terça-feira, 22 de março de 2016

SAIU O EDITAL PARA O CONCURSO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTE DE GOIÂNIA: ACOMPANHE!!!


FINALMENTE SAIU O EDITAL PARA O CONCURSO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTE DE GOIÂNIA.
Confira mais anexos e informações nos links abaixo:

Outras informações em postagem anterior:

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO: CONHEÇA E PARTICIPE!



PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO

O SIMSED (Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia), o MPG (Mobilização dos Professores de Goiás) e o Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia (Sindicato) promoverão um programa de formação continuada em Educação na Faculdade de Educação da UFG*.

*Não haverá Certificação de participação.
 
Justificativa

A concepção atual de formação em educação é bastante problemática. Para o senso comum, terminada a graduação, pronto, tem-se o professor formado. Estudar por conta própria é um costume de poucos. Alguns fazem especializações, que em sua maioria, são baseadas em conteúdos aligeirados e superficiais. A formação continuada oferecida pelas universidades, através dos programas de extensão, encontra-se em situação débil, visto que os professores se ocupam preferencialmente das pesquisas, pois conferem maior peso ao currículo e à carreira. O acesso a mestrado e doutorado é para poucos, devido ao reduzido número de vagas nas instituições públicas e o alto preço nas instituições privadas. Por outro lado, os cursos de formação oferecidos pelas secretarias de educação mais (de)formam do que outra coisa. Posto isso, o que se pode fazer? A própria categoria tomar para si a sua formação. Somos capazes disso? É claro que sim.

Num artigo escrito anos atrás, Miguel Arroyo critica a divisão triangular que existe na educação entre os que pensam (pesquisadores da academia), os que mandam (gestores políticos) e os que executam (nós professores). Esse aparte, que proporciona uma situação de alienação aos docentes, deve ser atacado, implodido, para o bem de nossa formação teórica e de nossa prática docente. Contra os desmandos e opressão dos governantes organizamos protestos, manifestações e fazemos greve. Contra a rígida separação que se estabeleceu entre teoria e prática docente, precisamos pesquisar, estudar, se apropriar da teoria produzida no campo educacional para não ficarmos presos á uma atividade cujo sentido não está claro, mas causa desconforto.

Nesse sentido, propomos iniciar O Programa de Formação Continuada em Educação como ação concreta que contribua para a superação entre a dicotomia teoria-prática.



Objetivos:


  • Contribuir para a formação continuada em educação.
  • Proporcionar um espaço de debate teórico entre os professores.
  • Fazer a crítica á atividade docente.
  • Construir relações orgânicas entre teoria e prática.
  • Auxiliar a preparação para a prova para do Mestrado da UFG e do Concurso Público da RME-Goiânia.


Metodologia

Encontros mensais no formato de grupos de estudos centrados na discussão de textos pré estabelecidos. O tema dos textos serão parte de módulos que se sucederão a cada 4 ou 5 encontros.
Em breve divulgaremos as datas e textos dos próximos encontros. Continue acompanhando!

segunda-feira, 21 de março de 2016

FINALMENTE UMA NOTÍCIA OFICIAL DO CONCURSO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

FINALMENTE SAIU NO PORTAL DA PREFEITURA UMA NOTÍCIA OFICIAL SOBRE O CONCURSO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE GOIÂNIA (SAIBA MAIS CLICANDO AQUI)

Segundo o site, o concurso será lançado no diário oficial do município amanhã! Assim que constar no diário oficial o edital postaremos o link aqui no blog! Continuem acompanhando. As inscrições poderão ser feitas de 21 de abril a 19 de maio no site da UFG: http://www.cs.ufg.br/

A prefeitura, pra variar, não cumpriu o que foi acordado na greve de 2015. O acordo previa lançamento do Edital para os Trabalhadores Administrativos da Educação até dezembro daquele ano (CONFIRA O ACORDO CLICANDO AQUI). Depois de reuniões com a prefeitura e muita cobrança (Saiba mais Clicando aqui, Aqui,  Aqui  e Aqui) devido ao grande déficit na rede, a prefeitura lançou o edital com vagas para pedagogos e professores de área também, contudo, enrolaram tanto e agora dizem não ter tempo para convocar antes das eleições. Por que será? Iremos aceitar? E o Ministério Público, não vai intervir?

sábado, 19 de março de 2016

DIA DE PARALISAÇÃO MUNICIPAL: INFORMES, IMAGENS E ENCAMINHAMENTOS

Dia de Paralisação e Luta na Rede Municipal de Educação de Goiânia

No dia 16/03/2016 aconteceu um dia de paralisação e luta dos trabalhadores da educação do município de Goiânia (Saiba mais clicando aqui).

Manifestação na sede do Imas 

Pela manhã, os trabalhadores da educação realizaram um ato  no IMAS protestando e denunciando a situação caótica em que o plano se encontra.
Um grupo de psicólogos participou e levou as suas demandas. Este grupo foi informado de que o presidente do IMAS não estava lá. Os servidores da educação tentaram entrar no prédio para tentar o diálogo e protocolar um ofício, mas foram impedidos.  A Guarda Municipal TRANCOU  os portões de um prédio público e impediu a entrada dos trabalhadores.


Diante dessa atitude  os servidores encenaram o assassinato do IMAS. A cena do crime foi isolada, a rua fechada. Os trabalhadores estão a mercê de um plano de saúde que não tem atendido as necessidades mínimas.

Em menos de cinco minutos após o fechamento da via os trabalhadores foram informados que, caso abrissem a rua, o presidente iria descer para conversar. Resolveu aparecer.

O presidente desceu, mas permaneceu do lado de dentro do prédio, escoltado pela guarda. Escutou as demandas dos trabalhadores que protocolaram um ofício com as demandas.


Neste dia também foram colhidas denúncias dos usuários para levar, novamente, ao Ministério Público.


Plenária na Faculdade de Educação da UFG

Já no período da tarde, as 14:00, aconteceu uma plenária envolvendo servidores da Rede Estatual de Ensino, Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia, Rede Municipal de Educação de Goiânia e estudantes secundaristas. O objetivo era unificar a luta em defesa de uma educação pública, gratuita e que sirva aos interesses do povo. Compuseram a mesa o Mobilização dos Professores de Goiás, o Comando de Luta da Educação de Aparecida de Goiânia, o SIMSED e uma estudante secundarista.

Após a fala dos integrantes da mesa foi aberto um momento para intervenção dos presentes. Dos debates ficou encaminhado de se realizar uma atividade conjunta destes trabalhadores e estudantes no dia 1º de maio e organizar a greve regional deste coletivo de trabalhadores da educação e estudantes para ano que vem.

A unificação da luta é extremamente importante, ainda mais quando se vê uma política generalizada de sucateamento da escola pública e de corte de direitos dos trabalhadores.

terça-feira, 15 de março de 2016

REUNIÃO COM A PREFEITURA, REUNIÃO DOS ADMINISTRATIVOS E MANIFESTAÇÃO DOS CONCURSADOS DE 2012

REUNIÃO COM A PREFEITURA

Conforme divulgado (Saiba mais clicando aqui) aconteceu no dia 10/03/2016 uma reunião com a prefeitura (Representantes da SEMAD, Controladoria, Finanças e do Gabinete do prefeito). A expectativa era da prefeitura apresentar proposta sobre a progressão horizontal e a mudança da data-base dos administrativos, além de outras demandas, entre elas a falta de pagamento da titulação dos administrativos e não pagamento no mês de fevereiro da titularidades dos professores.

Contudo, a prefeitura além de não apresentar nenhuma proposta em relação a estes pontos e nenhuma explicação sobre o pagamento das titularidades e titulações (alegaram não saber do ocorrido), AFIRMOU QUE A CONVOCAÇÃO DO CONCURSO SÓ PODERÁ OCORRER EM 2017!

É ISSO MESMO! Descumpriram o acordo de greve que previa o concurso para dezembro de 2015 (Confira o acordo clicando aqui), enrolaram...enrolaram... e agora querem utilizar o concurso como objeto de barganha eleitoral.

Segue o relato da reunião por pauta:
 
Pauta: 

1. Concurso: a SEMAD informou que no mês de março sai o edital do concurso, sendo 2187 vagas para auxiliares educativas, 1377 vagas para agente de apoio educacional e 486 vagas para trabalhadores administrativos da educação e 514 vagas para professores. Disseram que quando a UFG assinar o contrato o edital será publicado.

Informaram também que, segundo a UFG, não é possível homologar o concurso em julho, mas apenas em setembro. Deste modo, a convocação dos aprovados aconteceria apenas em 2017.

2. Titularidades e titulações: foi questionado novamente porque os administrativos não estão recebendo as titulações e porque no mês de fevereiro não foi pago os 30 mil mensais de titulações e titularidades conforme acordo de greve. O representante da SEMAD ficou de averiguar e apresentar a resposta na próxima reunião.

3. Progressões horizontais dos professores: de acordo com o levantamento da prefeitura existe uma dívida de 11 milhões de reais com as progressões e seu respectivo retroativo. Não foi apresentada proposta para a quitação.

4. Retroativo do Piso de 2014: são 9 milhões de reais. A prefeitura não apresentou proposta para quitação.

5. Não pagamento da regência dos contratos: será verificado porque isso acontece e uma resposta será trazida na próxima reunião.

6. Data base dos administrativos para janeiro: ficou para a próxima reunião. 

Em resumo: CHEGA DE ENROLAÇÃO, PREFEITURA!  REUNIÃO SEM PROPOSTAS NÃO RESOLVE NADA!

REUNIÃO DOS ADMINISTRATIVOS

Aconteceu as 8:00 na Faculdade de Educação da UFG no dia 12/03/2016 uma reunião específica sobre as demandas do administrativo (Saiba mais clicando aqui)

Foi decidido na reunião dos Administrativos que nas reuniões do SIMSED e de negociação se priorize as discussões e pautas relacionadas às questões dos administrativos.

Pautas: 

Data base ser em Janeiro sem parcelamento.
Receber aumento no mesmo percentual do professor.
Administrativos formados em pedagogia e licenciaturas ter direito a fazer substituição.
Titulações que não estão sendo pagas com os retroativos 8. Progressões vertical que hoje é de 4anos voltar a ser de 2 anos.
Lutar pela insalubridade
Ter direito ao auxilio locomoção.

MANIFESTAÇÃO DOS CONCURSADOS DE 2012 
  
A prefeitura de Goiânia fez um concurso em 2012 e não convocou o cadastro de reserva, sendo que há vagas. Inclusive tem administrativos que podem atuar na educação. Não convocaram estes e agora preparam outro concurso. Será que vão convocar? Por isso, além de lutar pela realização do concurso específico pra educação apoiamos a luta pela convocação dos concursados de 2012. No sábado, dia 12/03 eles realizaram uma manifestação que partiu da praça cívica e percorreu ruas do centro de Goiânia.
 



segunda-feira, 7 de março de 2016

DIVULGAÇÃO DA PARALISAÇÃO GERAL (16/03) E DA REUNIÃO DOS ADMINISTRATIVOS (12/03)

NESTA POSTAGEM:
  • Informativo com as pautas da categoria e as formas de contribuição, o atendimento jurídico e os parceiros do SIMSED. Para impressão clique na imagem mais abaixo ou CLIQUE AQUI E BAIXE O ARQUIVO FRENTE E VERSO. Ele parece estar desconfigurado, mas basta baixar o arquivo para imprimir que volta ao normal.
  • Cartaz de divulgação da Reunião dos administrativos: Para impressão em A3 ou em apenas uma página clique na imagem mais abaixo. 
  • Para impressão em duas páginas A4 CLIQUE AQUI E BAIXE O ARQUIVO. Ele parece estar desconfigurado, mas basta baixar o arquivo para imprimir que volta ao normal.
  • Cartaz de divulgação da paralisação do dia 16/03: Para impressão em A3 ou em apenas uma página clique na imagem mais abaixo.  
  • Para impressão em duas páginas de A4 CLIQUE AQUI E BAIXE O ARQUIVO. Ele parece estar desconfigurado, mas basta baixar o arquivo para imprimir que volta ao normal.

INFORMATIVO FRENTE E VERSO



CARTAZ DA REUNIÃO DOS ADMINISTRATIVOS


 



CARTAZ DA PARALISAÇÃO DO DIA 16/03





REUNIÃO ABERTA DOS TRABALHADORES ADMINISTRATIVOS

Convocamos todos os Trabalhadores Administrativos da Educação do Município de Goiânia para reunião de interesse de todos.

Pauta:

- Pagamento da data base em janeiro.
- Não parcelamento da data base.
- Concurso público.
- Administrativos formados em pedagogia poderem substituir.
- Índice de reajuste que valorize os administrativos.
- Progressão vertical passar de 4 para 2 anos.
- Readequação da diferença entre os níveis da progressão vertical.

Data: 12/03 (sábado)
Horário: 8:00
Local: Faculdade de Educação da UFG (St. Universitário próximo ao hospital das clínicas).


Veja o cartaz de divulgação: ajude a divulgar em seu local de trabalho. 

DIA DE PARALISAÇÃO E LUTA (16/03)


Acontecerá no dia 16/03 um dia de paralisação na Rede Municipal de Educação de Goiânia. Serão desenvolvidas as seguintes ações:

- 8:30 - Manifestação na Sede do Imas.
- 14:00 - Plenária na Faculdade de Educação da UFG.
- 17:00 - Manifestação na Praça Universitária.

A Plenária será um espaço para o debate e tomada de decisão sobre o tema: “educação pública, gratuita e que sirva aos interesses do povo”.
A manifestação terá a mesma temática e entidades classistas, estudantes, servidores de outros municípios e apoiadores estão convidados.
TEXTO DO INFORMATIVO


COLEGAS ADMINISTRATIVOS

Acontecerá no dia 12-03 as 8:00 na Faculdade de Educação da UFG uma reunião dos administrativos. A pauta contemplará:
* A mudança do pagamento da data-base de maio para janeiro.
* O não parcelamento da Data-base;
* O próximo concurso público.
* Administrativos formados em pedagogia poderem substituir (similar as auxiliares).
* Índice de reajuste que valorize os administrativos.
* O retorno da progressão vertical de 4 para 2 anos e a readequação da diferença entre os níveis da progressão vertical, conforme era no plano dos FAE.
Em relação a este último ponto é preciso lembrar que até o ano de 2011 os administrativos eram regidos pelo plano dos FAE (Funcionários Administrativos da Educação). Em dezembro daquele ano foi criado o plano dos TAE (Trabalhadores Administrativos da Educação). Essa mudança implicou em duas importantes perdas para os administrativos: A progressão vertical que era de 2 em 2 anos passou a ser a cada 4 anos e a diferença do Nível I e o Nível IV que era de 56% passou a ser de 36%. Desde a greve de 2014 essas pautas são assunto nas negociações com a prefeitura, mas sem avanços. É importante a participação de todos os trabalhadores administrativos nas discussões, reuniões e manifestações para que forcemos a prefeitura a corrigir esta distorção que lesou os administrativos.

PARALISAÇÃO GERAL

É hora dos trabalhadores da educação de Goiânia mostrarem mais uma vez sua união e repúdio à falta de compromisso da Prefeitura em relação às pautas da categoria. No dia 16/03/2016 (quarta-feira) acontecerá uma paralisação geral com as seguintes ações:

8:30 – Manifestação na sede do IMAS.
14:00 – Plenária na Faculdade de Educação da UFG.
17:00 – Manifestação na Praça Universitária.

* A plenária e a manifestação terão o mesmo tema: “educação pública, gratuita e que sirva aos interesses do povo”.

Pautas principais da categoria

- Atender a pauta dos administrativos.
- Concessão das progressões horizontais dos professores com retroativo.
- Transposição das auxiliares para P1 ou reconhecimento enquanto cargo de nível técnico.
- Retroativo do Piso do Magistério de 2014, da Data-base dos Administrativos de 2014, das titularidades, titulações e progressões de professores e administrativos.
- Melhorias no Imas e na estrutura física das escolas e CMEIS e fim do decreto que corta direitos.



FORMAS DE CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA



A) TRANSFERÊNCIA PROGRAMADA NA CAIXA - PASSO A PASSO:

1. Transferência - 2. Conta corrente ou poupança - 3. Programação de transferência de valores - 4. Dados: AGÊNCIA: 2256  - OPERAÇÃO: 003 - CONTA: 2053-5

5. Quantidade de meses e data do primeiro débito à escolha. 6. Valor: (Sugerimos R$20,00 para professor, R$ 15,00 para auxiliares e R$10,00 para administrativos).


B) MESADA NO BANCO DO BRASIL: PASSO A PASSO

1. Pagamentos/Transferências - 2. Transferências - 3. Opção “mesada” - 4. Autorização – 5. Dados AGÊNCIA 3607-2 - CONTA: 43107-9 – Data: à escolha

6. Valor: (Sugerimos R$20,00 para professor, R$ 15,00 para auxiliares e R$10,00 para administrativos) – 7. Periodicidade: “1” – Mensal 7. Prazo: à escolha



C. PAGAMENTO DIRETO:

1.                Estamos criando uma rede de contatos para receber as contribuições. Para fazer o pagamento basta procurar pessoas das comissões do Simsed ou entrar em contato no Whats App - 85568122. Mesma sugestão de valores.



ATENDIMENTO JURÍDICO



Para quem contribui regularmente com o SIMSED a consulta jurídica é GRATUITA. Para quem não contribui é cobrada uma taxa de consulta de R$ 25,00 para administrativos e auxiliares e de R$ 50,00 para professores. Os honorários advocatícios das causas movidas por meio do SIMSED têm custo reduzido. Endereço: Rua 132-A, Qd. F-45, Lt.27, Casa 01, Setor Sul. Em frente ao Clube de Engenharia.

Telefone dos Advogados: Dr. Hugo: 9221-8598 / Drª. Fernanda: 83309906



PARCERIAS SIMSED



 Além do atendimento jurídico quem contribui mensalmente com o Simsed tem vantagens por meio de parcerias. Para acesso apresente a carteirinha para comprovar o vínculo.



Parceria com a Escola de Idiomas Prime:

Contatos: 34346200 – 9493440 (Whats app). Número - R. Seis A., 830 - St. Aeroporto.

Parceria com a NELP- Nova Escola Lacaniana de Psicanálise (Instituto Ori):

Contato: 3281- 2609. Endereço: Clínica Prover - Rua 132C, Setor Sul. 

Parceria com Roberly Vaz (Psicólogo) - TERAPIA NA ABORDAGEM EMDR:

 Contatos: 30934463 - Cel: 86258097 (Whats app) e 93906484. Rua Cruzeiro do Sul Q. L L.22 Jardim Bela Vista – Goiânia.

Parceria com a Hocus Pocus:

Contato: 3092-1927. Av. Araguaia, 957 - St. Central, Goiânia.

Parceria com a Papelaria América:

Contato: 3224-1931. Av. Araguaia, 776 – St. Central, Goiânia