segunda-feira, 14 de agosto de 2023

DELIBERAÇÕES DA REUNIÃO DO SIMSED E INFORMES

 


Na noite do último domingo, 13 de agosto  de 2023, o Simsed (Sindicato Municipal dos Servidores da Educação) realizou uma importante reunião online voltada à luta pela valorização dos trabalhadores administrativos da educação de Goiânia. A reunião teve uma boa participação da categoria e diversas propostas foram feitas, além de denúncias diversas, como sobrecarga de trabalho e desvio de função de servidores.


Dentre estas denúncias, as de que auxiliares continuam assumindo regência de turmas em CMEI's e escolas. Realidade esta que, mesmo ilegal, está sendo recorrente na rede municipal de educação. Em geral,  são para solucionar déficits ou ausência de professores. O Simsed orienta As/Os auxiliares que não devem aceitar tais desmandos e devem registrar essa situação como forma de respaldar uma possível denúncia.


Foi informado sobre a participação do secretário de educação na reunião de prestação de contas nesta segunda-feira, na câmara municipal, e feito um chamado para, quem pudesse, ir cobrar o secretário sobre as demandas da categoria e sobre os direitos que vem sendo negados aos administrativos como o direito à data-base e à progressão horizontal, bem como convocação dos Aprovados no Concurso. 


Sobre a Assembleia do Sintego sexta-feira (18/08) foi deliberado que o simsed irá chamar os trabalhadores para a participação, no intuito de conscientizar, por meio de panfletagem e diálogo com os administrativos sobre as propostas trazidas pela prefeitura e possíveis manipulações que possam prejudicar a categoria.  Além de reforçar a importância da luta dos trabalhadores para além do sindicato dito "oficial". 


Também foi deliberado a realização  de um ato chamado pelo Simsed na Quinta-feira (24/08), semana posterior à assembleia. Ficou decidido pressionar por uma paralisação nesta data na assembleia desta sexta-feira.


Foi levantado na reunião a importância de se construir paralisações de forma independente, autônoma, mesmo com o risco de corte de ponto. Foi trazido a questão de estarmos trabalhando em agosto sem os 300 R$ do auxílio locomoção, e que se estamos conseguindo sobreviver sem ele esse mês, também conseguimos enfrentar o corte de ponto de um dia de paralisação.


O Simsed reafirma que não há outro caminho para conquista de direitos, a não ser a luta combativa dos trabalhadores, portanto convida a todos a abraçarem essa luta! 

Avante! 


P.S.: O Secretário Rodrigo Caldas não confirmou e não compareceu à reunião na Câmara).


https://www.instagram.com/p/Cv7uuMjupwy/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==