sábado, 19 de março de 2016

DIA DE PARALISAÇÃO MUNICIPAL: INFORMES, IMAGENS E ENCAMINHAMENTOS

Dia de Paralisação e Luta na Rede Municipal de Educação de Goiânia

No dia 16/03/2016 aconteceu um dia de paralisação e luta dos trabalhadores da educação do município de Goiânia (Saiba mais clicando aqui).

Manifestação na sede do Imas 

Pela manhã, os trabalhadores da educação realizaram um ato  no IMAS protestando e denunciando a situação caótica em que o plano se encontra.
Um grupo de psicólogos participou e levou as suas demandas. Este grupo foi informado de que o presidente do IMAS não estava lá. Os servidores da educação tentaram entrar no prédio para tentar o diálogo e protocolar um ofício, mas foram impedidos.  A Guarda Municipal TRANCOU  os portões de um prédio público e impediu a entrada dos trabalhadores.


Diante dessa atitude  os servidores encenaram o assassinato do IMAS. A cena do crime foi isolada, a rua fechada. Os trabalhadores estão a mercê de um plano de saúde que não tem atendido as necessidades mínimas.

Em menos de cinco minutos após o fechamento da via os trabalhadores foram informados que, caso abrissem a rua, o presidente iria descer para conversar. Resolveu aparecer.

O presidente desceu, mas permaneceu do lado de dentro do prédio, escoltado pela guarda. Escutou as demandas dos trabalhadores que protocolaram um ofício com as demandas.


Neste dia também foram colhidas denúncias dos usuários para levar, novamente, ao Ministério Público.


Plenária na Faculdade de Educação da UFG

Já no período da tarde, as 14:00, aconteceu uma plenária envolvendo servidores da Rede Estatual de Ensino, Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia, Rede Municipal de Educação de Goiânia e estudantes secundaristas. O objetivo era unificar a luta em defesa de uma educação pública, gratuita e que sirva aos interesses do povo. Compuseram a mesa o Mobilização dos Professores de Goiás, o Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia, o SIMSED e uma estudante secundarista.

Após a fala dos integrantes da mesa foi aberto um momento para intervenção dos presentes. Dos debates ficou encaminhado de se realizar uma atividade conjunta destes trabalhadores e estudantes no dia 1º de maio e organizar a greve regional deste coletivo de trabalhadores da educação e estudantes para ano que vem.

A unificação da luta é extremamente importante, ainda mais quando se vê uma política generalizada de sucateamento da escola pública e de corte de direitos dos trabalhadores.