quinta-feira, 7 de março de 2024

TODO APOIO À GREVE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)!

 





O Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia – SIMSED – expressa o seu total apoio à greve da UEG, pois essa representa a luta em defesa de uma educação pública superior, gratuita e de qualidade.


Há anos, a UEG tem sido sucateada pelos mais sucessivos governos de turno. Inicialmente concebida como uma promessa de avanço na educação superior em Goiás, a instituição nunca recebeu o apoio adequado para prosperar. Suas instalações físicas permanecem precárias e seus profissionais não são devidamente valorizados. A situação é ainda mais complicada devido à redução do apoio financeiro do governo, que só agravou os seus problemas.


É evidente que uma educação superior de qualidade exige investimentos significativos em bibliotecas, laboratórios, pesquisa e outras áreas, algo que tem sido negligenciado. Diante dessa precarização, os docentes da UEG estão justamente reivindicando seus direitos através desta greve. Muitos professores doutores recebem salários como mestres ou especialistas, muito abaixo do esperado para suas qualificações, evidenciando a falta de valorização e incentivo à formação acadêmica.


Os docentes, organizados de forma autônoma, puxaram o movimento grevista. De forma absurda, o judiciário tenta criminalizar essa ação, rotulando-a como ilegal. Na verdade, o que é ilegal é a política de desvalorização e sucateamento da educação pública e de seus profissionais.


Portanto, o SIMSED declara seu total apoio à greve dos docentes da UEG e convoca a sociedade a se unir em solidariedade a esta causa, que busca uma educação pública e de qualidade para todos.