segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

INFORMAÇÕES SOBRE O DECRETO E O 1º ENCONTRO PEDAGÓGICO

SOBRE O DECRETO

Segundo a Prefeitura de Goiânia o decreto NÃO MUDA os pontos acordados na greve com a categoria. Sendo assim, disseram que as titularidades e titulações continuarão sendo pagas, assim como pagarão os 15% restantes da gratificação das auxiliares. O concurso público, apesar do atraso, também está mantido, entre outros pontos que podem ser vistos clicando aqui.

Em relação ao piso do magistério a prefeitura alegou que não foi divulgado o índice oficial do MEC, o que inviabilizou o reajuste para janeiro, contudo, afirmaram que irão reajustar em fevereiro com retroatividade a janeiro.


SOBRE O 1º ENCONTRO PEDAGÓGICO


As inscrições estão encerradas!

Na próxima quarta feira (13/01) terá início o 1º Encontro Pedagógico SIMSED/Comando de Luta. O encontro acontecerá na Faculdade de Educação da UFG (Endereço: Rua 235, 307 - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, 74605-050).

Pedimos a todos que não se atrasem para o credenciamento no primeiro dia, EVITE FILAS, NÃO CHEGUE NA ÚLTIMA HORA!

Faça a escolha dos seus mini cursos com antecedência e chegue cedo, afinal, as vagas são limitadas e as inscrições por ordem de chegada
Segue abaixo, novamente, a programação do encontro assim como a relação final dos mini cursos.

HORÁRIO
13 DE JANEIRO

07:00 - 09:00


Credenciamento

09:00 – 09:30

Sessão de abertura

Coordenação: Profª Drª Sandra Valéria Limonta (UFG)

Mesa: Daniel Cardoso, Márcia Andrade e Renato Régis


09:30 – 12:00

Conferências de abertura:

O Banco Mundial e as políticas públicas de educação no Brasil.
Profª Drª Sandra Valéria Limonta (UFG)

Formação de professores: concepções e perspectivas
Prof. Drª Katia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva (UnB)

Coordenação: Márcia Andrade e Sandra A. F. Camargo


13:00 – 14:00


Mostra fotográfica: Registros de luta

Coordenação: Nicácia Severino e Maria Emília


14:00 – 18:00

Conferência: Educação em tempos de crise: luta e resistência dos trabalhadores

Profª Drª. Miriam Bianca do Amaral Ribeiro (UFG)
Fausto Arruda (Jornal A Nova Democracia)

Coordenação: Carolina Nogueira e Daniel Cardoso


18:00 – 19:30

Esclarecimentos jurídicos sobre direitos e ações trabalhistas com a ABRAPO

Coordenação: Advogados Fernanda Ferreira a Hugo Escher


19:30 – 22:00

Sessão cinema com debate: The wall – O filme

Coordenação: Fernando Peixoto e Ney Gonçalves


HORÁRIO
14 DE JANEIRO

08:00 – 12:00
Intervalo:
10:00 às 10:20

Minicursos I

13:00 - 14:00

Financiamento da luta dos trabalhadores da educação: novas estratégias

14:00  – 18:00
Intervalo:
16:00 – 16:20
Minicursos II
18:00 – 22:00
Sarau e apresentação musical

HORÁRIO
15 DE JANEIRO

07:00 – 08:00

Exibição do filme: Greve na Educação em Goiânia: resistência e luta.

Coordenação: Gabriel Vilela “Desneuralizador”

08:00 – 12:00
Mesa Redonda:

Privatização e militarização da educação pública
Antônio Gonçalves Rocha Júnior (SIMSED)
Renan Gonçalves Rocha (IFG-Goiás)
Ronieri Rodrigues (Estudante - UFG).

Coordenação: Silas Cézar e Raquel Salomão.


13:00 – 14:00

Apresentação cultural: palco livre

14:00 – 18:00


Debate: perspectivas e rumos para o movimento dos trabalhadores da educação

Daiane Ribeiro Andrade (SIMSED)
Prof. Dr. Fernando Lacerda Júnior (UFG)
Luciano Ferreira (MPG)
Raquel Salomão (Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia).
Dois representantes dos Estudantes Secundaristas

Coordenação: Edson Júnior e Mariana Teodoro.


18:00 – 21:00

Avaliação do I Encontro Pedagógico




Minicursos:

14/01 - Matutino:


1. Atividades circenses e Educação Física: Possíveis Diálogos -Marília Teodoro de Leles.

2. Xadrez como uma estética de si - Marcos Alves Lopes.

3. Neotecnicismo Educacional e Contrarreformas Educacionais - Antônio Gonçalves Rocha Júnior.

4. Coco de Roda: vivência e perspectivas para a desconstrução dos preconceitos étnico-raciais na escola - Cleber de Sousa Carvalho.

5. História do movimento operário - Daniel Cardoso Ribeiro.

6. Educação e surdez: os desafios do trabalho docente com crianças surdas - Jussimária Almeida Santos.

7. Badminton nas escolas - Saulo Soares da Silva e Marianne Sousa Soares.

8. Direito à Educação: Chamada Pública como Política para Acesso e Permanência de Educandos na EAJA - Antônio Carlos dos Santos.

9. Concepções de Letramento Informacional na Prática Docente da Educação Infantil - Simone Dorneles de Castro.

10. Gestão democrática na Rede Municipal de Educação de Goiânia: existe? - Hugo Alves Rincon.

11. Cultura Afro, África e a lei 10639/03 - Sara Hyaponnira Louzeiro Rocha.

12. 
Educação Infantil: desafios e possibilidades - Lorena Borges Almeida, Aline Araújo Caixeta da Silva e Maria Aparecida Costa

13. Progresso e retrocesso histórico no contexto dos conflitos da sociedade contemporânea - Walquiria Hiller

14. Ideologia de gênero? - Hugueth Leonnard Cassimir 

15. Análise crítica da mídia - Jane Darley Alves dos Santos

14/01 - Vespertino:

1. Atividades circenses e Educação Física: possíveis diálogos -  Marília Teodoro de Leles.

2. O ensino de gêneros textuais e as sequências didáticas - Cristhiane Gomes dos Santos.

3. Neotecnicismo Educacional e Contrarreformas Educacionais - Antônio Gonçalves Rocha Júnior.

4. História do movimento operário - Daniel Cardoso Ribeiro.

5. Badminton nas escolas - Saulo Soares da Silva e Marianne Sousa Soares.

6. A educação do educador - Daniel Alves Lopes.


7. Decadência do capitalismo teoria da crise e luta de classe - Ney Gonçalves.

8. Concepções de Letramento Informacional na Prática Docente da Educação Infantil - Simone Dorneles de Castro. 


09. Gestão democrática na Rede Municipal de Educação de Goiânia: existe? - Hugo Alves Rincon. 

10. Transexuais na escola: debate de gênero com discentes - Sara Hyaponnira Louzeiro Rocha.

11. Do FAE para o TAE: as mudanças no plano de carreira dos trabalhadores administrativos e a necessidade de avançar a luta - Márcia Andrade e Renato Regis.


12.  Fotografia em ambiente escolar - Audnã Abreu Silva

13. Direito à alimentação: desafios e perspectivas - Eduardo Gonçalves Rocha

14. A função social do professor e a construção da sua identidade política - Núbia Vieira Teixeira e Sandra Almeida Ferreira Camargo