 9 de maio de 2015

CALENDÁRIO DE AÇÕES E REUNIÃO NO IMAS

CALENDÁRIO DE AÇÕES


Às 14 horas do dia 08/05  aconteceu na Faculdade de Educação uma Reunião ampliada do Comando de Greve para definição e organização da agenda de mobilização.

REUNIÃO NO IMAS 

Na segunda-feira, 08/05, por voltas das 08:30, um grupo de trabalhadores se reuniu com a diretoria do IMAS afim de cobrar esclarecimentos e soluções aos problemas relacionados atendimento que os usuários estão recebendo.
Estiveram presentes 5 trabalhadores da Educação, 2 advogadas do SIMSED e 5 representantes da diretoria do Instituto: Cristina Laval (Presidente), Carlos Henrique (Diretor de Credenciamento), Sávio Fernando (Diretor Financeiro), Willian Assunção (Diretor de Comunicação) e Lucimar Pereira (Chefe de Gabinete).

Primeiramente foi feita a exposição das principais denúncias relacionadas à precarização do atendimentos como descredenciamentos, falta de profissionais especialistas em certas áreas, demora par conseguir consultas, médicos que cobram taxas extras, etc. Em seguida foram exigidas explicações relacionadas à cobrança dupla indevida de quem tem dois contratos e do rombo nos cofres do Imas promovido pela prefeitura. De 2002 a 2005 foram recolhidos de contribuição dos servidores um valor equivalente a R$ 16 milhões (sem correção) que não foram repassados para o instituto. Exigiu-se também a punição aos responsáveis pela dívida de 15 milhões deixada pela gestão anterior que, de acordo com atual presidente, já foi sanada. Ainda, foi discutido o CBPMH (Código Brasileiro de Procedimentos Médicos Hospitalares) e a falta de transparência em relação às contas do IMAS.

presidente do IMAS, assim como os demais representantes do instituto, tentaram convencer os trabalhadores que os problemas de atendimento são pontuais e que, no geral, as coisas estão caminhando muito bem. Disseram que a tabela CBPMH foi atualizada para incluir os procedimentos mais modernos e que os valores são negociados com as entidades representantes dos médicos e hospitais.
Sobre o rombo da prefeitura, cobrança indevida, punição dos culpados da dívida de 15 milhões, disseram que os tramites legais estão em andamento.
Os trabalhadores foram desafiados pelo Diretor Financeiro a conversar com os usuários presentes no instituto para encontrar algum insatisfeito. Aceitamos, mas obviamente, ele desistiu.


As explicações da diretoria não convenceram, pois não refletem a realidade que conhecemos. 
Por fim ficou acordado que:
- Continuaremos recebendo denúncias dos vários problemas que os usuários tem tido, assim como verificaremos se médicos e hospitais colocados pelo instituto como "credenciados" estão realizando atendimento;
- Á partir de agosto a prestação de contas do IMAS será disponibilizada em seu site;
- O IMAS participará de audiências públicas que forem convidados.