terça-feira, 30 de julho de 2013

SOBRE MUDANÇAS NA RME GOIÂNIA: EAJA - EJA

Devido aos rumores de mudanças no sistema de ensino do 2º segmento da EAJA procuramos o DEF-EAJA na SME e tivemos a confirmação que tais mudanças já foram discutidas (de forma antidemocrática, como sempre) e que serão implementadas a partir do 2º semestre de 2013.

De acordo com o departamento responsável, a partir de agosto a segunda fase da EAJA passará a ser EJA. Os principais motivos para esta alteração é que na modalidade EJA será garantido o livro didático para os alunos e que as turmas de 8ª série não participarão mais das avaliações do SAEB (Prova Brasil). Como consequência, a prefeitura de Goiânia deverá arcar com 20% do financiamento, haja vista que o Governo Federal financia 80% desta modalidade. 

Considerando que as mudanças ocorridas nos últimos anos não têm melhorado a qualidade do ensino, ao contrário, tem provocado um grande retrocesso neste sistema (exemplo da multisseriação), encaminharemos nos próximos dias ofícios ao Conselho Municipal de Educação e a SME solicitando informações sobre tal processo, pois acreditamos que mudanças substanciais como esta não podem ser decretadas a bel prazer pelos gestores da educação municipal, pois prescindem de um debate amplo com os profissionais da educação como requer uma gestão democrática.