terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

DIVULGAÇÃO DA ASSEMBLEIA DO DIA 17/03

Baixe no seu computador, imprima, compartilhe e reproduza das mais diversas maneiras. você é, trabalhador da educação, o multiplicador maior de nossa luta enquanto categoria!



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

REUNIÃO AMPLIADA DIA 22 DE FEVEREIRO

Esta é apenas uma sugestão de pauta inicial. Mais sugestões podem ser levadas para a própria reunião.






sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLEIA DO DIA 13: SEM AVANÇOS NAS DISCUSSÕES, NOS PREPAREMOS PARA A GREVE!

Informamos a todos as deliberações e discussões da última assembleia do dia 13 de fevereiro de 2014, ocorrida no Cepal do Setor Sul.

A assembleia contou novamente com um número expressivo de servidores, desta vez com uma novidade: cerca da metade dos trabalhadores presentes eram funcionários administrativos.



Deliberações principais:

- Reunião para o dia 22 de fevereiro, as 8:00, na Faculdade de Educação da UFG.

- Assembleia com paralisação e indicativo de greve no dia 17 de março, com discussão de ações durante a greve nacional da educação, marcada para 17, 18 e 19 de março.

- Auxiliares de atividades educativas não concordam com a proposta do prefeito de gratificação de 30% (que nem chegou a ser apresentada por escrito), pleiteiam este aumento no vencimento e insistem na transposição.

- Retornar aos locais de trabalho e mobilizar a rede diante de uma greve iminente, caso não haja contrapropostas da prefeitura.

- Possibilidade de a greve se estender para além dos três dias da greve nacional.

- Discutir a não realização de planejamentos aos sábados e não reposição nos dias de paralisação

Foram apresentados como informes a reunião com a secretária Neyde dia 10 de fevereiro, com o Prefeito e o Paço no dia 11 de fevereiro, e na SME com o técnico da segurança do trabalho dia 12 de fevereiro. Colocarei as discussões, até mais completas do que foram informadas na assembleia, logo abaixo:

Reunião com a secretária de educação do dia 10 de fevereiro, segue a discussão por pauta:

Administrativos:

· Progressão vertical que era de 2 em 2 anos no plano dos FAE e passou a ser de 4 em 4 anos no plano dos TAE. 
· Gratificação dos secretários gerais que acompanhava a de diretor no plano dos FAE e desapareceu no plano dos TAE. 

Em relação a estes dois pontos deixamos claro que no plano dos TAE está escrito que nenhum benefício ou vantagem deveria ser perdida. A SME afirmou que o benefício não foi perdido, apenas mudaram as regras do mesmo. Ou seja, segundo eles, passar de 4 em 4 anos para 2 em 2 anos não configura perda. O mesmo foi dito em relação as secretários, que continuam recebendo a gratificação mas esta não acompanha mais a do diretor. Disseram também que o plano de carreira foi discutido com a categoria (através do Sintego) e que ele ficou muito bom. 

Será que a categoria concorda? Lembrando que já realizamos duas alterações no plano através de nossa luta: substituição a partir do primeiro dia de licença e mudança de letra (progressão horizontal) que era de 3 em 3 anos e agora é de 2 em 2 anos. Diante disso exigimos a participação da categoria de fato na reformulação deste plano e passamos os nomes da comissão para a SME.


· Aumento da titulação na progressão vertical: 
Tb entra na discussão do plano de carreira, mas SME não apresentou propostas neste sentido


· Data base: não apresentaram nada

· Auxílio locomoção/vale transporte: 
SME disse que não podem receber pq já recebem o vale transporte. Discordamos e dissemos que não iremos abandonar esta pauta.


 . Titulação:
 disseram que foram pagas, e quem não recebeu pode ir a SME para que seja corrigido o "erro".


Auxiliares de atividades educativas: 

· Transposição para P1: deixamos claro que não iriamos abandonar esta pauta, que a SME insiste em dizer que não há segurança jurídica para cumpri-la.

· Equiparação/aumento: 
irão fazer uma proposta de aumento, que na verdade se revelou uma gratificação de 30%, e não aumento no vencimento ou a transposição como queriam as auxiliares.


· Dobra ou substituição: questionamos a morosidade em conceder a substituição e a SME disse que irá estudar o que acontece.

· Propostas do Sintrego: deixamos claro que o Sintego não representa a categoria e que o que ele aceita ou propõe não tem valor nenhum.


Professores 

· Valor da Progressão horizontal:

Questionamos o valor que está no estatuto, de 4%, sendo que a prefeitura paga 3%. Eles alegaram que houve um decreto aumentando o valor. De qlr forma insistiremos nos 4% inclusive juridicamente, haja visto que o decreto não pode sobrepor o estatuto.


· Titularidade: 
Disseram que está sendo paga normalmente, e quem não recebeu pode ter sido "esquecido", basta ir até a SME para que a situação seja regularizada.


· Discussão do plano de carreira: 
Disseram que irão ligar para um dos membros e marcar a data da discussão


· Piso salarial nacional: 
Será enviado projeto com reajuste de 8%


· Gratificação coord. turno Incorporação da regência: 
Regência será enviada a câmara junto aos outros projetos, mas está garantida. A grati. do coord de turno entra na discussão do plano de carreira.

Geral: 

. colocaram a possibilidade do sábado de planejamento com  presença de alunos ser contado como letivo, mas disseram não saber como isso seria feito.

. Apresentaram vários documentos que indicavam as obras que serão feitas em alguns CMEIS

. Mostraram documento em que questionaram como aconteciam os planejamentos em outras redes, mas como resposta  só mostraram resposta da de Anápolis, sendo que a de Senador Canedo e Aparecida não vieram com respostas.

. Disseram que iriam conversar com os diretores e talvez emitir uma circular dizendo que os administrativos não são obrigados a trabalhar nos sábados, mas que isso poderia ser feito na organização interna das escolas.

. concurso público: autorizado desde março do ano passado, mas diante da prefeitura estar extrapolando o limite prudencial com pagamento de folha, este não pode ser realizado.

reunião no Paço Municipal, dia 11 de fevereiro


- No início a Ieda Desleal disse que não queria a participação do companheiro Antônio (Simsed) alegando que o mesmo não era da comissão das auxiliares. A comissão disse que não aceitaria o Sintego ditar as normais e se retirou, sendo abordada na saída pela secretária Neyde para que voltassem a reunião, com a presença de Antônio. Ficou claro o lado do Sintego e Sindigoiânia desde o princípio: defenderam a secretaria e prefeito a todo instante. 
Foi feita uma proposta de gratificação de 30% as auxiliares, mesmo com o aviso de que a categoria não aceitaria, o que veio a se confirmar na assembleia do dia 13. Disseram que não havia segurança jurídica para a transposição, e que caso tivéssemos estudos para tanto, que nós os repassassem ao paço. Ou seja, passaram a bomba para a comissão. Fácil né? A categoria deixou claro que não aceita e quer atendida a sua contraproposta protocolada via ofício.

Reunião sobre insalubridade, 12 de fevereiro

Propuseram a visita a 5 escolas de nossa escolha, uma em cada unidade regional, para fazer um estudo sobre as condições de trabalho dos administrativos da rede. Isto para verificar se são condições insalubres ou não.

Voltando a assembleia, depois dos informes mais de 20 inscritos apresentaram discussões de relevância para a RME. Como por exemplo a não reposição dos dias de paralisação na greve nacional, que uma escola já se comprometeu a realizar, o boicote aos sábados de planejamento, e parar de se intimidar diante de ameças de corte de ponto. 

Ficou claro que auxiliares e administrativos já estavam dispostos a greve, porém, que se fosse necessário poderiam iniciar uma greve por eles mesmos, mas consideravam importante retornar as escolas e pedir o apoio aos professores para que a greve se torne ainda mais forte. 

Seguem as fotos da assembleia, maiores informações no grupo do comandodluta do facebook, solicite participação


Alguns links de notícias:






    

 


Para maiores informações, continuem acompanhando o blog.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

APOIO AOS TRABALHADORES ADMINISTRATIVOS DA SME DE APARECIDA DE GOIÂNIA EM GREVE E OCUPANDO A CÂMARA MUNICIPAL


SINDICATO MUNICIPAL DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO

Manifesto de apoio

         A coordenação do SIMSED, Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia, vem publicamente manifestar o seu incondicional apoio aos trabalhadores administrativos da Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia em greve desde o dia 28 de janeiro diante das arbitrariedades do poder público municipal.
         Salientamos que o movimento destes trabalhadores surgiu de maneira autônoma, organizado pela categoria principalmente através das redes sociais, o que reforça a legitimidade das reivindicações e a justa revolta diante da situação de DESVALORIZAÇÃO (comprovada pela não aprovação de um plano de carreira) e de INJUSTIÇA (diante do não pagamento de abono) em que os responsáveis são o Secretário de Educação Domingos Pereira e o Prefeito Maguito Vilela.
         Trabalhadores Administrativos: continuem atentos, firmes e organizados. Diante do descaso da administração pública a única resposta deve ser a luta organizada e combativa, como os aguerridos companheiros se propuseram a fazer.
A força de um é a fortaleza de todos nós!

SINDICATO MUNICIPAL DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO
Rua Monte Oliva, qd 03, lt 06, nº 517, Vila Regina, Goiânia-Goiás. CEP: 74453-580
Fone: 85568122 / 9251-6830 / 8415-4677 / 8595-9582
E-mail: simsedgoiania@hotmail.com

CNPJ: 17.751.408/0001-06


LINK DAS NOTÍCIAS