sexta-feira, 31 de maio de 2013

PAUTA DA REUNIÃO AMPLIADA

Reunião Ampliada

O SIMSED convida os Servidores da Educação para reunião ampliada do Sindicato no dia 08 de junho de 2013 (sábado), às 9:00 na Faculdade de Educação da UFG

Pauta
·         Informes gerais
·       Regionalização, contatos e distribuição de jornais
·       Audiência no IMAS do dia 28
·       Confraternização do dia 29
·       Avaliação das coordenações e do sindicato
·       Filiações: campanha
·       Palestra sobre assédio moral de setembro
·       Convênios diversos

Data: 08 de junho (sábado)
Local: Facudade de educação da ufg
Horário: 9:00



segunda-feira, 27 de maio de 2013

ONDE ESTÃO AQUELES OLHOS?

Os olhos azuis não abrilhantam mais a SME. Parece que se desligou do órgão. Em seu lugar já assumiu um novo rapaz, cujo visual lembra muito o parceiro do Luciano. Mas pra onde foram os olhos azuis? Bem, uma fonte fidedigna ligada á cúria romana garantiu a este escriba que, com a ascensão do hermano Chico, a Igreja agora passará por muitas reformas. Chico teria emitido uma determinação para que as mentes mais progressistas da assembleia universal tenham maior espaço dentro da instituição. Em Goiânia, o amabilíssimo senhor de olhos azuis já foi requisitado de volta pela Igreja. E mais, a fonte ainda diz que são fortes os rumores dele partir de mala e cuia para o Vaticano e ascender a algum cargo de chefia, até porque de chefia ele entende bem. Para os fãs inconsoláveis do favorecido de Santa Luzia, sugiro que assistam ao filme Mickey Olhos Azuis, com o galã britânico de olhos azuis Hugh Grant. O filme fala sobre um rapaz que sem querer se envolve com a máfia italiana e.... Peraí, eu disse máfia? Então deixa pra lá, pois máfia não tem nada a ver com a SME e muito menos com a Igreja. Ah já sei: que tal uma poesia sertaneja dos meninos da cidade dos tomates? Acho que é mais a nossa cara. Vai aí: "...são azuis, são azuis/ verdes negros eu não sei/ são azuis aqueles olhos que eu amei/são azuis, são azuis/ castanhos claros eu não sei/ são azuis aqueles olhos que eu amei". Sua benção.

sábado, 25 de maio de 2013

SME ORGANIZA SEMINÁRIO E TRAZ PALESTRANTE PRECONCEITUSOA DA UFAL

DISCRIMINAÇÃO OFICIALIZADA

Por razões históricas a Educação Física escolar foi colocada no rodapé das disciplinas escolares, pois a mesma já sofreu influências das ideologias médica, militar e esportiva entre outras, onde era utilizada com finalidades político-ideológicas, sendo instrumento de formação de corpos higiênicos, esportivizados e apolíticos, garantindo assim, a produção, a ordem e a moral, princípios estes necessários para a manutenção da hegemonia capitalista.

A Educação Física vem tentando reencontrar sua especificidade e se afirmar como disciplina relevante do currículo, baseada em uma visão de formação integral do ser humano, porém, enfrenta dificuldade para superar a visão dicotômica corpo/mente que orientou sua prática desde sua chegada ao Brasil, o que a coloca num patamar inferior na hierarquia das disciplinas escolares, que privilegia os conteúdos de linguagem oral e escrita, cálculos, etc., em detrimento das atividades “físicas”.

Segundo Bracht (1999:3),
o papel da corporeidade na aprendizagem foi historicamente subestimado, negligenciado. O déficit de dignidade dado ao corpo vinha de seu caráter secundário perante a força emancipatória do espírito ou da razão. Portanto, esse corpo precisa ser alvo de educação. Educar o comportamento corporal é educar o comportamento humano.

Devido a esta problemática, a Educação Física, apesar de fazer parte da Base Comum Nacional das disciplinas do currículo escolar da educação básica, é desvalorizada no contexto escolar por ser vista apenas uma atividade e não uma disciplina curricular.

Com a “redemocratização“ do país, fundamentadas em extensas produções dos pesquisadores e intelectuais da área da Educação Física, as concepções progressistas ganharam terreno e vem mudando significativamente sua prática.

A década de 80 foi um marco para o ensino da Educação Física no Brasil. Suas estruturas foram abaladas por estudos, debates, congressos e publicações. O fim da ditadura militar permitiu que os anseios e angústias que atormentavam os professores e intelectuais da área fossem discutidos publicamente, gerando questionamentos sobre sua trajetória como componente curricular.

De acordo com Vago (1997:p.1), questionou-se as influências das ideologias médica e militar que fundamentava o modelo francês, trazido para o Brasil no final do século XIX e que durou até meados do século XX, cujas práticas de higienização e disciplinarização dos corpos visava a manutenção da ordem e a preparação física de mão de obra para o mundo do trabalho. A pedagogia militar é a da ordem, moral e obediência, voltada para a formação de contigente para a defesa nacional enquanto a pedagogia médica responsabilizava a Educação Física como promotora da saúde física e mental, sem, no entanto se preocupar com as condições de vida da população em suas necessidades básicas como alimentação, saneamento, etc.

Os estudiosos da área questionaram ainda as teorias raciais que viam na eugenia a melhoria da raça e também a submissão da Educação Física ao esporte de rendimento – Educação Física como celeiro de atletas - cuja intenção era estimular as práticas esportivas baseada nos princípios de competição e racionalização além de desestimular os movimentos de protestos marcados pela insatisfação popular das classes urbanas resultantes da industrialização.

A entrada das ciências sociais na área da Educação Física (Bracht, 1999:p7), na década de 80, caracterizou se o chamado movimento renovador da  Educação Física brasileira, provocando o surgimento de novas possibilidades de práticas pedagógicas, na tentativa de superar o paradigma da aptidão física que orientou sua prática desde sua chegada ao Brasil, desenvolvida através da pedagogia tecnicista que se fundamentava na visão biológica  e utilitarista de homem, sem reflexão pedagógica.

Segundo Bracht(1999:p8),
Toda a discussão realizada no campo da pedagogia sobre o caráter reprodutor da escola e sobre as possibilidades de sua contribuição para uma transformação radical da sociedade capitalista foi absorvida pela EF. A década de 1980 foi fortemente marcada por essa influência, constituindo-se aos poucos uma corrente que inicialmente foi chamada de revolucionária, mas que também foi denominada de crítica e progressista.


Devido à necessidade de mudanças, surgem várias propostas de práticas pedagógicas comprometidas com a função político-social da educação, com uma visão crítica.

Apesar dos grandes avanços ocorridos nas últimas décadas, ainda temos muita luta consolidar e legitimar nossa prática profissional e superarmos os preconceitos intelectuais que permeiam a concepção de vários profissionais, inclusive da educação. Prova disto é a proposta absurda, preconceituosa, desrespeitosa, discriminatória e hierarquizada da UFAL (Universidade Federal de Alagoas), que desenvolve um projeto de pesquisa e intervenção colaborativa nas escolas das redes pública municipal e estadual sob a coordenação da professora Marinaide, que após “diagnosticar” a precarização da formação docente e cientes da importância da formação continuada para os profissionais das referidas instituições, organizaram juntamente com as escolas uma grade horária que permite aos professores se reunirem um dia por semana no local e horário de trabalho para refletirem e repensarem sua prática pedagógica, porém, para viabilizar este encontro, os alunos ficam no laboratório de informática e com o professor de Educação Física, considerando-o como um mero recreador e a Educação Física como um apêndice das disciplinas escolares.

É inaceitável que uma profissional renomada, com um extenso currículo e mais de 20 anos de pesquisa compactue com uma proposta tão indecente e que a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia a considere um referencial pedagógico.

Fiquemos atentos, pois, segundo Moraes (2002:p.14)
A ação política, como se sabe, é exercida por meio de vários instrumentos. E um deles nem sempre devidamente considerado é a produção e difusão de ideias, imagens, valores. Dizer que algo é apenas “um discurso” ou “mero reflexo” pode ser perigoso, porque arrisca ignorar que enunciados são armas.


APROVAÇÃO DE MOÇÃO DE REPÚDIO A ESTA AÇÃO!
NÃO À HIERARQUIZAÇÃO CURRICULAR!
RESPEITO AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA!



Adelvair Helena

sexta-feira, 24 de maio de 2013

DELIBERAÇÕES DA REUNIÃO AMPLIADA

RESULTADOS DA REUNIÃO AMPLIADA POR PAUTA:

  • avaliação: maioria avaliou que o sindicato está no caminho certo, que as ações tiveram boas repercussões.
  • estruturação: há possibilidade de uma mesa que pode ser doada; a contabilidade ficará por conta da coord. de finanças e o contato com o contador será feito quando chegar a primeira verba
  • jurídico: ao chegar verba formalizar o acordo com a Advogada Clarissa. Esta trabalhará inicialmente assessorando indiretamente, através de filtragem feita pela coord jurídica. Posteriormente ficará a disposição do sindicato de acordo com a demanda. Marcos Alves (bacharel em direito) se dispôs a estar no sindicato no atendimento ao público nos dias que a Clarissa
  • jornal: será finalizado até sexta feira 24 , prorrogável até 27, para ser enviado para impressão dia 28. Caberá a coordenação de comunicação sistematizar o jornal, acolher as contribuições que devem enviados no email. O nome do jornal, entre outros, será provisório, e este aspecto ficará explicito no jornal.  Serão impressos 5000 jornais e a distribuição será regionalizada e estruturada pela Adelvair e Valmer de acordo com disponibilidade de pessoas.
  • assédio moral: marcado para setembro. Coord. de formação fica responsável de ver melhor data, entrar em contato com pessoas (psiquiatras) entre outros para garantir bom evento. Encaminhar ofício ao promotor Campanum do MP.
  • convênios: foi concordado que cada coordenação tem a responsabilidade de viabilizar estes, sendo toda ajuda bem vinda.
  • IMAS: serão enviadas as datas da terceira semana de junho, mas caberá ao Elias Vaz escolher o dia. Coord de saúde organizará e divulgará melhor este evento depois (data, horário, local, etc)
  • reunião Neyde: coord. geral insistirá e correrá atrás da secretária para que esta aconteça, até via ofício. Caso insista-se na negativa discutiremos isto na próxima reunião
  • Confraternização: marcada para 29 de junho
  • Situação dos concursados sem receber(ficou para proxima reunião)
  • filiação (camisetas garrafinhas etc...) (ficou para próxima reunião)
  • Proxima reunião: 8 de junho, sábado, na faculdade de educação da ufg (também ampliada) 

sábado, 18 de maio de 2013

VIDA NO MAGISTÉRIO, DA UTOPIA AO DESENCANTO


 O idealismo que nos move quando ingressamos em um curso superior nem sempre é capaz de superar as frustrações que a vida profissional se encarrega de colocar em nosso caminho. Não são sonhos ou expectativas jogadas ao vento, mas sim um olhar que vai perdendo o brilho a cada nova decepção.
                A maioria dos estudantes de licenciatura  se vê encantado com exemplos como os do filme "Escritores da Liberdade", onde uma professora consegue mudar uma realidade de violência, e supera tudo com incentivo à leitura e à escrita. Ao fim deste filme é possível sentir uma mistura de otimismo, de esperança, de capacidade , de desejo de mudança.
                Outro momento mágico da graduação são os texto de Paulo Freire, onde a realidade do homem trabalhador é transformada em objeto de estudo, de estruturação de  uma pratica política e transformadora. Seus ensinamentos são bem mais do que um método de alfabetização, pois ele propõe uma formação política e critica, afirmando que " ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão". Essa liberdade é fruto do conhecimento, construído de forma coletiva e participativa.
                E nesse embalo de encantos e expectativa, finalmente lhe é apresentada a sala de aula, local onde se acredita poder realizar uma verdadeira revolução, de conhecimentos, de descobertas, de partilha.  A escola é o lócus sagrado, onde todos os seus mais profundos ideais vão ser colocados em prática. Ali, toda a metamorfose vai  acontecer bem em frente aos teus olhos.
                Com o passar dos dias, dos meses , dos anos, o brilho do olhar desse profissional vai cessando. Muitos não entende os seus motivos, muitos nem se importam com isso, desde que o professor não esteja ausente, desde que ele não faça greve, afinal, quem vai ficar com as crianças para os pais trabalharem? Quem vai  ensinar a tarefa para a criança? afinal, isso é obrigação do professor.
                Participação da família da vida escolar da criança? Comparecer na escola? Só se meu filho  machucar, se perder o lápis ou se tiver festa com lanche no dia das mães, do contrário, não adianta nem querer,  porque ninguém tem tempo pra essas bobagens. Não há tempo para comparecer a reunião de pais, mesmo quando são realizadas a noite para alcançar um número maior de participantes. Comparecer para conversar com o professor sobre o comportamento do filho? " Pra que, esse professor tá é implicando com meu filho".
                Há ainda um questionamento muito sério em relação as cobranças por índices de qualidade dentro de uma realidade de unidades educacionais que mais parecem um muro das lamentações para a comunidade.  Lembrando que toda a falta de estrutura  aliada a um número enorme de alunos colocados em uma mesma sala, deve resultar em uma matemática inalcançável chamada IDEB.
                Mas professor ganha bem, pode trabalhar até três períodos. "Pode não! Tem que trabalhar três períodos" se desejar ter uma vida digna e poder pagar as suas contas . E ainda tem que bancar suas pós graduações, seus cursos para mudança de letra, as vezes até as Xérox feitas por cursos de formação. Ainda lembrando que o piso salarial do professor é vergonhoso frente as responsabilidades assumidas, e o tempo de estudo que um professor deve ter.
                Aqui ficam alguns questionamentos, que vem indicando o porque do pequeno número de egressos nos cursos de licenciatura.  Esse fenômeno tende a se expandir, e nesse instante se percebe que foi cruzada a linha entre a utopia e o desencanto.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

APOIO AO PROTESTO CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM

Atenção servidores da Educação de Goiânia. 
Chegou a hora de demonstrarmos o nosso apoio aos estudantes e a sociedade goiana. Vamos falar em nossas escolas sobre essa manifestação contra o aumento da passagem. Vamos discutir sobre o transporte público com os estudantes e famílias. Vamos ajudar no crescimento do protesto e participação popular. Acreditamos que nosso apoio essa causa é muito importante. 
O SIMSED apoia este movimento!

Imagens do primeiro protesto:



quinta-feira, 9 de maio de 2013

MAIS IMAGENS DOS ATOS DURANTE A GREVE NACIONAL DE ABRIL

IMAGENS DO ATO CULTURAL DO DIA 23 DE ABRIL (DCE da Católica)












IMAGENS DO ATO POLÍTICO DO DIA 24 DE ABRIL (em frente a SME Goiânia)

O vídeo está de lado, mas dá para ter uma noção de como foi...


IMAGENS DO ATO NO IMAS E DA PANFLETAGEM NA PRAÇA DO BANDEIRANTES DIA 25 DE ABRIL









terça-feira, 7 de maio de 2013

MOTIVOS DA CAMPANHA DE DOAÇÕES

Olá,
Como podem perceber foi mudado o título do nosso blog. Sempre primando pela transparência temos a obrigação de informar os motivos que nos levaram a reativar a campanha de doações.  Na semana da greve nacional tivemos um grande número de filiações, e agradecemos a isso. Porém, levamos algum tempo para cadastrar estas fichas, redigir ofícios, colher informações exatas de procedimento para realizar o desconto em folha, ver o local certo para dar entrada  no processo, consultar advogada, nos resguardar para garantir o desconto e que este seja repassado, entre outros. Somente a partir daí conseguimos ir ao Paço, e isto no dia 03 de maio, sexta-feira. 
Lembrando que a maioria das pessoas preencheram as fichas ainda em abril, mês em que não houve desconto, e pode acontecer (o mais provável) de ainda não haver desconto no final de maio. Ou seja, quem quiser depositar na conta do sindicato o valor que seria descontado (1%) seria muito útil para a nossa causa.
Sendo assim, contamos com as doações dos companheiros de luta, além da contribuição dos próprios recém filiados para garantir alguns materiais o mais rápido possível. Materiais como: jornais, cartazes, panfletos, adesivos, entre outros.  
e ah... agradecemos as doações feitas durante os atos da greve nacional, conseguimos conbrir as  despesas (carro de som, panfletos, adesivos, cartazes, etc) dos atos daquela semana, agora sigamos em frente! Obrigado, e contamos com vocês! 
Segue o informativo da campanha, como no título do blog.




sábado, 4 de maio de 2013

PRESIDENTE DO IMAS CANCELA A AUDIÊNCIA PÚBLICA DO DIA 10 DE MAIO


Na semana passada, mais precisamente no dia 25 de abril, em meio a greve nacional da educação, o SIMSED organizou uma manifestação no IMAS.

Os trabalhadores foram ao instituto de saúde cobrar melhorias, auditoria, entre outras demandas urgentes. A diretoria do instituto queria receber uma comissão reduzida de manifestantes para conversar sobre as reivindicações dos manifestantes. Nós exigimos que a diretoria do IMAS descesse até a manifestação e conversasse com os trabalhadores presentes no ato. 

Nestas condições vários membros da diretoria do Imas resolveram descer para escutar as reivindicações dos manifestantes. Porém, a presidente estava ausente do instituto, pois estava resolvendo questões burocráticas no Paço Municipal. Depois de escutarem várias críticas dos trabalhadores, publicamente, os representantes da diretoria comprometeram-se em participar de uma audiência pública no dia 10 de maio.

Na segunda-feira, dia 29 de abril, quatro dias após a manifestação, a diretoria do IMAS entrou em contato com o SIMSED. Queriam agendar uma reunião antes da audiência pública.

Essa reunião aconteceu no dia 02 de maio na sede do IMAS. A presidente do IMAS fez toda uma explanação da situação do instituto, mas não concordou em fazer a audiência apenas com um sindicato. Uma clara desculpa para não ouvir o conjunto dos trabalhadores. Ela disse estar disposta a conversar com a categoria, mas desde que a audiência envolva outros sindicatos e que parta também da câmara de vereadores. Também sugeriu que as demandas dos usuários cheguem até ela para que possa tomar as devidas providências (sugeriu levar a reclamação por escrito: negligência de atendimento, cobrança indevida por parte dos médicos e hospitais, etc.).

O SIMSED vai procurar outros meios para articular essa audiência pública, pois acreditamos na importância da voz dos usuários ser ouvida. Por isso iremos mobilizar o Ministério Público, Câmara de Vereadores, outros sindicatos municipais (Saúde, motoristas, Comurg, AMT, Guarda, entre outros), para que a audiência pública ocorra.

Precisamos continuar construindo uma carta com reivindicações para protocolarmos no IMAS e para isso precisamos de sugestões. Já demos o pontapé inicial no grupo de e-mail's e no facebook. Ajude a construir conosco as reivindicações para  protocolar no IMAS nas próximas semanas.

Em relação a representação aberta no Ministério Público pelo Simsed, a diretoria do IMAS alegou que ainda não foram notificados, que ainda nem foi encaminhado para um promotor específico. Por isso pedimos encarecidamente para ligarmos no Ministério Público e cobrarmos uma posição. O protocolo: 201300081907, do dia 28/02/2013, o telefone: 3243-8000. Precisamos também levar mais provas que comprovem a ineficiência do IMAS (Já conseguimos algumas gravações, mas se alguém tiver alguma prova em papel irá ajudar em nossa documentação), basta anexar no número de protocolo acima mencionado.

Agradecemos a atenção de tod@s e esperamos que vocês nos ajudem, pois um sindicato só possui força com a participação ativa dos trabalhadores.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

COMPILAÇÃO DAS POSTAGENS DE ABRIL


ALGUMAS PALAVRAS, POUCOS VERSOS, GOVERNO INERTE


http://simsed.blogspot.com.br/2013/04/algumas-palavras-poucos-versos-governo.html


IMAGENS DOS ATOS DO DIA 25 DE ABRIL: TERCEIRO DIA DA GREVE NACIONAL


IMAGENS DO ATO PÚBLICO EM FRENTE A SME NO DIA 24 DE ABRIL


IMAGENS DO ATO CULTURAL DO DIA 23 DE ABRIL


LINKS DOS DOCUMENTOS ENTREGUES DURANTE A GREVE NACIONAL


TERCEIRO DIA DA GREVE NACIONAL: ATOS DO DIA 25 DE ABRIL DE 2013


LINK PARA O ESTATUTO DO SIMSED


ATO PÚBLICO DIA 24 DE ABRIL AS 9:00 EM FRENTE A SME


ATO CULTURAL DO SIMSED: 23 DE ABRIL DE 2013 ÁS 19:30 NO DCE DA PUC GOIÁS


SME + SINTEGO X TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO


LINK PARA A FICHA DE FILIAÇÃO DO SIMSED: JÁ ESTAMOS REALIZANDO FILIAÇÕES


ALGUNS DOS MUITOS MOTIVOS PARA SE ADERIR A GREVE NACIONAL EM GOIÂNIA


BANNER DE DIVULGAÇÃO DO SIMSED


SOBRE A PRECARIZAÇÃO NOS CMEIS E O SEU FUNCIONAMENTO NO PERÍODO DE FÉRIAS


GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO PÚBLICA


O SIMSED APOIA A PARALISAÇÃO NOS TRÊS DIAS DA GREVE NACIONAL


DEMANDAS DA RME GOIÂNIA: CARTA DE REIVINDICAÇÕES


CARTA ABERTA AO MINISTÉRIO PÚBLICO: SITUAÇÃO DO IMAS


DO COMANDO DE LUTA AO SIMSED


ESTATUTO DOS SERVIDORES DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA E PLANO DE CARREIRA DOS SERVIDORES DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA