terça-feira, 27 de setembro de 2016

RESULTADOS DA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A MINUTA DE ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESULTADOS DA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A MINUTA DE ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 
A audiência pública realizada no dia 26/09/16 no Teatro Madre Esperança Garrido foi um momento de luta em defesa da Educação Infantil. Os trabalhadores da educação compareceram em massa, nesta que foi uma segunda audiência pública convocada pelo CME.
Mesmo com todas as tentativas de boicote os presentes disseram "não" a minuta de organização da Educação Infantil proposta pelo Conselho. Na audiência foram distribuídos cerca de mil panfletos, abertas faixas, cartazes, etc. Os trabalhadores gritavam palavras de ordem e marcaram posição se mostrando presentes e combativos. 
A audiência contou com pais e mães que deram o seu relato sobre a importância de uma educação de qualidade. Foi emocionante ver uma mãe falar que vai lutar e mobilizar toda a comunidade contra a minuta do CME. 
O Conselho Municipal de Educação mais uma vez agiu por manobras. Dividiram a audiência em discussões sobre os capítulos da minuta para tentar impedir a discussão da totalidade do documento. A proposta de trabalho realizada não contemplou o diálogo e debate sobre os pontos críticos da minuta, mas apenas focou a exposição das ideias sem posicionamento concreto do Conselho em relação as mudanças. Mesmo diante disso os trabalhadores conseguiram desmascarar o que há por trás da minuta e questionar seus vários pontos críticos.
As escolas particulares também tiveram representantes presentes, já que também se sentem lesados pela minuta proposta. 
O SIMSED deixou claro sua posição em relação a três pontos levantados pela minuta: 
1. Não aceitamos a superlotação dos agrupamentos. 
2. Não aceitamos a retirada das auxiliares de atividades educativas.
3. Defendemos a Educação Infantil como terreno do pedagogo.
O SIMSED apresentou a seguinte proposta: realização de uma terceira audiência pública para que o CME apresente os resultados de uma consulta pública e que esta minuta não seja aprovada. O CME manobrou e não definiu a data da nova audiência afirmando que só vai se posicionar sobre isto depois da reunião do Conselho.
Foi fundamental a presença de todos os trabalhadores que não recuaram e demonstraram sua disposição para a luta contra a precarização da Educação Infantil. 
O SIMSED convoca todos os trabalhadores a comparecerem e participarem das próximas ações em defesa da educação infantil cobrando uma nova audiência e um debate público. 
Converse e alerte sua comunidade acerca do debate que vem ocorrendo sobre a Minuta. É importante que os pais e responsáveis tenham conhecimento e se mobilizem também para a defesa da educação infantil. 
OUSAR LUTAR! OUSAR VENCER!