quinta-feira, 31 de julho de 2014

REUNIÃO AMPLIADA E FOTOS DO ATO "PROTESTAR NÃO É CRIME"

Conforme deliberado na última reunião do dia 22 de julho, no próximo sábado (02/08) teremos outra reunião ampliada do SIMSED/Comando de Luta na Faculdade de Educação da UFG às 09H.


Sugestão de pauta:


- Informes
- Próxima assembleia (se haverá ou não no dia 07/08)

- Comissão de negociação

- Processos que surgiram durante a greve (SIMSED, Silas, sindicâncias)
- Reestruturação do SIMSED (coordenadores e novas pessoas para compor)
- Avaliação da volta as aulas
- Formação do grupo de estudos sobre Educação
- Avaliação do movimento

Novas pauta poderão ser sugeridas no início da reunião.
A participação de cada um é essencial para o fortalecimento do movimento.

ATO "PROTESTAR NÃO É CRIME"

Na última quarta feira (30/07/2014) foi realizado o Ato Nacional "Protestar não é crime" em repúdio as perseguições e prisões políticas que vem acontecendo em nosso país.
Aqui em Goiânia foi realizada uma intervenção com encenação, faixas de protesto e panfletagem em vários pontos do centro da cidade.





Veja o vídeo feito pela mídia independente (Desneuralizador) que acompanhou o ato.



quarta-feira, 30 de julho de 2014

SOBRE A REPOSIÇÃO E SUGESTÃO DE CALENDÁRIO

Antes de mais nada, gostaríamos de relembrar o que ficou estabelecido na última assembleia do dia 04 de julho para que sejam avaliadas as conquistas no planejamento. Para isso, clique aqui

E para entender mais acerca da greve clique aqui

COM O OBJETIVO DE FACILITAR A IMPRESSÃO E DIVULGAÇÃO NOS LOCAIS DE TRABALHO DISPONIBILIZAMOS A VERSÃO DO CALENDÁRIO DE REPOSIÇÃO E DESTE TEXTO EM WORD. PARA O ACESSAR BASTA CLICAR AQUI

Há mais de 2 mil anos atrás a Assembleia era tida por alguns povos como instância absoluta de deliberação. Quem aderiu a greve seguiu a decisão democrática de
milhares de trabalhadores, decisão legal, constitucional e legítima. 
Em algumas instituições a deliberação da assembleia foi ignorada por votações locais de 10, 20, ou 30 pessoas. É justo que os grevistas paguem por essa incoerência? Negativo! 
A partir do momento em que as Unidades e a SME são coniventes com instituições escolares que funcionaram desfalcadas no período de greve, é deles a responsabilidade e eles que devem assumir as consequências de tal situação, não os grevistas. 
Toda a categoria tem conhecimento de vários casos de instituições funcionando durante meses sem professor de determinadas disciplinas e funcionários para executar vários serviços e a SME não tem demonstrado nenhuma preocupação em garantir o conteúdo aos estudantes, o horário de estudo aos professores, o contingente necessário para o serviço administrativo e as condições adequadas para a qualidade do funcionamento das instituições da rede. 


Em relação ao horário de estudo, ao questionarmos os capachos da SME afirmam que a grade é paritária, sendo que o coletivo deve se organizar para cumprir as determinações. No entanto, nosso estatuto prevê 30% da carga horária em atividades de estudo, ou seja, é direito do professor ter o tempo de estudo. Nessa perspectiva a instituição que não aderiu plenamente a greve deve arcar com as consequências de sua decisão. A propósito, estar em greve não é falta ao trabalho.


Portanto, o problema criado com a reposição de conteúdo é de responsabilidade da SME e não dos grevistas. Não vamos aceitar qualquer tipo de retaliação, perseguição, coação e assédio. E os diretores que insistem em perseguir os grevistas, serão citados judicialmente por assédio moral.



Ainda: não podemos aceitar uma proposta de reposição apresentada apenas oralmente, pois isto é utilizado para impor situações ilegais, e sabem que se produzirem algum documento iremos reagir juridicamente e radicalmente. 



Depois de uma greve vitoriosa cheia de aprendizado e crescimento da categoria, estamos numa nova fase de luta: o pós-greve. Neste momento é essencial buscarmos a união da categoria mostrando nossas conquistas e os novos desafios que pretendemos alcançar. Dentre os desafios temos a reposição das aulas do período que estivemos em greve com o único e exclusivo objetivo de repor o conteúdo aos alunos.



Neste sentido, as instituições escolares devem se reunir com o seu conselho escolar e produzir um calendário a ser enviado a SME. Caso ela não aceite, a situação será levada a comissão de negociação permanente entre categoria e SME com intermediação do Ministério Público. 


Sabemos que existe uma diversidade relacionada as questões de reposição, mas é interessante salientar que foi garantida a autonomia da instituição para a reposição e que deve prevalecer o bom senso e justeza no sentido de não prejudicar os alunos e não sobrecarregar ou infringir direitos de nenhum trabalhador. Neste sentido, o grupo escolar (ou o conselho) tem a autonomia para organizar o calendário de reposição, sendo que os casos mais complexos (ou particulares) deverão ser levados a comissão de negociação permanente. 


Vale lembrar aos nossos colegas que entraram em greve que, mesmo com a não adesão de sua instituição, ou com a mesma retornando antes disto ser decidido em assembleia, mesmo que sejam os únicos a aderirem, vocês não estão sozinhos. Em uma greve deflagrada em assembleia, se está junto da categoria: VOCÊ deve se manter firme e atuar como um negociador. Para tanto, deve ressaltar que a sua responsabilidade é com a escola e a comunidade, e ao mesmo tempo afirmar que irá repor as aulas nas seguintes condições:

· A reposição acontecerá APENAS na sua instituição escolar;

· A reposição não deverá acontecer em contra turnos ou aos sábados;

· A reposição não deve exceder a carga habitual de atividades;



OBS: As instituições que aderiam de maneira total a greve devem produzir um calendário coletivamente de maneira que atenda a comunidade escolar, e não aos desmandos da SME.



É importante lembrar que a proposta do SIMSED e da categoria, tirada em assembleia no dia 17 de março de 2014 e reforçada em reunião aberta, foi de não trabalhar aos sábados. Uma posição política para fazer frente aos desmandos da SME que tenta nos punir pela greve.



Sabemos que existem muitas peculiaridades na forma de reposição por isso pedimos que, em caso de insatisfação ou exploração na realização desta, encaminhe ao SIMSED um e-mail explicando todos os detalhes e uma xerox das atas /documentos que comprovem os fatos ocorridos. Todo funcionário tem direito a pedir que seja escrito na ata, durante a reunião, uma fala e/ou argumento próprio, na íntegra. Depois solicitará a secretaria da escola uma cópia que, em caso de rejeição do pedido, será obrigada a entregar por força do “Habeas Data”.


O planejamento pedagógico com a participação da comunidade escolar deverá contar como dia letivo. Lembrando que o conselho escolar representa a comunidade. 


A proposta de calendário de reposição da greve do SIMSED segue abaixo. O objetivo foi indicar uma alternativa sem tirar a autonomia das instituições, já que algumas “devem” mais dias do que as outras. Cabe a todos que tiverem acesso a este calendário compartilhar nas redes sociais e principalmente em seus locais de trabalho. Apresentar, discutir, e aderir a esta proposta é uma atitude de comprometimento político e organização classista. 


Nesta sugestão, não há emenda entre o Natal e o Ano Novo e o ano letivo se encerra em janeiro

Nesta sugestão, mantem-se a emenda entre Natal e Ano Novo e o ano letivo se encerra em Fevereiro

Concluindo: é essencial empenhar-se em agregar mais pessoas à luta e não ficar preso à críticas ou perseguições. Mostre ao seu grupo as conquistas adquiridas e os próximos objetivos. Alimente a esperança de que melhoras só virão com a união e luta da categoria.

OBS: Em abril deste ano já havíamos publicado aqui no Blog uma postagem sobre construção de calendário de reposição. 
Leia e aprofunde a temática clicando aqui.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Ato "Protestar não é crime" - 30\07 e Nota de Repúdio às prisões políticas no Rio de Janeiro

Amanhã, quarta-feira 30\07\2014, acontecerá um Ato Nacional em solidariedade aos manifestantes do Rio de Janeiro que estão respondendo ao inquérito policial por motivações políticas
Aqui em Goiânia, o Ato acontecerá na Praça do Bandeirante às 17H. 
O SIMSED apoia o ato e convida todos a participarem da intervenção.




Deixamos registrado aqui nosso apoio aos ativistas presos no Rio de Janeiro que muito tem em comum com os nossos companheiros que estão sofrendo processo de sindicância, com os estudantes presos na operação 2,80 e com o motoristas do SINDCOLETIVO demitidos por participarem da greve, assim como a todo aquele que ousa lutar por um mundo mais justo. Ainda, o nosso repúdio à repressão ao movimentos populares que se intensificam com o objetivo de manter o poder do Estado nos moldes atuais.




sexta-feira, 25 de julho de 2014

Deliberações da reunião do dia 22 de Julho

Na última terça feira (22/07), às 14H, foi realizada na Faculdade de Educação da UFG uma reunião ampliada do Simsed/Comando de luta onde foram discutidas e deliberadas as seguintes questões:



Comissão de negociação: Um ofício será elaborado e enviado ao Ministério Público e ao Paço Municipal cobrando o decreto referente a criação da comissão permanente de negociação para que se inicie imediatamente os trabalhos. Outras questões sobre este assunto serão discutidas na próxima reunião.



Processos de titularidade: Será disponibilizado um e-mail para encaminhamento dos dados dos processos de titularidade (nome, CPF, número de matrícula, número de protocolo do processo) para que a comissão de negociação apresente nas rodadas de negociação quando estas forem agendadas. 

Encaminhar os dados do processo de titularidade imediatamente para o email do simsed: simsedgoiania@hotmail.com


Processos de sindicância: Será incluído no ofício a ser enviado ao MP e ao Paço a cobrança da retirada dos processos de sindicâncias dos companheiros grevistas e ainda a ressalva de que, caso até dia 01 de agosto de 2014 não haja uma resposta em relação a eles (e também a devolução do pagamento do ponto cortado) deveremos realizar assembleia para discutir a suspensão da greve no dia 7 de agosto.


Situação da Palestina: foi realizado um ato e divulgada uma nota de repúdio (leia a nota e veja o vídeo sobre o ato (clicando aqui). 

Calendário de reposição: Será reafirmado, no mesmo documento cobrando a comissão de negociação e fim da sindicância, o compromisso de reposição mediante a devolução dos dias cortados. Será disponibilizado no blog um esclarecimento em relação à reposição e uma sugestão de calendário, tendo como base uma instituição que aderiu a todo o período da greve. 



Confraternização de sábado: Cada pessoa levará 500g de carne para churrasco e a bebida que for consumir. As demais despesas (churrasqueiro, arroz, tomate, mandioca e descartáveis) serão rateadas entre os presentes da maneira mais justa. (saiba mais clicando aqui)







Reestruturação do SIMSED e rede de colaboradores: Ampliar a atuação e participação de pessoas dentro do SIMSED no sentido de dinamizar e horizontalizar cada vez mais o sindicato. Uma lista foi passada durante a reunião para que as pessoas que estão dispostas a fazer parte das coordenações do SIMSED já manifestassem este desejo. Será divulgado também no blog as coordenações para que outras pessoas interessadas em participar se manifestem via redes sociais ou telefone. Os coordenadores atuais do Simsed entrarão em contato com outros apoiadores para discutir a sua maior participação no sindicato.
Futuramente as pessoas que comporão esta nova configuração das coordenações poderão ser aprovadas em Assembleia do SIMSED. 
Ainda, deverá ser criada uma rede de colaboradores para divulgar material nas instituições e para recolher contribuições para o sindicato.


Situação financeira e jurídica: Serão disponibilizados no blog os esclarecimentos em relação aos passos jurídicos que forem sendo tomados em relação aos processos coletivos e movidos contra o SIMSED.

Será solicitada a presença em reunião da advogada Clarissa para esclarecimentos, sobretudo sobre a devolução ou não do pagamento da contribuição sindical anual.
O atendimento jurídico continuará a ser realizado. Para isso, deve-se entrar em contato pelo telefone disponível no blog.



Planejamento e volta às aulas: Este tema foi discutido junto à proposta do calendário. Cada um pode e deve atuar como negociador nas instituições estudando as discussões presentes no blog e apresentando a proposta de calendário e as discussões realizadas pelo Simsed. 
Será elaborado um informativo sobre a greve de 2014 (reivindicações atendidas, processo da greve, etc.) para o retorno às aulas.


Grupo de estudo sobre educação: Será criado um grupo de estudos para aprofundar as questões pedagógicas e políticas. A responsabilidade da formação e estruturação do grupo será da coordenação de formação política do SIMSED.



Presos políticos no Rio de Janeiro: Será feita uma nota no blog  e o SIMSED apoiará e participará de uma manifestação que acontecerá na semana que vem. Segue abaixo o cartaz de divulgação da reunião que organizará o Ato que será realizado no dia 30 de julho:

Próxima reunião acontecerá dia 02 de agosto as 09h na faculdade de Educação



Continuem acompanhando o Blog e tenham sempre as informações oficiais do movimento.

terça-feira, 22 de julho de 2014

SIMFESTA 2: DETALHES ACERTADOS, ENTÃO VAMOS A FESTA!

Pessoal,
um dos pontos de pauta da reunião de 22 de julho era a organização da nossa confraternização. Estamos organizando as deliberações dos outros pontos de pauta para postarmos em breve, mas em relação a confraternização ficou decidido que:
  • Horário de entrada, data e local mantidos: 10 horas da manhã , no sábado dia 26 de julho (sábado) na Chácara Aconchego, em Senador Canedo.
  • Demais detalhes estão no cartaz de divulgação logo abaixo. Em caso de dúvida enviar e-mail para simsedgoiania@hotmail.com, entrar em contado com algum membro do Simsed no Facebook.

E está chegando o grande dia de confraternizar!!! 

Afinal, os laços afetivos nos fortalecem para futuras batalhas.


Segue o cartaz de divulgação do evento:



Prepare-se para rever a galera de luta! Todos estão convidados!


Conforme exposto no cartaz o local possui parquinho, bica d'água, tirolesa, quiosque pra churrasco, campo de futebol e ainda espaço para acampar, basta trazer sua barraca. A entrada é gratuita e organizaremos as colaborações como sempre fizemos: de maneira justa e democrática durante o próprio evento.

Vejam o mapa e qualquer dúvida falem com a Herika (8123 0813)




Link do evento no face:


Fiquem a vontade para clicar no link do evento acima e convidar seus companheiros! É simples e rápido!

Conheçam um pouco do lindo espaço que nos espera.














segunda-feira, 21 de julho de 2014

Repúdio ao Terrorista Estado de Israel e Solidariedade ao Povo Palestino + vídeo do Desneuralizador sobre o Ato Palestina livre

Nota de Repúdio:

































Em Goiânia existe uma praça com o nome Estado Palestina. Diante dos recentes ataques israelenses à faixa de Gaza, no último sábado aconteceu nesta praça uma manifestação em solidariedade aos palestinos e repúdio às ações do Estado de Israel. Acompanhe neste vídeo do Desneuralizador. Basta clicar no link abaixo:


sexta-feira, 18 de julho de 2014

REUNIÃO TERÇA-FEIRA (22 DE JULHO) E PRIMEIRO EDUCASHOW: POLÊMICO!



Em relação ao horário: iniciaremos pontualmente com a organização da mesa e aprovação das pautas sugeridas.

Ajude a divulgar esta nossa reunião!!! Por ser a primeira após a greve ela tem fundamental importância para os rumos do movimento e do Simsed.

Convidamos ainda, para a nossa confraternização que acontecerá no dia 26, sábado. Discutiremos sua estruturação na reunião  de terça. (horário, valor, local, divulgação, entre outros)
Até breve, companheiros!

PRIMEIRO EDUCASHOW COM ANTÔNIO GONÇALVES ROCHA

EducaShow é um programa criado pelos Trabalhadores da Educação Municipal de Goiânia. A intenção é informar, esclarecer, politizar e conscientizar a própria categoria.
As entrevistas serão com os próprios trabalhadores e nos ambientes que eles escolherem.
Outros vídeos relacionados também serão postados, mas o foco será a categoria e os nossos direitos.

Neste vídeo você verá:
  • Polêmica sobre a acusação de querer queimar a câmara
  • Acusação de ser Marconista
  • Motivos da greve na Educação Municipal de Goiânia deste ano
  • Perseguição política da prefeitura através de instalação de sindicância
Publicado no Youtube em 17/07/2014



domingo, 13 de julho de 2014

ENTENDA A GREVE: VÍDEO DO DESNEURALIZADOR SOBRE A ÚLTIMA ASSEMBLEIA, DESOCUPAÇÃO E OS DEMAIS SOBRE A GREVE

NOVO VÍDEO DO DESNEURALIZADOR SOBRE A NOSSA GREVE: A ASSEMBLEIA E A DESOCUPAÇÃO

Assembleia e desocupação da Câmara Municipal
04/07/2014

FAÇA UMA RETROSPECTIVA DO MOVIMENTO:

CONFIRA TODOS OS VÍDEOS FEITOS PELA MÍDIA INDEPENDENTE DESNEURALIZADOR QUE ACOMPANHOU TODO O MOVIMENTO DE PERTO.
RELEMBRE CADA MOMENTO E APRENDA MAIS SOBRE O MOVIMENTO GREVISTA!

Assembleia da rede municipal de educação 

24/05/14 

Ato realizado no dia do amistoso BrasilXPanamá
03/06/2014


Ocupação da Câmara Municipal de Goiânia 

10/06/2014




Educação los greve: Aula de Verdadeira
Politica los tempos de peleguismo
11/06/2014

Novas Manobras tentam impedir a ocupação mas 
barram na forte resistência dos servidores
14/06/2014

Ocupação da Câmara de vereadores resiste enquanto 
Prefeito não negocia
14/06/2014

Servidores esforçam-se de para abrir negociação, 
mas Prefeitura é negligente

Tiro da Prefeitura sai Pela Culatra: 
Resistência dos Servidores aumenta
23/06/2014

"Partido dos Trabalhadores" Aumenta descaso:
 intransigência, corte de Ponto e agressões

APÓS desgastante Trajetória Prefeitura sinaliza 
tímidas propostas
01/07/2014

REGISTRAMOS AQUI NOSSO AGRADECIMENTO ESPECIAL A EQUIPE DO DESNEURALIZADOR (GABRIEL E DHENNIFER) QUE DURANTE TODA A MOBILIZAÇÃO ESTEVE PRESENTE ACOMPANHANDO E DIVULGANDO VERDADEIRAMENTE O ACONTECEU.
EM TEMPOS DE MANIPULAÇÃO DE INFORMAÇÃO VALE A PENA ACOMPANHAR QUEM MOSTRA A VERDADE:

CANAL NO YOUTUBE:
PÁGINA NO FACE:

quarta-feira, 9 de julho de 2014

A GREVE NA IMPRENSA: TODOS OS LINKS

Gostaríamos de agradecer imensamente a nossa colega Adriana por ter reunido todos estes links durante a greve. 
Estamos de férias... mas é bom sempre relembrarmos alguns momentos. 
De qualquer forma, trabalhadores da educação, lembrem-se do olhar crítico acerca das notícias... 
Em breve faremos uma postagem com os acontecimentos da greve via "este blog" hehe... 
Caso algum link não abra direto, copiar e colar na barra de busca.
Até breve!

Greve dos garis
https://www.youtube.com/watch?v=8MHt0niMY54

Assembleia dia 4 de julho suspenção da greve


Assembleia dia 01 de julho


Intervenção na convenção do PT

 (partido dos Traidores)

http://www.portalohoje.com.br/homologacao_20052013/politica/pt-comemora-chapa-pura-na-convencao/  (péssima reportagem, totalmente tendenciosa, passo apenas para avaliação).
(advogado do pt, ofende jornalistas , noticia a nível de conhecimento apenas, não fala da intervenção)

Prazo final para desocupação

Negociações na SSP


Pedido de negociação no paço


Ocupação da câmara parte II, o retorno.

http://g1.globo.com/goias/noticia/2014/06/prefeito-de-goiania-afirma-que-pedido-de-impeachment-causa-indignacao.html                                                             
Pedido de impeachment

http://www.youtube.com/watch?v=B44MSlpgl98 ( ida ao paço para negociar com prefeito.)
Protesto SMT e Educação


Manifestação samu

sobre prisão dos estudantes.
Sobre a crise da prefeitura.