sábado, 25 de agosto de 2018

Exigimos Retorno já! Diretor Hugo Rincon e Coordenadora Cirlene






Exigimos Retorno já!
Diretor Hugo Rincon e Coordenadora Cirlene



ATENÇÃO!!!                  

Trabalhadores da Educação, Estudantes, Sindicatos, Movimentos populares, pais e todos aqueles que lutam por uma educação: pública, de qualidade, contra o autoritarismo e contra o racismo.

O diretor e a coordenadora da Escola Municipal Prof. Hilarindo estão afastados de sua escola pelo Ministério Público e pela Secretaria Municipal de Educação desde 01 de agosto de 2018, SEM DIREITO DE DEFESA! PUNIÇÃO INJUSTA!

ENTENDA O CASO: O Ministério Público recebeu uma DENÚNCIA ANÔNIMA em que acusava “maus tratos e perseguição” a uma criança por parte de Hugo e Cirlene. Diante disso, a Promotora Maria Bernadete pediu que os dois fossem afastados da escola e que fosse aberto um PAD – Processo Administrativo Disciplinar, contra os mesmos. Esses servidores sequer foram chamados para qualquer tipo de esclarecimentos sobre a denúncia e para se defenderem.

A Secretaria Municipal de Educação, mesmo depois da averiguação dos fatos e já com as informações que provavam a inocência dos acusados, nada fez em defesa dos servidores, ao contrário, o Secretário Marcelo Ferreira apenas acatou, sem qualquer oposição, o pedido de afastamento feito pela promotora, em seguida abriu um processo de Sindicância e afastou os dois profissionais da escola.

Estes fatos nos levam a crer que se trata de um caso de perseguição política e racismo institucionalizado. Como pode prevalecer uma denúncia anônima contra dois professores com anos de contribuição à educação, sem nada que coloque em dúvida o caráter e o profissionalismo dos acusados? Por que a insistência em afastar e processar uma Coordenadora negra e um Diretor de luta?

Sabemos que o Hugo estava realizando um excelente trabalho como diretor, em que realmente promoveu uma gestão democrática envolvendo a comunidade nas decisões sobre a unidade escolar, organizando reuniões massivas do Conselho Escolar com os pais, alunos e funcionários. Todos nós sabemos que essas situações incomodam muito os governantes, pois a comunidade ao participar, se politiza e passa a cobrar ainda mais seus direitos pisoteados.

Diante de tamanha arbitrariedade, o Simsed organizou uma conversa com os profissionais da escola e uma panfletagem com os pais. Essa atividade foi muito bem recebida e demonstrou a revolta da comunidade escolar em relação a esse afastamento injusto.

O Simsed e a categoria foram ao MP pedir esclarecimentos sobre a situação, pois ficou claro que os dois profissionais tem ampla defesa da categoria e da comunidade, que reconhecem e defendem a índole e profissionalismo de ambos. Esse ato foi importante, pois demonstrou que os dois não estão sozinhos!

No dia 24/08/2018, foi protocolado junto ao MP e SME um pedido de retorno de Hugo Rincon e Cirlene Rocha às suas funções no Hilarindo. Vamos pressionar para que o constrangimento passado pelos servidores seja reparado e que isso não aconteça com qualquer outro servidor público! Todo servidor público deve ter direito à defesa antes de qualquer punição!

Precisamos prestar solidariedade aos companheiros, denunciar nas redes sociais, cobrar providências dos órgãos responsáveis, exigir o retorno imediato dos mesmos à unidade escolar, que inclusive, está sendo prejudicada com a falta destes excelentes profissionais. Convidamos todos e todas para participar e realizar manifestações de apoio junto à comunidade escolar da Escola Hilarindo.


EXIGIMOS JUSTIÇA! PELO RETORNO IMEDIATO DE HUGO E CIRLENE À ESCOLA HILARINDO!
ACOMPANHE TODO O CASO NO BLOG DO SIMSED: