quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

DELIBERAÇÕES E INFORMAÇÕES DA ASSEMBLEIA DO DIA 04/12/14 (QUINTA-FEIRA)


Deliberações
  • A próxima assembleia com com indicativo de greve e paralisação acontecerá no dia 22 de janeiro de 2015 em frente a Secretaria Municipal de Educação no turno matutino
Assim como todas as nossas assembleias, a próxima acontecerá com paralisação;
Foi votado e deliberado que a próxima assembleia será  com  indicativo de greve;
Em relação a data discutiu-se o melhor dia para marcar a assembleia levando-se em consideração a provável data de retorno as aulas, do planejamento coletivo e do primeiro dia de aula com os alunos. Várias hipóteses foram levantadas como: começar a partir do 5º dia letivo, a partir do 1º dia letivo, um dia após o planejamento coletivo, entre outros. Ao final ficou deliberado que a próxima assembleia terá uma data fixa: acontecerá no dia 22 de janeiro de 2015;
Em relação ao local foi mantido o mesmo formato: em frente a SME e, caso chova, no Cepal do Setor Sul;
A tendência é que se a situação não mudar que iniciemos o ano em greve;
A pauta e outras informações serão discutidas na próxima reunião do SIMSED;

  • A próxima reunião do SIMSED acontecerá no dia 13 de dezembro, as 14:00, na Faculdade de Educação da UFG
Já havíamos deliberado na reunião do dia 29/11 que faríamos uma reunião no dia 13/12. Foi votado o turno em que aconteceria esta reunião. Diante da ideia de tentar fazer um revezamento entre turnos nas reuniões com o objetivo de ampliar a possibilidade de participação da categoria a próxima reunião acontecerá a tarde, já que última aconteceu pela manhã

  • Acontecerá uma reunião específica dos funcionários administrativos no dia 16 de dezembro no período matutino (local a definir).
A primeira proposta era que esta reunião acontecesse no dia 11 de dezembro, porém, para termos mais tempo para mobilização ela foi marcada para o dia 16, terça feira.
  • Realizamos uma manifestação na SME ao final da assembleia
Diante das várias arbitrariedades cometidas pelo poder público os trabalhadores fizeram uma rápida ocupação da SME. Na oportunidade cobramos a presença da Secretária Neyde na próxima reunião de negociação, já que ela não compareceu na última mesmo tendo confirmado presença.
Ainda, cobramos uma reunião para discutir a questão do recesso escolar dos administrativos, o calendário do ano letivo de 2015, entre outros assuntos.


Na assembleia foi entregue aos trabalhadores o seguinte panfleto:
Divulgue em seus locais de trabalho! Para acessar o arquivo em word clique Aqui - Panfleto da assembleia

Alguns informes e discussões:

Foram apontados  vários problemas enfrentados pelos trabalhadores da educação como: falta ou redução da oferta de lanche, negociações que não caminham, o novo decreto 2718 que mantém o corte de direitos da categoria, os excedentes, mudanças nas escolas de tempo integral, fechamento de turma do EAJA, o recesso dos administrativos, iniciar o ano letivo em greve, entre outros.

Sobre a questão acerca do recesso dos administrativos deixamos claro o nosso posicionamento: desde sempre lutamos para que o recesso dos servidores administrativos acontecessem da mesma maneira do recesso dos professores e dos auxiliares. Vejamos o que dia a justificativa da lei que criou o recesso:

"Ressalta-se que no âmbito das instituições educacionais que compõem a Rede Municipal de Educação de Goiânia os professores e as auxiliares de atividades educativas já possuem tal benefício, de forma que é justo e razoável que os demais trabalhadores das escolas e centros municipais também passem a usufruir do recesso escolar de 15 (quinze) dias"

Ressaltamos que no Estatuto do Magistério também não especifica o período em que deve acontecer o recesso dos professores, apenas diz que será "coincidentes com o recesso escolar, quando há dispensa do corpo discente". De fato, o projeto de lei dos administrativos é IDÊNTICO ao dos professores! Isso significa que nem a SME, Unidades Regionais e diretores terão argumentos legais para dizer quem pode ou não pode tirar mais ou menos dias. Ora, se os professores e auxiliares têm o direito de usufruir dos 15 dias de recesso além dos recessos de natal e ano novo, os trabalhadores administrativos também têm garantidos, segundo a própria justificativa da lei, este mesmo direito. Mas é importante que cada servidor luta para fazer valer seu direito mostrando que conhece a lei.

O projeto de lei pode ser lido clicando Aqui - Projeto de Lei dos administrativos

A lei aprovada pode ser lida clicando Aqui - Lei aprovada


Para demonstrar apoio aos servidores administrativos e deixar claro que são valorizados pela categoria e merecem valorização da prefeitura foram distribuídas "toucas" para os trabalhadores presentes na assembleia.

Divulgado também na assembleia: Ato em homenagem a trabalhador assassinado!