quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

INFORME DA MANIFESTAÇÃO DAS AUXILIARES!

No dia 07 de fevereiro aconteceu um ato das auxiliares de atividades educativas na Secretaria Municipal de Educação. O objetivo dessa atividade foi cobrar uma resposta do secretário sobre as demandas apresentadas pela categoria. O secretário recebeu uma comissão e se posicionou da seguinte forma: 
1. Sobre a substituição: até hoje não saiu o parecer da Procuradoria. O assessor jurídico da SME, Anderson, foi na Procuradoria buscar uma resposta hoje a tarde e o procurador responsável ficou de terminar o parecer até sexta-feira.
Os presentes manifestaram sobre a necessidade das substituições, pois em casos de licença sobrecarrega o coletivo, que cobrem o ausente, e os estudantes não são prejudicados pela falta de professores. O secretário falou que vai consultar o Tribunal de Contas para ver a legalidade para que o auxiliar licenciado substitua o professor em regime de contrato temporário. Ficou de posicionar sobre isso na próxima semana. 
2. Reconhecimento pedagógico: foi apresentado pela comissão a injustiça cometida contra as auxiliares na última gestão, que não reconheceu o cargo como pedagógico. Cobramos o reconhecimento do magistério e que o Plano de Carreira seja revisto, com equivalência salarial e vantagens semelhante ao dos professores, de acordo com o grau de escolaridade. O secretário falou que vai estudar sobre o assunto, que ainda não conhece to o histórico da situação.
 3. Sobre auxiliares assumirem a regência dos agrupamentos: todos falaram da ilegalidade de tal ato que está sendo realizado por alguns grupos gestores, que estão jogando toda a responsabilidade pedagógica do agrupamento nas costas das auxiliares. Foi cobrado um posicionamento sobre essa questão. O ato de hoje demonstra a importância de nos organizar em busca de direitos. Temos que nos unir para a luta. Na próxima terça-feira às auxiliares vão retornar até a SME às 14 h em busca de respostas. Se organize para participar.