domingo, 9 de abril de 2017

INFORME SOBRE A REUNIÃO DO COMANDO DE GREVE - SIMSED REALIZADA DIA 08/04/2017



Em reunião lotada do Comando de Greve, dia 08/04, foi debatida a seguinte pauta: Informes; Análises sobre a situação política; Avaliação e Encaminhamentos da greve deflagrada na Assembleia do dia 06/04.

Nas análises políticas apresentadas foi ressaltado: o momento político e econômico que vivenciamos. Desde a crise de 2008 nos EUA, vem se desdobrando em ataques encadeadas de pressão e instabilidade, intensificando a superexploração do trabalho, tornando um momento de ofensiva à classe trabalhadora. Muitos alimentam uma série ilusões, dentre elas, no processo eleitoral, como solução em detrimento da luta de classes. O pensamento legalista que ainda permeia parte da categoria, dificultando a adesão à greve; concluindo as análises, chegaram à conclusão de que este é sim o momento da greve. “Ou nos posicionamos agora, ou não teremos mais por quê lutar!”

Advogados da ABRAPO estiveram presentes, sendo a pauta interrompida com os esclarecimentos feitos pelo Dr. Hugo sobre o direito de greve e sobre a legalidade de diversos pontos do movimento grevista. Os Advogados se dispuseram a fazer um vídeo e um texto explicativo para ser divulgado para categoria. Concluindo, ressaltaram que a greve é um movimento essencialmente político .

Discutiu-se que, apesar do papel desmobilizador do Sintego, soltando uma nota dizendo ter feito acordos com o Secretário da Educação (mesmo que não houvesse nenhum documento assinado), a Assembleia foi muito positiva, constituiu-se em um lugar democrático em que as pessoas tiveram ampla oportunidade de fala, assim como defesa de suas propostas favoráveis ou contra a greve. Onde democraticamente a maioria, por contraste visual optou pela Greve Geral.

Após esse momento foram apresentadas propostas de encaminhamento da Greve Geral, ficando definido as ações:

- ato / manifestação no dia 11/04/17, às 8h na praça da Catedral Metropolitana;
- ato dia 12/04/17, às 8:30h no Paço Municipal, em apoio aos Aprovados no concurso, pela imediata Convocação de todos para a cobertura do déficit;
- ato nacional no dia 28/04/17 contra a reforma da previdência.
Outros encaminhamentos:
- criação de um canal no you tube com duas publicações semanais sobre a educação da RME e o movimento grevista;
- confecção de panfletos e panfletagem nas escolas e nos atos;
-confecção de panfleto ressaltando os ganhos das greves;
- uso de carros de som  nos bairros nas feiras, por regiões.
- formação de equipes de visitas às instituições que não aderiram à Greve, chamando todos para o engajamento na luta;
- formação das comissões para as ações do Comando.
-Doação de sangue no Hemocentro 20/4 das 8:30 às 17:00h
- Acompanhar a agenda do Prefeito Secretário da Educação;
- Produzir artigos e enviar aos jornais O Popular e Diário da Manhã;
- A próxima reunião do Comando de Greve ficou marcada para o dia 17/04 às 18:30 h.