domingo, 30 de novembro de 2014

INFORMES REUNIÃO DA COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO COM O PAÇO E DA ÚLTIMA REUNIÃO DO SIMSED

LEMBRANDO A TODOS QUE A ASSEMBLEIA DE QUINTA-FEIRA É COM PARALISAÇÃO. SEGUE O CARTAZ EM WORD COM AVERSÃO EM DUAS PÁGINAS PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO

CARTAZ EM DUAS PÁGINAS PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO - CLIQUE AQUI


SOBRE A REUNIÃO DA COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO:

Estiveram presentes os trabalhadores da educação, os demais membros da comissão de negociação, Vinícius (representante do Ministério Público), Osmar Magalhães (Secretaria de Governo), Paulo Cesar (Secretaria Municipal de Gestão de pessoas - SEMGEP) e Jeovalter Correia (Secretaria de Finanças). Neyde DESaparecida não compareceu.

No início foram lidos os relatórios das reuniões anteriores. Os trabalhadores da educação (SIMSED) cobraram, entre outros pontos, a data base e a progressão dos administrativos, a gratificação dos secretários gerais, a gratificação das auxiliares e o retroativo do piso e titularidades dos professores.

Os representantes do Paço declararam que diminuíram as despesas e estão controladas as as finanças da prefeitura, porém não é possível conceder as questões solicitadas porque as finanças podem voltar a porcentagem de risco estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Porém, informaram que nesta semana, diante principalmente da votação do IPTU e outras discussões com a Câmara Municipal, conseguirão se organizar e levar as propostas já em formato de projetos de lei na próxima reunião. 

Esta acontecerá na sexta feira, dia 05/12/2014, as 11:00, no Paço Municipal.

Abaixo estão as pautas tratadas pela comissão e apresentadas de maneira direta aos membros do executivo.

1. Administrativos:

a) Pagamento da data base e do retroativo
b) Mudança da data base para janeiro
c) Reajuste na tabela de vencimento para que o nível I receba no mínimo 1 salário mínimo, acabando assim com o complemento
d) Titulações e progressões
e) Progressão vertical de 2 em 2 anos e diferença de níveis de 56% (como era no plano dos FAE)
f) Projeto de lei vinculando o reajuste da gratificação dos secretário gerais com a gratificação dos diretores.

2. Auxiliares educativas

a) Pagamento de gratificação de 30% para toda a categoria (concursadas e contratos)

3. Professores

a) Retroativo do Piso
b) Titularidades
c) Progressão horizontal






SOBRE A REUNIÃO AMPLIADA do dia 29/11

INFORMES:

Reunião da comissão de negociação:

Foram falados os informes colocados logo acima.

Jurídico:

Haverão mudanças em relação ao atendimento jurídico do SIMSED. Elas serão apresentadas e discutidas em reunião posterior e serão anunciadas em breve.

Reivindicações:

O projeto de lei para incorporação da regência na aposentadoria dos professores foi protocolado na Câmara Municipal de Vereadores de Goiânia na última quinta-feira (27/11), ou seja, pode ser encaminhado a votação a qualquer momento.

Processos:

Um juiz deu parecer favorável a prefeitura no caso do processo ao SIMSED referente a greve de 2014. Cabe recurso e iremos recorrer. 
Ressaltamos que nem a atitude autoritária da prefeitura em mover o processo e nem a mais absurda atitude do judiciário de acatar o pedido da prefeitura nos intimida. A luta continua normalmente.

LINK DA NOTÍCIA

ENCAMINHAMENTOS

- Será produzido um informativo sobre as conquistas do movimento para ser distribuído na assembleia e nas instituições escolares.

- Será promovido pelo SIMSED uma discussão em relação ao Projeto Escola da Inteligência (Augusto Cury) onde defensores e opositores serão convidados a debater o tema.

-Será realizada uma atividade para apresentação dos filmes sobre Greve da educação produzido pela equipe Desneuralizador. O formato da atividade ainda está em construção.

Realizar confraternização dia 20 (pode acontecer um ato conjunto de lançamento do filme sobre a greve de 2014 e confraternização)

- Acontecerá uma reunião geral e ampliada dia 13. O turno será decidido  na assembleia

Encaminhamentos da Assembleia:

Discutimos algumas sugestões para serem apresentadas na assembleia e dividimos funções e responsabilidades para a organização  e realização da mesma.

Deliberações:

- Realizar um ato após a assembleia
- Levar cartolinas e canetões;
- Levar materiais para promover sentimento de pertencimento dos administrativos a luta (toquinhas, rodos, panelas). Lembrando que na nossa luta administrativos e professores atuam de forma igualitária. 
- Teto da assembleia para as 10:30
- Apresentar proposta de data para reunião específica dos servidores administrativos: 11 de dezembro
- Ir para a assembleia com a camiseta do Caos (será vendida no local)




quinta-feira, 27 de novembro de 2014

PRÓXIMAS AÇÕES DO MOVIMENTO: DESTAQUE PARA REUNIÃO E ASSEMBLEIA

SEXTA FEIRA, 28 DE NOVEMBRO, AS 15:00 

REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO NO PAÇO MUNICIPAL COM A PRESENÇA DA NEYDE APARECIDA (EDUCAÇÃO), OSMAR MAGALHÃES (GOVERNO) E GEOVALTER CORREA (FINANÇAS)

SÁBADO, 29 DE NOVEMBRO



QUARTA-FEIRA, 03 DE DEZEMBRO

ÚLTIMO ENCONTRO DO CURSO DE EXTENSÃO
LOCAL: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFG
HORÁRIO: 19:00


QUINTA-FEIRA, 04 DE DEZEMBRO




ÚLTIMAS AÇÕES REALIZADAS

MANIFESTAÇÃO E CONVITE AO AUGUSTO CURY PARA O DEBATE PÚBLICO ACERCA DA "ESCOLA DA INTELIGÊNCIA": CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A POSTAGEM

RECESSO DOS ADMINISTRATIVOS: VOTAÇÃO AMANHÃ, 26 DE NOVEMBRO - CONFIRA O PROJETO NESTA POSTAGEM: CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A POSTAGEM

Lembrando que o recesso foi aprovado por unanimidade!!! CLIQUE AQUI E CONFIRA A POSTAGEM

AUDIÊNCIA PÚBLICA: FOTOS, INFORMES E ENCAMINHAMENTOS: CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A POSTAGEM






APROVADO O RECESSO DE 15 DIAS AOS SERVIDORES ADMINISTRATIVOS DA EDUCAÇÃO

RECESSO DOS ADMINISTRATIVOS foi aprovado por unanimidade no dia 26 de novembro na Câmara Municipal e agora  segue para a sanção do Prefeito Paulo Garcia.

Nós nunca abandonamos as bandeiras dos administrativos. Desde 2010 lutávamos pelo direito a substituição, que na época alegavam ser ilegal, porém depois concederam este direito. Em 2013 a substituição passou a permitida a partir do primeiro dia da licença e a progressão horizontal passou a ser de 2 em 2 anos (antes era de 3 em 3 anos). Agora está garantido o recesso de 15 dias. 

Sabemos que ainda é muito pouco diante da precariedade que vive esta classe, porém, com o aumento da participação e envolvimento dos administrativos na luta a tendência é que as conquistas sejam maiores em breve!

A luta continua!



MANIFESTAÇÃO E CONVITE AO AUGUSTO CURY PARA O DEBATE PÚBLICO ACERCA DA "ESCOLA DA INTELIGÊNCIA"

Desafio público do SIMSED ao escritor Augusto Cury!

O SIMSED organizou uma manifestação no dia 24/11/14 em uma palestra do escritor Augusto Cury, no Centro de Convenções de Goiânia. O objetivo da manifestação foi o de denunciar a retirada de direito dos trabalhadores municipais e convidar o escritor para um debate público com o SIMSED. Esse escritor oferece um programa de orientação pedagógica para a Secretaria Municipal de Goiânia intitulado Escola da Inteligência (programa que também existe em Aparecida de Goiânia). Foi selado um acordo estimado em R$ 3 milhões com o município de Goiânia, sem contar o valor gasto na aquisição de livros do autor voltados para os estudantes, pais e professores. A questão da Escola da Inteligência foi pauta da greve dos trabalhadores do município que questionaram a adesão obrigatória das escolas e os valores gastos com o programa. Além disso, os trabalhadores questionaram vários aspectos ideológicos e pedagógicos que envolvem a escola da inteligência. Como sempre, a SME agiu de maneira autoritária, selou um acordo com o autor sem um debate apropriado com a comunidade escolar. Esse evento do vídeo foi mais um exemplo das atividades promovidas pela SME, onde não dão espaço para o debate com o autor. Diante disso, o SIMSED lançou o desafio ao escritor Augusto Cury: queremos um debate público com os trabalhadores. O desafio está feito. Segue abaixo o link do momento do desafio.

Link do vídeo mostrando o desafio: SIMSED desafia Augusto Cury para o debate

Em relação a manifestação:

Novamente a SME foi autoritária e não queria permitir a entrada e fala do Simsed com a categoria presente. Marcos Pedro disse que não haveria e necessidade de manifestarmos, já que tínhamos uma audiência marcada com o executivo e que o público presente estaria ali para ver a palestra. 

Mas claro que não iríamos aceitar sermos podados no direito de expressar o nosso descontentamento e conversar com a categoria. Assim, as guerreiras do Simsed tentaram entrar no local da palestra (até porque estavam inscritas), mas a segurança não queria permitir porque portavam cartazes, armas perigosíssimas aos olhos da SME. Claro que foi em vão. Conseguimos entrar.

Na entrada fomos muito aplaudidos e descemos com os cartazes até a frente da palestra. De maneira cortês pedimos a fala e o palestrante disse que antes do encerramento teríamos a oportunidade. Porém, tentaram nos boicotar de toda a forma, sorteando brindes, fazendo o encerramento e inclusive tocando músicas enquanto falávamos. Mesmo assim boa parte dos presentes nos ouviu e demonstrou apoio. Como haviam trabalhadores de Goiânia e Aparecida denunciamos o autoritarismo presente nas duas redes que têm a frente da Educação dois ex-sindicalistas do Sintrego: Domingos Pereira e Neyde Aparecida. Tambpem falamos do decreto e de outros direitos retirados e divulgamos a assembleia do dia 04. 

É importante dizer que não houve nenhum espaço para questionamento e nem perguntas ao palestrante. Diante disso, fizemos o convite ao debate público sobre o projeto da escola da inteligência.















terça-feira, 25 de novembro de 2014

RECESSO DOS ADMINISTRATIVOS: VOTAÇÃO AMANHÃ, 26 DE NOVEMBRO - CONFIRA O PROJETO NESTA POSTAGEM

ATENÇÃO! IMPORTANTE! URGENTE!
Amanhã,quarta feira, dia 26 de Novembro de 2014, a partir das 9 horas, na Câmara Municipal de Goiânia, estará em pauta para 2ª votação o projeto de lei 230 que trata da garantia de recesso de quinze dias para todos os servidores administrativos das instituições da RME Goiânia.
É essencial que todos possam estar presentes na Câmara para pressionar os vereadores pela aprovação desse projeto importantíssimo para todos nós, trabalhadores da educação da rede municipal de ensino de Goiânia, pois é um fruto direto de nossas lutas mais recentes!
Avisem os administrativos e demais colegas!

Este é o Projeto de Lei 230/2014 que precisamos garantir aprovação na Câmara, está na pauta de votação de amanhã, 26/10, a partir das 9h.





domingo, 23 de novembro de 2014

AUDIÊNCIA PÚBLICA: FOTOS, INFORMES E ENCAMINHAMENTOS







Aconteceu uma audiência pública realizada a pedido do SIMSED no dia 20 de novembro de 2014,  no auditório Jaime Câmara da Câmara Municipal de Goiânia. No início, o Vereador Djalma Araújo fez a leitura da justificativa para a sua realização e em seguida chamou os componentes da mesa.

Compuseram a mesa, além do vereador Djalma, o professor Edson Júnior (SIMSED) e Marco Aurélio Alves (Conselho Municipal de Educação). O representante do MP compareceu, mas "desapareceu" antes do início da audiência. Foi registrada pela mesa a presença dos vereadores: Elias Vaz, Virmondes Cruvinel, Jorge de Hugo, Azulim, Carlos soares e do Sintrego. Este último foi vaiado no momento  em que foi anunciado (Houve um pequeno tumulto neste momento).

Os vereadores fizeram uso da fala e expressaram o apoio a causa. Até o vereador Carlos Soares que faz parte da bancada do prefeito se disse incomodado com a situação dos servidores e que é contra o decreto.

O primeiro a expor a situação foi o Professor Edson. Falou do fechamento da EAJA, das turmas do Ciclo 3, das mudanças na escola de tempo integral, do atendimento de Ed. infantil nas escolas e do fato das negociações não caminharem. Em seguida abordou o absurdo que é o novo decreto, pois fere direitos constitucionais. Ressaltou que aceitaremos o decreto e rasgou-o ao final de sua fala!

O próximo a falar foi o representante do Conselho Municipal de Educação. Ele afirmou que estava presente para ouvir as questões e levar para o debate com a SME.

Em seguida os vereadores fizeram uso da fala. Ao término destas foram abertas as inscrições para os professores e administrativos que não relutaram em reafirmar os diversos problemas enfrentados atualmente pelos servidores.

A audiência contou com a presença de pais e também de estudantes. Dois alunos da Escola Municipal Marechal Castelo Branco falaram no microfone e expuseram seu descontentamento com o fechamento do ciclo 3 vespertino em sua escola.

Foi fácil perceber nas falas a preocupação e indignação com a arbitrariedade e irresponsabilidade do prefeito sobre o fechamento de inúmeras turmas, com as mudanças nas escolas de Tempo Integral, com o atendimento inadequado de crianças na educação infantil e também sobre o decreto que corta os direitos dos trabalhadores e fere a constituição brasileira. 

Ao que parece, a prefeitura quer acabar com o Eaja, pois fecha mais e mais turmas a cada ano. Nas escolas de tempo integral querem obrigar os professores a aumentar sua carga horária para 60 horas sem garantir aos servidores o direito de aposentadoria sobre as trinta horas acrescidas, nem horas extras e garantia alguma de estabilidade e exclusividade. Ainda, não constroem CMEIS e dizem que estão dando atendimento as crianças, porém as estão empurrando para as escolas sem o mínimo de estrutura. Sem contar a discussão da questão planejamento: depois de marcarmos audiências e cobrarmos mudanças em relação a ele desde o ano passado, ao que parece, será contado como letivo.

A prefeitura não enviou representantes da SME e tenta justificar as medidas que têm tomado em função de uma crise financeira que vem passando desde o ano passado. Contudo, foram apresentados cálculos de gastos da prefeitura com propaganda em torno de 30 milhões e com a folha de comissionados cerca de 16 milhões. Ora, para isso há dinheiro? Está cada vez mais claro que a prefeitura tenta colocar a responsabilidade da má administração sobre os funcionários municipais e sociedade. 

O Sintrego tentou atrapalhar as discussões o tempo todo com provocações. Ao insultarem os presentes tiveram como resposta o protesto dos servidores que deram as costas em suas falas, fizeram apitaço e disseram que este sindicato pelego não os representa. A maioria dos representantes do Sintrego se retirou da audiência antes do seu término. Os trabalhadores de verdade se mantiveram presentes e ao final das discussões foram realizados alguns encaminhamentos: 

A sugestão do vereador Djalma era realizar uma audiência com Neyde Aparecida, Paulo Garcia e Ministério público. Nós pedimos que seja apenas uma audiência com os três! O SIMSED ficou de apresentar a pauta para essa reunião com as demandas da educação 

Ainda, os vereadores irão organizar uma equipe para visitar as escolas e elaborar um "Dossiê da Educação".

Vão ainda realizar uma audiência com o prefeito na câmara para discutir o orçamento para 2015. Isto, pois o prefeito tem afirmado em entrevistas que Goiânia está com suas finanças sobre controle, o que contradiz suas as ações. Se a prefeitura não tem dívidas porque o decreto? Porque o aumento do IPTU?

Ao final da audiência ainda discutimos a realização do Ato de segunda-feira, algum tipo de reunião ou manifestação exclusiva dos funcionários administrativos, o local e horário da nossa assembleia do dia 04 de dezembro e da próxima reunião do dia 29 de novembro.

Assembleia com paralisação!
04 de dezembro
8:30 da manhã, em frente a SME. 
Lembrando que será paralisação na Rede neste dia.

A reunião para organizar a assembleia e definir a pauta desta (além de outras questões que podem surgir) ficou marcada para o dia 29 de novembro, as 9:00 da manhã, na Faculdade de Educação da UFG.

A reunião dos administrativos irá acontecer no dia 02 de dezembro as 8:00 da manhã na Faculdade de Educação da UFG. Detalhes serão discutidos na reunião do dia 29

Havíamos marcado para segunda-feira um ato na SME, mas diante da mudança das modulações ele acontecerá na própria segunda, porém em outro local: no centro de convenções de Goiânia,  as 19:00, conforme chamado e cartaz abaixo:

Manobras da SME contra a luta dos trabalhadores! 



É urgente a nossa ida até a palestra do Augusto Cury na segunda-feira, as 19:00. Temos que fazer um protesto lá. Não podemos perder esta oportunidade de denunciar os investimentos em palestras e programas furados e também de conversarmos com a categoria a grave situação que nos encontramos.


O motivo principal da manifestação é a nefasta prática da SME em modificar o local das modulações com o claro intuito de evitar qualquer diálogo ou questionamento por parte dos trabalhadores, numa clara tentativa de desarticular a nossa luta. Em uma atitude de má fé, a SME mudou a modulação dos excedentes de lugar com o claro intuito de sabotar a nossa manifestação de segunda-feira que visava questionar o ato arbitrário de fechar escolas ou deixar trabalhadores sem locais para trabalhar. Portanto, transferiram a modulação da SME para as regionais por não possuírem condições de se defender desse ato absurdo contra o sistema de ensino de Goiânia. Diante disso, realizaremos a nossa manifestação em outro local.

Convoquem todos os trabalhadores e até os alunos das escolas que estão fechando o Eaja. Afinal, esta é uma atividade político-pedagógica a ser realizada em horário de trabalho, não é?

Abaixo o decreto! Abaixo a falta de democracia! Abaixo as modificações arbitrárias e autoritárias na RME!




terça-feira, 18 de novembro de 2014

NOVA EDIÇÃO DO DECRETO CORTANDO DIREITOS

Nova edição do decreto cortando direitos. 

O prefeito Paulo Garcia continua evidenciando sua total incompetência administrativa e financeira e reedita decreto mantendo o corte de direitos dos funcionalismo público municipal. Enquanto isso propagandas milionárias em TV e rádio mentindo pra população. Ao final da postagem temos algumas das promessas /mentiras de Paulo Garcia feitas em campanha. Mas, este sujeito sem palavra não cumpre nem o que assina, quanto mais promessas. O decreto anterior está logo abaixo deste. Estude e compare. Iremos aceitar calados? 


Decreto nº 2718, de 14 de novembro de 2014 





Decreto 1248, de 15 de maio de 2014





ALGUMAS DAS VÁRIAS MENTIRAS ELEITORAIS DE PAULO GARCIA - CLIQUE NOS LINKS ABAIXO


VER A PARTIR DOS 13 MINUTOS:
Fala de sustentabilidade, enquanto teve como primeira medida um plano de diretor autorizou a construção em áreas de nascente, prédios gigantescos sem planejamentos em áreas muito densas entre outras porcarias.
Fata de Iptu verde, que mais me parece agora o Iptu vermelho.
Fala de Coleta seletiva e usinas de reciclagem e não consegue nem recolher o lixo na cidade deixando as ruas sujas. A única medida de PG nesta área foi garantir supersalários aos apadrinhados políticos.
Fala de Macambira-Anicuns com conclusão de primeira fase no final de 2012 e na totalidade em 4 anos. Você acredita?


Neste segundo vídeo PG retoma algumas destas mentiras e fala do Transporte, que inclusive tem ido muito bem na nossa capital, não é? E os tais VRT´s? 
Ainda, alguém aprovou a maneira como foram implantadas as ciclovias?
Fala de participação, mas não escuta ninguém, age de maneira autoritária e autocrática.
A partir dos 9:40 temos pérolas: "Coloque a saúde nas mãos do Paulo, deixe a educação nas mãos do Paulo. Ele sabe cuidar, ele é capaz."
E ah... não esquecemos dos 84 CMEIS!

ABSURDO! Será que Goiânia irá aguentar este sujeito até o final do mandato???

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

REUNIÃO DA COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO, REUNIÃO DO SIMSED E NOTA SOBRE A ELEIÇÃO DE DIRETORES

REUNIÃO DA COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO DO DIA 13/11

Aconteceu no dia 13/11 às 16:00hs, no Paço Municipal, a quinta reunião da Comissão de Articulação e Negociação com os Trabalhadores da Educação.

 

 

Inicialmente a comissão foi informadas que não foi possível nesta reunião a presença do secretário de finanças, pois ele está muito envolvido com as mudanças na planta de valores (IPTU). Contudo, devido a necessidade de avançar em relação a algumas questões discutidas pela comissão, a próxima reunião contará com a presença do Secretário de finanças, do Secretário de Governo Osmar Magalhães e da Secretária de Educação Neyde Aparecida. Esta reunião acontecerá no dia 25 de novembro, as 16:00 no Paço Municipal.

Depois desse informe o Rafael do SEMGEP explicou que são 131 titularidades que estão sendo pagas, mas que não tiveram o retroativo. Mais uma vez afirmou que o decreto impede que tanto estas quanto as que ainda nem receberam sejam pagas. Pedimos que ele trouxesse um estudo da quantidade de titularidades e progressões que ainda nem foram concedidas por conta do decreto no intuito de entender o impacto e cobrar um posicionamento em relação a elas.

A reunião teve como deliberação o compromisso do coordenador da comissão de levar as discussões da mesma com as atas, inclusive com a do MP ao final da greve de 2014, para os secretários se posicionarem no dia da próxima reunião do dia 25.

Não houve muito a se discutir, afinal, a reunião que nos interessa será a próxima.

Atas das reuniões da comissão serão anexadas nesta mesma postagem em breve.

REUNIÃO DO SIMSED,  DIA 15/11 (sábado)

A reunião foi extremamente positiva pois contou com a presença e participação de uma grande quantidade de trabalhadores. Isto demonstra que a indignação e nossa força para reagir aos desmandos da SME só aumenta a cada dia.

Algumas fotos da reunião 






Deliberações principais


Fechamento de ciclo, fechamento de eaja, mudanças nas escolas de tempo integral: 

- Um grupo irá até o MP levar um documento e cobrar posicionamento da instituição
- Um grupo irá na SME para verificar como estão construindo as diretrizes e exigir a participação da categoria.
- Todos devem contribuir com a divulgação da audiência pública que acontecerá conforme seguinte cartaz (clique na imagem para ampliar e imprimir).
- Serão realizadas visitas as instituições escolares organizadas via redes sociais.


Assembleia e ações
- Realizaremos uma manifestação na SME na segunda-feira, dia 24 de novembro, dia da modulação dos "excedentes" expulsos de seus locais de trabalho sem aviso prévio ou justificativa plausível. É nosso dever informar a todos os colegas nesta situação deste ato que será melhor organizado no dia da audiência pública.
- Nossa próxima assembleia acontecerá no dia 04 de dezembro. A organização, local e horário ainda serão discutidos.

Eleição de diretores
- Nota de apoio aos candidatos de luta e o perfil que se espera deles será divulgada no blog e redes sociais. - Cada trabalhador pode manifestar seu apoio de maneira particular, mas o SIMSED não emitirá parecer enquanto instituição sobre os candidatos citando nomes.

SOBRE AS ELEIÇÕES PARA DIRETOR(A)


Primeiramente compartilhamos um excelente vídeo sobre gestão democrática de quase duas horas, mas que vale a pena. Reserve um tempinho. Este não é um vídeo somente para pesquisadores ou candidatos a direção nas escolas, mas um grande instrumento de discussão da função social da escola e do trabalhador da educação. Claro, para quem é candidato a diretor ou está indeciso em relação ao perfil de gestor que devemos buscar na escola, assista!



Nota do SIMSED sobre as eleições na Rede

Acontecerá no dia 27 de novembro as eleições para o cargo de diretor das escolas municipais de Goiânia. O período de campanha, que se iniciou em 29 de setembro, é importante a discussão de tomada de posição dentro das unidades educacionais que, muitas vezes, são dominadas por gestores antidemocráticos que visam apenas assegurar seus interesses pessoais e defender os interesses de políticos e do Estado.

Infelizmente, algumas pessoas não têm dado a atenção devida a esse momento tão importante para a nossa categoria. Desta maneira podem perder uma excelente oportunidade de praticar juntamente com alunos, pais, colegas de trabalho e comunidade o envolvimento consciente e crítico que buscamos estimular nos educandos em sala de aula como parte do contínuo processo de formação plena do sujeito, afinal, o pleito eleitoral nas escolas e cmei's são um excelente laboratório de reflexões e aprendizados em relação a forma como percebemos e atuamos na política de maneira geral. 

Não é difícil observar em nossos locais de trabalho os mesmos vícios, trapaças, manipulações e frouxidão de caráter que tanto criticamos no sistema político fora das escolas. Na verdade, esses vícios nada mais são do que uma herança colonial maldita que forjou, ao longo dos séculos XIX e XX, uma lógica política baseada no clientelismo e na troca de favores. Não é apenas nas eleições gerais para os cargos políticos majoritários que o voto de cabresto esta presente. Pelo contrário, ele subsiste até hoje no microcosmo da política que nos cerca em nosso dia a dia, tanto nas eleições para condomínio, associações de bairro, sindicatos, como nas referidas eleições para diretores ou outros tipo de eleições. Essa prática perversa se mostra como uma das mais graves limitações que a democracia representativa brasileira ainda não conseguiu superar, mesmo considerando alguns avanços.

É evidente que podemos fazer do processo eleitoral nas escolas e cmei's de Goiânia o início das mudanças e transformações que tanto almejamos. Mas será que estamos realmente preparados pra isso? Quantos estão realmente dispostos a travar um debate consciente e crítico com os colegas de trabalho e com a comunidade escolar sobre o que é e como colocar em prática a chamada gestão democrática escolar? Vejo muitos colegas reclamarem que o diretor tal é autoritário, ou que a diretora está perseguindo, ou que o Conselho Escolar não é atuante... Porém, em momentos como esse, quantos questionam estas situações? Quantos denunciam diretores que usam a truculência para se reeleger ou a força de seu cargo para apoiar a eleição de algum puxa saco utilizando métodos covardes, desprezíveis e inescrupulosos? Quantos estão dispostos a desmascarar aqueles candidatos e diretores que não passam de hipócritas sedentos pelo poder? 

Pessoas que são capazes de tudo, inclusive mentir, vigiar e até cooptar aqueles que lhes criticam com propostas financeiras. Será possível que vamos assistir calados e participar de pequenas reuniões em que alguns diretores manipulam e distorcem as informações para tirar vantagem e para denegrir seus adversários na disputa eleitoral? Até quando vamos aceitar déspotas que fizeram pré campanha nas salas de aula, sala dos professores e com os servidores administrativos de forma tão descarada? Será possível que vamos ver tudo isso diante dos nossos olhos e vamos ficar caladinhos e quietinhos como verdadeiros cordeiros?

De outra parte, quantos de nós estamos realmente dispostos a votar com base nas propostas de nossos colegas que serão candidatos e não com base na amizade ou em algum favor, vantagem ou arranjo previamente combinado? Quantos aqui escolherão seus futuros diretores levando em conta a coerência entre aquilo que falam e aquilo que praticam, tanto  enquanto candidatos, como antes das eleições, no dia a dia de trabalho? Quantos tomarão essa decisão observando a prática profissional de cada um e não apenas o sentimento de amizade que as vezes nos influencia a escolher alguém que não esteja realmente preparado ou que, uma vez na função, se mostre desprovido de caráter, ética e moral?

E para aqueles mais descrentes com a própria lógica no qual está inserida não apenas as eleições para diretores na RME, mas a própria essência do modelo de gestão escolar que a SME e a prefeitura de Goiânia subverte de acordo com suas conveniências, fica a questão: o que faremos, enquanto categoria, diante disso? Lutar pela implementação de um modelo de gestão que seja realmente democrático nas escolas e cmei's de Goiânia e que atenda aos anseios da comunidade escolar que a elege se constitui como uma tarefa possível? Diante disso, o SIMSED decidiu emitir este posicionamento acerca das eleições.

Companheiros, após duas greves consecutivas é possível avaliar o(a) profissional que se comprometeu com a luta da categoria e demonstrou uma visão ampla sobre a coletividade, democracia e a defesa dos oprimidos. Neste sentido, a discussão acerca das eleições nas instituições escolares deve considerar a estrutura a que ela está inserida. Sabemos que há diversas situações em que os diretores são pressionados a estabelecer vínculos diretos com a SME, amarrar-se a burocracia ou adotar o paternalismo como forma de gestão. Isto demonstra que somente as eleições não representam uma democratização das relações escolares. 

Diante disso é fundamental que o candidato a gestor tenha e estimule a consciência crítica do coletivo e da comunidade de maneira a promover uma política de participação. Nesta perspectiva o candidato deve eleger a luta em prol de direitos e de uma educação pública de qualidade social como um exercício pedagógico e a busca pela democracia como valor.




Durante e após o movimento paredista fica fácil perceber como alguns gestores se colocam como opressores dos demais funcionários, principalmente àqueles que participam de greves. Como é possível estabelecer o trabalho coletivo, a democracia e a participação em um espaço de opressão? Infelizmente muitos gestores reproduzem a mesma postura autoritária e o discurso contraditório da SME a fim de criminalizar, desmoralizar, e desarticular as os trabalhadores com o objetivo de estar no poder. 



É importante dizer que a gestão democrática do ensino público se estabelece nas escolas E nos sistemas de ensino. Pensar em democracia e participação em uma Rede de Educação que não estabelece o diálogo com os trabalhadores, não promove a participação na construção de objetivos e diretrizes, não estimula a participação da comunidade nas decisões, não respeita direitos e persegue trabalhadores parece utópico. Difícil esperar que a escola atue como uma "ilha de democracia" envolta em um sistema de ensino totalmente autoritário. 

É por isso que precisamos nos organizar e atuar no interior das instituições escolares e também ir além deste espaço. Um dos propósitos do SIMSED é estimular a consciência e participação  na luta por uma educação transformadora dentro de fora das instituições e  por isso apoiamos aqueles candidatos que propõem a defesa dos anseios da comunidade escolar e da categoria. Deste modo escolas e ruas serão espaços onde possamos estreitar a relação com o povo e travar a luta pela transformação da educação em Goiânia e no Brasil.

É nosso dever apoiar as candidaturas de diretores comprometidos com a luta!

FECHAMENTO DE CICLO E A REAÇÃO: MANIFESTAÇÃO DE ALUNOS EM ESCOLA MUNICIPAL DE GOIÂNIA!

A Escola Municipal Marechal Castelo Branco situa-se no Jardim Guanabara, faz parte da Rede Municipal de Educação de Goiânia e atende até o ano de 2014 no turno matutino do 7º ao 9º ano e no vespertino do 4º ao 9º ano.

A escola dispõe de 10 salas de aulas no total, quadra de esportes coberta, sala de leitura, ambiente informatizado e laboratório de ciências que também é utilizado como sala para exibição de vídeo. Conta com cerca de 350 alunos em cada turno. Possui no turno vespertino 5 profissionais da Educação com habilitação em Pedagogia e 9 professores licenciados por área de conhecimento: 1 professora de língua inglesa, 1 professora de língua portuguesa, 1 professor de matemática, 1 professor de história, 1 professora de geografia, 1 professor de artes, 1 professora de ciências e 2 professores de educação física.

O perfil da escola é de participação ativa junto à comunidade escolar sustentado a partir do respeito e compromisso com a formação de cidadãos críticos e atuantes na construção de uma educação que atenda aos anseios de pais, professores e alunos.

No final do mês de outubro deste ano o coletivo de trabalhadores da escola foi surpreendido por um comunicado feito pela diretora da escola acerca do funcionamento do turno vespertino para o ano de 2015. Segundo ela a escola deixará de atender ao Ciclo III no turno vespertino, de modo que serão fechadas as turmas de 7º ao 9º ano. De acordo com a diretora, a ordem veio da SME e de modo que deve ser cumprida. 

Ao trazer a questão junto aos pais ficou claro que a necessidade de continuar o atendimento desses jovens sobrepõe a absurda ordem da SME tomada sem nenhuma discussão junto à comunidade escolar. Diante disso, os trabalhadores da escola realizaram um levantamento sobre o funcionamento do turno vespertino em 2014: 

3 salas de 6º ano, com mais de 30 alunos matriculados e frequentes; 90 alunos no total

1 sala de 7º ano e outra de 8º ano, cada uma com mais de 30 alunos matriculados e frequentes. 60 alunos no total

Ou seja,  de imediato a mudança afetaria 150 alunos sem nenhum tipo de consulta. E é claro, também aos trabalhadores da escola.

Foi convocada uma reunião de pais para tratar de assuntos gerais da escola e expor a situação de fechamento dessa etapa do ensino fundamental no turno vespertino. Os pais e responsáveis presentes manifestaram total reprovação ao que estava acontecendo e solicitaram uma reunião com os representantes da secretaria municipal de Educação que aconteceu no dia 05/11/2014 às 18h para que seja reconsiderada a questão do ciclo III na escola. 

Na reunião ficou claro que a decisão foi unilateral por parte da SME. Ela realizou um estudo de rede e disse que seria necessário priorizar o atendimento do ciclo I no período vespertino, já que o III poderia ser atendido em escolas estaduais. Parece que a SME não compreende que progressivamente o município deve assumir a o ensino fundamental e o estado o médio, e não o contrário. Ainda, disse que o atendimento poderia acontecer na própria escola pela manhã, ou seja, ou o aluno muda de turno ou de escola. Ao ser questionada sobre os motivos da comunidade não ter sido informada, chamada para a discussão ou os motivos reais destas mudanças a SME se utilizou dos velhos argumentos legalistas que não passam de desculpas para tomarem decisões autocráticas na busca por economizar recursos.

Pais e alunos têm demonstrado a preocupação em não conseguir matricular-se em outra escola ou para onde irão. Ainda, estão insatisfeitos por terem que abandonar a escola de maneira forçada. Diante disso, espontaneamente os estudantes se organizaram e realizaram uma manifestação na escola no dia 03 de novembro com a participação dos alunos das turmas que deixarão de ser ofertadas no próximo ano. Eles estão debatendo o assunto e questionando como uma decisão que afeta a vida de tantas pessoas desde pais, alunos e profissionais da educação pode ser simplesmente tomada e aceita sem qualquer debate.

Entendemos que o objetivo da escola deva ser atender a necessidade dos alunos e não os caprichos da SME. Sua postura autoritária entre em contradição com o ideal emancipador e democrático da escola. O discurso de “ordens são para serem cumpridas” não pode deixar todos sem reação, é preciso sempre se discutir uma saída que deve respeitar os compromissos com a comunidade escolar. A prefeitura deveria repensar esta mudança sem justificativa e sem discussão e cumprir o que prometeu durante campanha e abrir novas escolas e centros de educação infantil como foi amplamente anunciados pela atual gestão municipal em promessas de campanha. Mas esperar o quê de um prefeito que não cumpre nem o que assina?

Relato de uma aluna da escola “Sou Aluna da Escola Municipal Marechal Castelo Branco desde 2011 e atualmente curso o oitavo ano. Nossa diretora recebeu um ordem da secretaria municipal de Educação dizendo que deveria acabar com o ciclo 3, turmas Gs'Hs'Is. No turno vespertino, temos um grupo de 14 professores e nas minha contas 8 deverão sair da escola. Temos professores mestres e são professores ótimos, como nunca tive em minha vida. Eu sou aluna a algum tempo na escola e agora pode ser que eu não consiga uma vaga ano que vem. O mais chato de tudo é saber que nossos professores capacitados vão ter que sair pra eles imporem as turmas A,B e C” 

Relato de Mão de aluna: “Sou mãe de 02 alunos do turno vespertino, turmas F e G . Confesso que essa notícia nos pegou de surpresa. Estou extremamente preocupada com essa decisão vinda da Secretaria da Educação sem nosso conhecimento. Meus filhos e vários alunos correm o risco de perderem as vagas porque no turno matutino já tem alunos suficientes” 

Fotos da Manifestação dos alunos





Reunião com as famílias





Lembrando que a situação da Escola também será discutida na audiência pública no dia 20 de novembro, segue abaixo o cartaz