segunda-feira, 2 de março de 2015

NOTAS, IMAGENS E DIVULGAÇÃO: TODO APOIO AOS PRESOS POLÍTICOS EM GOIÁS!

Antes de mais nada, assine o abaixo-assinado on line. É simples e rápido,  BASTA CLICAR AQUI 

Por que isto é importante?
Nós, que abaixo assinamos, repudiamos o ataque feito ao direito de livre expressão e organização ocorrido na última semana em Goiânia. Repudiamos as “detenções para esclarecimento” em protestos contra o aumento da passagem, as tentativas de impedir e intimidar as reuniões de populares pra discutir sobre o transporte coletivo e as prisões arbitrárias realizadas em protestos populares espontâneos.
Exigimos a soltura imediata dos quatro presos políticos da luta do transporte, que estão detidos pelo Estado desde 26 de fevereiro por filmarem e participarem de um protesto popular por melhorias no transporte no Terminal Praça A. Sem prova alguma dos crimes a eles imputados foram encaminhados para Casa de Prisão Preventiva (CPP) .
Afirmamos aqui que lutar não é crime e que o judiciário não deve legitimar e tolerar o abuso de autoridade realizado contra direitos fundamentais que ainda permitem dizer que vivemos em uma democracia: o de se reunir e de se manifestar. 


NOTAS:







Nota do Conselho Universitário (Consuni/UFG) contra a criminalização do movimento social e prisão dos estudantes

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (UFG) vem a público declarar seu apoio aos movimentos sociais em seu direito de livre organização e manifestação, repudiando ações voltadas à sua intimidação e criminalização.
Considerando as detenções recentes de manifestantes, incluindo vários estudantes e integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFG, após as manifestações contra o aumento das passagens de ônibus, em Goiânia, defendemos a garantia de seus direitos constitucionais.
Goiânia, 27 de fevereiro de 2015


Nota do PCB e UJC em Goias sobre as recentes prisoes de manifestantes da luta do transporte

 
O PCB-Partido Comunista Brasileiro e a UJC-União da Juventude Comunista vem a público prestar sua solidariedade militante aos presos políticos do Estado de Goiás, detidos no dia 26 de fevereiro, por colaborarem com as manifestações populares contra o aumento da tarifa da passagem no transporte público em Goiânia.
As prisões ocorreram de forma completamente autoritária e desmotivada, destacando-se que um dos detidos é moderador da página Desneuralizador, que faz cobertura das manifestações, e cobria o ato espontâneo no Terminal da Praça A.
A capital de Goiás há anos é palco de manifestações populares contra a mercantilização e sucateamento do direito ao transporte público. A atitude dos governos burgueses, sejam eles tucanos ou petistas, sempre foi a mesma: reprimir brutalmente o povo na luta por seus direitos e garantir os lucros das empresas de transporte.
O PCB exige a imediata libertação dos quatro presos políticos e chama todos os trabalhadores, estudantes e usuários do transporte público de Goiânia a fortalecer a luta por um transporte público gratuito, de qualidade e sob o controle popular.

 A banda "O Satânico Dr. Mao e os Espiões Secretos", do ex-vocalista da banda Garotos Podres, de São Paulo, repudia a prisão arbitrária e injusta de Gabriel e também luta pela sua liberdade!



DCE OUTRAS FREQUÊNCIAS, DA UFG, EMITE NOTA DE REPÚDIO À PRISÃO DE GABRIEL VILELA

NOTA SOBRE A PRISÃO DO ESTUDANTE GABRIEL VILELA

"Na última quinta, uma manifestação espontânea ocorreu no Terminal Praça A e quatro pessoas foram presas, dentre elas, o estudante Gabriel Vilela, que foi abordado com seu amigo Lucas Xavier. Ambos já haviam sido abordados pela polícia após participarem de uma reunião da Frente de Lutas, onde foram fotografados e filmados. Após cobrirem a manifestação de ontem pela mídia independente, já num momento de dispersão, os dois foram detidos.
Eles foram revistados, tiveram as fichas puxadas na delegacia e um policial acusou Gabriel de portar entorpecentes na mochila e eles foram encaminhados para a DRACO. O estudante Lucas foi liberado, entretanto, Gabriel passou a tarde nas mãos dos policiais. Ele foi encaminhado para fazer o exame de corpo delito e depois recebeu acusações de incitação a violência, corrupção de menores e dano a patrimônio público. Nenhuma dessas acusações possuí provas.
Gabriel foi transferido para o DP de capturas no setor jaó e, na manhã de hoje, foi encaminhado para a CPP. Não houve nenhuma evolução no processo e as acusações são consideradas inafiançáveis. O estudante continua detido inocentemente.
Com a página Desneuralizador, Gabriel é uma figura importante da mídia independente. Tais meios de comunicação vêm recebendo grande monitoramento da polícia há um longo período, a repressão é evidente. O DCE Outras Frequências repudia esse e qualquer tipo de ação repressora e injusta, e considera desonesta a ação da polícia ao equiparar um estudante aliado aos movimentos sociais, que lutam por causas justas, a um criminoso.
Liberdade imediata a Gabriel Vilela e a todos os presos políticos!"
DENÚNCIA E DIVULGAÇÃO