terça-feira, 30 de abril de 2013

ALGUMAS PALAVRAS, POUCOS VERSOS, GOVERNO INERTE


Vivemos na atualidade um fenômeno terrível: a falta de compromisso público. Gestores, que em tempos de campanha prometem mundos e fundos, são incapazes de dar um mínimo de dignidade ao povo que os elegeu. Até vemos um ou outro levantando alguma bandeira, dizendo lutar por determinado grupo, no entanto, ao vasculhar as "boas intenções" de cada um, sempre encontramos um interesse próprio sendo contemplado em detrimento de outros.
            Quando li O Povo Brasileiro, achei pesado da parte de Darcy Ribeiro justificar essa postura do “jeitinho brasileiro”, da pouca ética e do limitado envolvimento político como consequências da colonização que marcou nossas origens e a constituição de nosso povo (ladrões, piratas, aventureiros, renegados de Portugal, aqueles que passaram a habitar essas terras no período colonial). Pensei comigo mesma: "Isso já foi superado depois de tantas e tantas gerações!". Inocência a minha querer debater com um pensador como Darcy Ribeiro.  Hoje não me apego a culpados, mas penso que se Darcy ainda estivesse vivo e quisesse fazer uma análise da evolução do brasileiro, certamente ficaria estarrecido.
            Recentemente, lendo uma noticia de jornal, me informei que o governador do Estado ficou contrariado com servidores da Agrodefesa que se manifestaram diante de sua presença, durante um evento de entrega de equipamentos, ocorrido há poucos dias na Praça Cívica. Dizendo-se um democrata, Marconi falou com todas as letras que, se aquele protesto fosse negativo ao governo, ele  retiraria uma gratificação já concedida, mas ainda não informada aos servidores. Pensei comigo: "democrata"??
Não sei se estou sendo utópica, mas quando iniciei a escrita deste texto, queria entender como a nossa sociedade está chegando a esse ponto. Como pode o cidadão não perceber que está sendo roubado todos os dias? Como pode aceitar ver cenas chocantes de pessoas sendo arrastadas pelo chão em unidades públicas de saúde? Como pode aceitar que seus filhos tenham uma escola superlotada, com professores desmotivados e desvalorizados por toda uma sociedade?
            Lembrei-me então de algo grave: também faço parte desses ditos cidadãos. Recordo-me ainda que há poucos dias eu estava presente em uma manifestação de professores, no entanto, já poderia  ter feito muito mais,  poderia já ter lutado outras lutas, segurado outras bandeiras, usado minha voz em outras causas. Nesse momento, retomo minha personalidade brasileira, aquela que muitas vezes só consegue lutar em causa própria.
            A partir dessa reflexão, posso garantir a quem ler esse texto que irei rever minha postura enquanto cidadã. Tentarei lutar pela coletividade, buscarei ser o mais politizada possível e assim, quem sabe, poder deixar para trás a descrição feita por Darcy Ribeiro.    
            Eu estou disposta a fazer esse compromisso. E nossos políticos e gestores públicos, topam juntar-se a mim? E você?
Adriana Lucia da Silva, professora da rede Municipal de Goiânia 

domingo, 28 de abril de 2013

IMAGENS DOS ATOS DO DIA 25 DE ABRIL: TERCEIRO DIA DA GREVE NACIONAL

No dia 25 de abril, terceiro dia da greve nacional, foi realizado pelo SIMSED as 15:00 um ato em frente ao IMAS cobrando audiência com o secretário. O ato foi divulgado conforme o link abaixo:

http://simsed.blogspot.com.br/2013/04/terceiro-dia-da-greve-nacional-atos-do.html

No ato foi realizada uma explanação da situação na recepção aos usuários com muito apoio dos presentes. A diretoria veio até a recepção para discutir os questionamentos. Foi entregue um ofício cobrando audiência conforme o link https://docs.google.com/file/d/0B6A2H7zWtcDAYWtfNHJXSEtVM28/edit?usp=sharing e ficou marcada a audiência com o presidente do IMAS dia 10, as 14:00, com local ainda a definir. Seguem algumas imagens do dia:




Aconteceu ainda neste dia a panfletagem na praça do bandeirante: o panfleto entregue está no link https://docs.google.com/file/d/0B6A2H7zWtcDAbllENktVLS1VUWc/edit?usp=sharing

Segue imagem do local:


Acompanhe o blog para conferir a repercussão dos atos, mais imagens e novos encaminhamentos! Parabéns a todos pelo empenho e participação, foram 3 dias muito produtivos.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

IMAGENS DO ATO PÚBLICO EM FRENTE A SME NO DIA 24 DE ABRIL

No dia 24 de abril, segundo dia da greve nacional, foi realizado pelo SIMSED um Ato político em frente a SME, as 9:00, conforme o link abaixo: 


Mesmo com as dificuldades logísticas e de divulgação (realizada principalmente através de redes sociais) o SIMSED  conseguiu forte adesão a sua manifestação em frente a SME. O movimento foi marcado por contar com muitas "caras novas" e pelo caráter democrático, criativo e organizado do Sindicato. Democrático pois abriram-se as falas a todos e muitos manifestaram apoio e fizeram denúncias e protestos dos mais variados: da situação de agentes e administrativos, a situação do Piso em Goiânia; as perseguições e casos de assédio moral, das dificuldades de atendimento do IMAS, do funcionamento dos CMEIS nas férias, problemas de estrutura nas instituições escolares, entre outros. Criativo, por fazer um protesto com inscrições em "pisos", o que chamou a atenção até da mídia televisiva. Organizado, pois contou com carro de som, banners, informações pontuais, horário cumprido, e ainda: foi colhido um abaixo assinado no local com as principais reivindicações da categoria e este foi levado a Secretária; ainda, um ofício pedindo audiência com a Secretária além de deliberar sobre a entrada em manifestação na SME. Foram realizadas também filiações no local de quem estivesse disposto a contribuir com o Sindicato.
Mas, mais do que parabenizar ao SIMSED tem-se que parabenizar a participação efetiva dos Servidores da Rede. Mesmo com muita pressão vários colegas compareceram ao ato, e muitos outros aderiram a paralisação e realizaram o debate em seus locais de trabalho, demonstrando força e atitude para "parar" as atividades (que já é um excelente ato de enfrentamento) frente aos desmandos a SME e as precárias condições de trabalho que vivem. O SIMSED é um sindicato de base, e necessita dela para realizar seus trabalhos e ter êxito nos seus atos, por isso agradecemos a todos e parabéns pela força demonstrada.

Seguem algumas imagens do ato:


















IMAGENS DO ATO CULTURAL DO DIA 23 DE ABRIL

No dia 23 de abril, primeiro dia da greve nacional, foi realizado pelo SIMSED um Ato cultural no DCE da Católica as 19:30, conforme o link abaixo:


O evento foi organizado pelo SIMSED com o objetivo de promover a cultura junto aos Servidores da Rede Municipal de Goiânia com lançamento de livros, poesia e música de qualidade. Confira abaixo algumas imagens do evento (basta clicar nas imagens para ampliá-las).











EM BREVE POSTAGEM DO ATO POLÍTICO EM FRENTE A SME! ACOMPANHEM.