quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

1º ENCONTRO PEDAGÓGICO DO SIMSED/COMANDO: UM EXCELENTE EVENTO QUE PEDE CONTINUAÇÃO!



Acompanhe neste post um pouco do que foi o 1º ENCONTRO PEDAGÓGICO SIMSED/Comando de Luta: "Na luta por uma educação transformadora".
O evento aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2016, na Faculdade de Educação da UFG, resultado de uma parceria entre os trabalhadores da RME-Goiânia e Universidade Federal de Goiás (UFG). Diante da resposta positiva do público, espera-se um 2º encontro!!!

O evento foi aberto a todos os profissionais da Rede Municipal de Educação de Goiânia e foi autorizada a participação de profissionais de outras redes. A inscrição era gratuita e o certificado de 40 horas.




QUEM CONSEGUIU 75% DE FREQUÊNCIA MAS NÃO PEGOU O CERTIFICADO NO ÚLTIMO DIA DO EVENTO, PODERÁ PEGÁ-LO NA PRÓXIMA REUNIÃO DO SIMSED, QUE ACONTECERÁ DIA 30 DE JANEIRO, ÁS 14H, NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UFG.


Para oferecer uma educação de qualidade é essencial que os educadores estejam em constante aprimoramento. O encontro proporcionou momentos de aprendizado, trocas de experiências e pôde aprofundar os conhecimentos dos participantes sobre os temas atuais que envolvem a luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade. Foram realizadas conferências, debates, apresentações culturais e artísticas, orientações jurídicas e minicursos. 

Confira a seguir depoimentos de alguns educadores que participaram do Encontro Pedagógico:

Giliane Bonfim Pereira, professora do CEI Mãe Dolorosa, diz que “o primeiro Encontro Pedagógico do SIMSED, foi um momento e espaço para a formação de profissionais da educação em seu sentido mais amplo. Não apenas uma formação enquanto profissional, mas uma formação política e social, de trocas de experiências e novas aprendizagens, nos tornando sujeitos cada vez mais críticos diante da realidade que vive a classe trabalhadora. Cada um não saiu a mesma pessoa, levou consigo pensamentos e ideias que irão influenciar positivamente na sua prática e na sua vivência enquanto educador e enquanto ser humano”.

A professora Claudivania Martins da Silva, do CMEI Minervina Maria de Sousa, disse que: “só tenho a agradecer pela grande oportunidade que tive de estudar e me preparar com essa equipe, não poderia ter obtido uma experiência mais positiva, professores extremamente focados em ajudar, sempre presentes, solícitos e com um potencial inigualável”.

“Para mim, foi honroso participar da construção e execução de um encontro para formação dos trabalhadores da educação, onde as ações foram pensadas pelas bases, partindo de um contexto em que atuamos, debatendo a estrutura em que estamos inseridos, nada imposto de cima para baixo, o que favorece a aplicabilidade em nossa prática, mas que nos faz sentir sujeitos ativos, importantes e principalmente reflexivos, que são os objetivos que sempre propomos alcançar com nossos alunos.” Herika Otoni Mendonça, professora na Rede Municipal.

Dalciene Santos de Souza Cruz, da Escola Municipal César da Cunha Bastos disse que o curso foi bastante proveitoso. “Há tempos que eu não vivenciava uma formação profissional tão politizada quanto esta. Obrigada a cada companheir@ do SIMSED, pelo compartilhamento de conhecimentos, informações e mediação com a categoria de trabalhadores da educação de Goiânia”.

O professor Michel Franco Ferreira, da escola Municipal Lonísia Naves de Almeida, afirma que “foi honroso para mim este encontro pedagógico, onde pude compartilhar as angústias e esperanças na educação, com colegas que lutam e primam por uma educação pública de qualidade, onde o foco é o aluno, devendo este adquirir as mínimas condições de criticidade, colaborando assim para uma sociedade autônoma e livre”.

“O Encontro Pedagógico superou minhas expectativas. Parabéns!”. Michelly Garcia de Moraes, professora na Escola Municipal Pedro Ciríaco de Oliveira.

Algumas imagens do evento: