quinta-feira, 29 de setembro de 2016

NOTA DO SIMSED EM APOIO AO PROFESSOR THIAGO OLIVEIRA MARTINS! ABAIXO A CRIMINALIZAÇÃO DOS QUE LUTAM!

NOTA DO SIMSED EM APOIO AO PROFESSOR THIAGO OLIVEIRA MARTINS! ABAIXO A CRIMINALIZAÇÃO DOS QUE LUTAM! 
 
O SIMSED repudia a ação de intimidação perpetrada pela Polícia Militar contra o professor Thiago Oliveira Martins, presta solidariedade ao mesmo e exige punição ao P2 Jacinto. 
 
O professor Thiago Oliveira Martins é um lutador das causas populares e da educação. Participa das lutas contra as Organizações Sociais e por esse posicionamento político está sendo intimidado pelo Estado. O governador Marconi Perillo vem mais uma vez empurrar goela abaixo as privatização das escolas. Ele havia marcado a qualificação das Organizações Sociais para o dia 19 na Secretaria de Educação, na Avenida Anhanguera. Os estudantes convocaram uma manifestação para esse dia. 
 
Sem tardar, o governo transferiu a atividade para o dia 21 e em um local ermo e de difícil acesso, o Centro Cultural Oscar Niemeyer, onde o prédio foi reforçado com a tropa de choque para impedir qualquer manifestação com balas de borracha, bombas e cassetetes. Mesmo com toda essa situação de repressão, os secundaristas de algumas escolas estaduais de Aparecida de Goiânia fizeram uma manifestação espontânea na Avenida Rio Verde. O movimento estudantil demonstrou o seu papel como uma força autônoma. Com consciência foram para as ruas, independente da adesão e movimentação dos professores, a resistência aconteceu movida pelos secundaristas, que fizeram do dia 21 um dia de luta. 
 
Não conformados com a quebra do consenso, mesmo com todo o aparelho de repressão agindo a pleno vapor, pois não puderam prever essa movimentação espontânea dos estudantes, o Estado passou para a via da intimidação aberta daqueles que eles consideram como uma ameaça. Foi assim, que o Policial Jacinto, do serviço de inteligência da Polícia Militar (P2), adentrou na Escola José Alves de Assis e passou a intimidar e ameaçar abertamente o professor Thiago Oliveira Martins. A cara de pau foi tão grande e o sentimento de impunidade e de respaldo dos superiores, levou o P2 Jacinto ameaçar o professor na frente de todos os seus outros colegas de trabalho. Essa ação ilegal exige uma dura punição ao policial, pois ameaça e intimidação são crimes. Essas ações não fazem parte das atribuições legais da função de um policial e se nenhuma medida for tomada para punir as atividades ilegais praticadas por policiais, tornará evidente mais esse crime do Estado, a sua conivência com o crime, que se dá de maneira organizada e balizada pela farda. 
 
Exigimos esclarecimentos do governo de Goiás sobre esse caso absurdo. Encaminharemos essa nota para a Corregedoria da Polícia Militar, para o Ministério Público, para a Assembleia Legislativa, com o objetivo de saber o posicionamento desses órgãos diante dessa ação intimidatória. 
 
Prestamos a nossa solidariedade ao professor Thiago Oliveira Martins e afirmamos que qualquer coisa que acontecer com ele a responsabilidade direta recai sobre as mãos do governador Marconi Perillo.