terça-feira, 21 de março de 2017

INFORME DA REUNIÃO COM O CONDIR


No dia 20 de março de 2017 o SIMSED se reuniu com o Conselho de Diretores (Condir), a convite do próprio Conselho. Infelizmente foram convidados também o Sintego e o Sindigoiânia, ao qual lamentamos a presença.

O Condir procurou realizar essa reunião para pedir o apoio dos sindicatos contra a retirada que a prefeitura está fazendo sobre benefícios recebidos pelos diretores. Depois que o secretário de educação expressou que não discutiria direitos trabalhistas com o Condir e sim com o movimento da categoria, o Condir resolveu fazer essa reunião.

A intervenção do SIMSED buscou cobrar um posicionamento do Condir em defesa da greve dos trabalhadores da Educação que avizinha o horizonte se o prefeito não cumprir a pauta de reivindicações. Foi destacado que nesse momento ninguém pode ficar em cima do muro.

O Condir apresentou uma pauta de reivindicações, que o SIMSED considerou possuir pontos importantes, porém, insuficientes em relação as demandas emergenciais da categoria.

O ponto mais evidenciado pelo Condir foi a perda dos direitos dos diretores das escolas e CMEIS de Goiânia, que, muito embora ainda não oficializado, torna-se preocupante. Segundo informações, a SME está lançando sobre o trabalhador mais uma retirada de direitos: diretores com dois concursos terão que abrir mão de um dos contratos para receber a Gratificação.

A reunião seguiu com as discussões dos pontos de pauta da categoria, em que o SIMSED elencou vários pontos que são extremamente importantes para serem agregados as pautas apresentadas pelo Condir, por considerar que, a luta deve ser feita a partir do entendimento de que esta deve seguir e respeitar os direitos e anseios da categoria e não de um grupo segregado.


O SIMSED apontou que é importante os diretores e professores estarem unidos na luta,  mas para haver a unicidade na luta pelos direitos dos diretores, faz-se necessário entender, que a postura de muitos diretores deve ser modificada em relação a luta, pois não se pode seguir ao lado de pessoas que no chão da escola, inúmeras vezes, já foram denunciadas por assédio moral ao funcionário,  justamente por aderirem à luta e a greve.

O SIMSED também afirmou que as demandas emergenciais envolvem: a valorização dos trabalhadores do administrativo, o cumprimento do Piso, a valorização pedagógica da auxiliar, a garantia do fornecimento da merenda escolar (pois no momento são muitas denúncias de falta de alimentos), falta de segurança nas escolas e CMEIS, dentre outros.

O SIMSED pontuou que há sim a possibilidade de acrescentar os pontos apresentados pelos diretores às outras reivindicações entregues à Prefeitura, por entender que o exercício da direção escolar compõe a categoria de trabalhadores da Educação e a nossa causa é a Educação, e, compreendendo o perigo destas medidas que fazem parte de uma reforma administrativa que a prefeitura vem querendo impor, no intuito de deixar o terreno preparado para a implantação das OSs ao que somos cabalmente contrários.

Gostaríamos de destacar que a senhora Euzébia (Bia), do Sintego, fez uma fala, que de modo geral, quis reafirmar o que publicaram na página deles, desenhando uma realidade completamente alienada à realidade, como se à partir de uma conversa com o secretariado da Educação estivesse tudo resolvido, sem apresentar nada documentado nem assinado, portanto sem nenhuma validade.

A Bia foi criticada como representante do Sintego, pelo papel desmobilizador que mais uma vez se presta a fazer, divulgando inverdades, provocando dúvidas aos mais desavisados. Várias afirmações feitas pela Bia, foram contestadas por membros do SIMSED e por membros do CONDIR, visto que as informações são inconsistentes e mentirosas.

Um exemplo do grande absurdo pronunciado pela senhora Bia, foi: "As auxiliares jamais serão reconhecidas como professoras". Mais uma vez, mostrando o completo distanciamento da realidade  das nossas instituições e da pauta apresentada pela categoria à SME, pois o que reivindicamos é a valorização pedagógica das auxiliares e a equivalência de sua carreira com os professores.


Por fim, o SIMSED solicitou ao CONDIR que convoque uma assembleia com os diretores para tratar sobre as questões apontadas. Foi informado que já estão encaminhando e que em breve será confirmada a data.  Ao final o SIMSED agradeceu o convite e reiterou que a luta precisa ser conjunta e em defesa da Educação.