quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

DESDOBRAMENTOS DA AUDIÊNCIA PÚBLICA E REUNIÃO DO SIMSED SEXTA-FEIRA,12/01/2015

REUNIÃO ADIADA : a reunião  ampliada do SIMSED/Comando de luta que aconteceria hoje, (sexta feira 09/01/15) foi adiada e acontecerá na segunda feira (12/01/15) ás 14h na sala 103 da Faculdade de Educação para informes, debates, encaminhamentos e, principalmente, organização e entrega de cartazes no tamanho A3 da próxima Assembleia com paralisação e indicativo de greve que acontecerá no dia 22 de Janeiro. Participe!!!

Dia: 05/01 (segunda-feira): Informes da audiência pública

Diversas categorias de servidores do município de Goiânia foram convocadas a participar de uma audiência pública na segunda-feira dia 05/01/15 para discutir questões envolvendo um projeto de lei enviado a Câmara pelo prefeito Paulo Garcia. O projeto contempla a gratificação dos secretários gerais, o auxílio locomoção de motoristas, e o reajuste de 6,23% de data base de 2014 apenas aos servidores da educação. Entendendo que o projeto não contemplaria a todos e seria injusto com os demais servidores municipais os vereadores propuseram uma emenda que estende o direito para todas as categorias de servidores municipais de Goiânia.


O vereador Elias Vaz abriu a sessão apresentando os componentes da mesa: Vereadores Djalma e Cristina, representantes de alguns sindicatos como Sindisaude, Sindifisco, Sindigoiânia e o SIMSED, que foi representado pela companheira Márcia (administrativo) e Sheilla Rosa (Auxiliar de atividades educativas). Além desses sindicatos, estiveram presentes na audiência representantes do SAMU, Sindicatos dos Motoristas, Sindicatos dos Agentes de Trânsito, Sindicatos dos Enfermeiros, Sindicato dos auxiliares e técnicos em enfermagem, Sindicatos dos farmacêuticos, dentre outros.

O vereador Elias Vaz expôs que a audiência tinha o objetivo de discutir do Projeto de Lei enviado ao final de Dezembro à Câmara pelo prefeito Paulo Garcia que garante a data base apenas aos trabalhadores da educação (veja projeto nas imagens abaixo) . Ele ressaltou que a data base é um direito constitucional que garante a reposição salarial referente a perda acarretada pela inflação, ou seja, deve ser concedida a todos os trabalhadores do município e não apenas a uma parcela de trabalhadores.

O Vereador Djalma e a Vereadora Cristina também fizeram o uso da palavra e defenderam a extensão do projeto de lei garantindo a data base a todos os trabalhadores. Djalma apresentou uma emenda (veja emenda nas imagens abaixo) proposta pela união de alguns sindicatos que amplia o cumprimento da data base a todas as categorias com direito ao retroativo.

O Vereador Eliaz Vaz explicou a questão do tempo e da necessidade de celeridade da movimentação em torno da aprovação deste projeto visto que, para que ele entre já na folha de janeiro, deve ser aprovado antes do recesso da Câmara, que se inicia na terça dia 13/01 e só volta em 18 de fevereiro.

Os representantes dos sindicatos que compuseram a mesa também fizeram o uso da palavra e em seguida foram abertas as inscrições onde representantes de categoria e trabalhadores das diversas categorias expuseram sua indignação com a atual gestão municipal evidenciando que o CAOS está por toda a parte.

Colegas da nossa categoria também fizeram o uso da palavra e denunciaram o CAOS da Educação e a atuação de sindicatos que muitas vezes trabalham mais a favor do patrão que a favor dos trabalhadores.

Ao final da audiência ficou encaminhado que seria  importante a presença das várias categorias na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que ocorreu na terça -feira (06/01/15) às 09h e uma grande mobilização para o dia da votação do projeto que deve acontecer na quarta-feira (07/01/15) as 9h


Uma reunião de avaliação foi feita pelos trabalhadores da educação presentes na audiência e ficou decidido que alguns colegas participariam da reunião da CCJ.




Dia: 06/01 (terça-feira) - Informes sobre a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)


A reunião se iniciou às 09:00. Estavam presentes vários representantes sindicais e a relatora foi Cida Garcês (base do prefeito). Durante a reunião foi apresentada a ementa deliberada e acordada na audiência pública que ocorreu na segunda-feira dia 05/01/15 na Câmara Municipal que estende o projeto de lei da data base a todos os servidores do município de Goiânia com o retroativo. Cida Garcês se dispôs a ir ao Paço para conversar com o Prefeito afim de fechar um acordo, mas disse que não iria defender o retroativo. Após pressão dos presentes ela recuou e concordou em levar a proposta discutida na CCJ para o prefeito e trazer o retorno na próxima reunião da mesma que deve ocorrer na quarta - feira (07/01/2015).



Dia: 07/01 (quarta-feira) - Informes sobre retorno acerca da emenda e provável votação

Diante da polêmica não houve votação nem o projeto nem de sua emenda, pois Cida Garcês se comprometeu a conversar com o prefeito e apresentar relatório na próxima reunião da  CCJ na quinta-feira.

Dia: 08/01 (Quinta-feira) - Informações serão postadas nesta mesma data no turno noturno. Acontecerá reunião na CCJ as 10 da manhã. 
Projeto enviado pela prefeitura:







Proposta de emenda: